Faça você mesmo – teste de pH

As soluções podem ser divididas em Ácido e Bases. Vamos ver aqui o conceito de ARRHENIUS e também vamos identificar e medir o Ph de certas substâncias e soluções com os chamados indicadores de Ph.

Bases

Substâncias básicas são aquelas que em solução aquosa liberam o íon OH- chamado hidroxila.

Substâncias básicas também são consideradas perigosas assim como os ácidos e requerem cuidados tais como o uso dos mesmos equipamentos de proteção e evitar contato com partes do corpo.

Estas precauções são necessárias porque substâncias básicas também causam queimaduras graves.

Ao contrário dos ácidos, as bases liberam hidroxilas OH- que são responsáveis pela redução das outras espécies químicas que estão em contato. O ácido tem um radical H (hidrogênio) HCL-ácido clorídrico H2SO4-ácido sulfúrico. A base tem um radical OH (hidroxila) NaOH-hidróxido de sódio Ca(OH)2-hidróxido de cálcio.

Ácido

Toda substância que em solução aquosa, sofre ionização, produzindo como cátion, apenas o íon H+

Na realidade, o íon H+, quando em solução aquosa, liga-se a uma molécula de água, formando o íon H3O+, chamado de hidrônio ou hidroxônio.

Substâncias ácidas são consideradas perigosas pelo fato de terem a propriedade de destruir estruturas moleculares assim como dissolver matéria orgânica com muita facilidade dependendo da força e da concentração do ácido.

Existem ácidos fortes que em alta concentração conseguem diluir metais bastante resistentes como o Magnésio por exemplo. Isto ocorre devido à oxidação promovida pelos hidrônios.

ph-escala

Com saber se uma solução é um ácido ou uma base ?

Por meio de Indicadores de Ph: Eles mudam de cor em contato com meio ácido e um meio básico. Extrato de repolho roxo como indicador universal de pH.

Por apresentar cores diversas conforme a acidez ou alcalinidade, o extrato de repolho roxo pode constituir-se em bom indicador universal de pH, substituindo os papéis indicadores universais, que só podem ser adquiridos em lojas especializadas e não são fáceis de serem encontras em algumas regiões do país.

A escala de Ph vai de 1 a 14, sando que abaixo de 7 é um ácido. Acima de 7 é uma base e 7 é neutro… Como fazer o extrato de repolho roxo para fazer de uma escala de pH.

Material

  • 14 tubos de ensaio (ou frascos de remédio transparentes e incolores)
  • 2 provetas de 10 mL (ou seringas)
  • 1 peneira
  • 1 conta-gotas
  • 1 béquer de 500 mL
  • 1 bico de Bunsen (ou lamparina a álcool)

Procedimento 

Preparação de extrato do repolho roxo:

Corte o repolho em pedaços pequenos e coloque-0s no béquer com água destilada até cobri-los.
Ferva até que a água seja reduzida à metade do volume inicial. Com o auxílio de uma peneira, coe a solução obtida. Obs.: O extrato de repolho roxo deve ser guardado em geladeira ou, de preferência, congelado, pois se decompõe com o tempo.

O extrato de repolho roxo demonstrou modificação em sua coloração tanto em meio ácido como alcalino. Assim em produtos, cujo meio é levemente ácido com pH próximo de seis, predomina uma coloração lilás, e em meio fortemente ácido com pH próximo de dois a coloração predominante é vermelha. Em meio alcalino, a faixa de coloração varia de azul claro (meio levemente alcalino) para verde (meio fortemente alcalino) até o amarelo.

Obs: O extrato de repolho roxo não é recomendado, quando se deseja verificar a acidez ou alcalinidade de materiais coloridos e incolores, devido ao mascaramento das cores.

ph-escala2

Veja na figura acima uma escala em que você pode comparar as amostras a serem identificadas.

Faça algumas experiências com substâncias que você encontra no cotidiano, como frutas, material de limpeza, algum liquido que você tem duvidas se é um ácido ou uma base, até mesmo a água que você consome. Procure saber se um tipo de solo é ácido ou básico e etc. Tem uma infinidade de outras coisas que podem ser testadas.

Existe uma série de indicadores de PH, o problema é que não são fáceis de encontrar. Em lojas de artigos para aquariofilia você pode achar um indicador de PH (azul de bromotimol) que os aquaristas usam para saber se a água do aquário esta ácida ou básica.

Sobre Edson Rechi 644 Artigos

Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.