Visor – veja as profundezas do seu aquário

Autor: Paulo Zuchetti

Olhando por cima do seu aquário com esse visor você vai ver com muito mais detalhes e nitidez, pois não terá a ondulação da água o que tira o foco da sua visão.

Muito simples de fazer é bem baratinho só não é custo por que você vai ter de comprar algumas coisas. Mas não vai gastar mais do que R$ 10,00.

Vamos a ele.

A peça abaixo é conhecida como bolsa de vaso sanitário, mas pode ser substituída por um pedaço de cano 100 mm, aqueles brancos de esgoto.

visor01

Você irá necessitar também de um pedaço de acrílico.

visor02

Então a lista de compras é:

01 – Bolsa para vaso Sanitário.

01 – Pedaço de 15 x 15 cm de acrílico 5mm de espessura.

Silicone.

Com os materiais em mãos você fará o seguinte:

– Vai ter que cortar um circulo no acrílico com exatamente o diâmetro interno da bolsa do vaso sanitário ou do cano de PVC 100 para esgoto.

visor03

– Não estranhe se o circulo não ficou perfeito, dependendo da ferramenta utilizada o corte fica com umas rebarbas mesmo.

visor04

– Vamos dar uma melhorada no acabamento da peça retirando as rebarbas com o auxílio de uma lixa.

visor05

– Agora vamos cortar umas tirinhas de fita crepe para colocar no circulo de acrílico para evitar muita sujeira na hora de colar as peças com silicone.

visor06-horz

– Depois de colocada a fita, colocar o acrílico no fundo da bolsa de vaso sanitário e encaixar direitinho as peças. Partimos para a aplicação do silicone.

visor09

– Repare que o silicone aplicado não ficou liso. Para alisar o silicone sem que ele fique pegajoso nos seus dedos é só passar um pouquinho de detergente e deslizar o dedo sobre o silicone e o acabamento será surpreendente. Você pode também substituir o detergente por saliva que também funciona.

visor10-horz

Aqui terminada a parte do silicone, e o excesso em cima de fita crepe que será retirada logo após a aplicação, retire o quanto antes, não deixe o silicone secar fica pior de tirar a fita que ainda acaba levantando um pouco o silicone nas extremidades onde é mais fino.

visor13

A peça acabada sem muito esforço.

visor14

Nas fotos a seguir tentei fazer a prova se São Tomé que só acredita vendo, a primeira foto foi feita sem o visor e segunda tem o visor entre a câmera e o aquário.

visor15

Esse visor é mais indicado onde há muita circulação na flor d´água, mais comumente encontrado nos aquários marinhos, mas vai bem também nos de água doce, isso se quiser ter uma visão das profundezas do seu aquário.

Vejam o vídeo desse visor em ação.

http://www.youtube.com/watch?v=O0vz3VZXgws

Sobre Aquarismo Paulista 152 Artigos

Visamos o fortalecimento dos amantes deste hobby, para que possamos promover a divulgação do aquarismo responsável através de nosso grupo no Facebook e site, além de promover encontros e eventos relacionados. O foco do grupo Aquarismo Paulista é abranger todas as vertentes do aquarismo e aquaristas de todos os níveis.