Do grupo dos ‘cascudos’, nova espécie de peixe é descrita na bacia do Rio Parnaíba

Amplamente distribuída na bacia, espécie inclui indivíduos com manchas e melânicos

 

Uma nova espécie de peixe foi descoberta na bacia do Rio Parnaíba, que drena os estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Segundo artigo publicado em neste mês, ela é amplamente distribuída na bacia.

Nova espécie tem coloração marrom-amarelada com manchas escuras e arredondadas sobre o corpo — Foto: Telton Ramos

A espécie foi descoberta por pesquisadores do Instituto Peixes da Caatinga em parceria com as Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN), da Paraíba (UFPB) e de Alagoas (UFAL), além da Estadual de Maringá (UEM).

A nova espécie pertence ao grupo de peixes conhecido como “cascudos” ou “chupa-pedra” e foi chamada de Hypostomus cari. A palavra “cari”, presente no nome científico, faz alusão à forma que os pescadores e ribeirinhos, que ajudaram os pesquisadores na captura de peixes e oferecendo estadia, chamam popularmente a espécie em sua região.

Um pescador chamado Antônio coletou vários exemplares da espécie e os congelou em sua casa durante alguns meses, tendo inclusive, o trabalho de etiquetá-los com informações precisas até que nós pudéssemos ir até Amarante (PI) coletar mais exemplares e trazer os que ele tinha para análises moleculares na UFRN”, comenta Silvia Yasmin, primeira autora do artigo.

Tipo de localidade habitada por Hypostomus cari, no Alto Parnaíba, Maranhão — Foto: Silvia Yasmin

O peixe Hypostomus cari tem coloração marrom-amarelada com manchas escuras e arredondadas sobre o corpo, além de apresentar alguns indivíduos melânicos, o que faz com que estes sejam muito mais escuros que os demais.

Leia mais em Globo.com

Publicado em Julho de 2024

Sobre Edson Rechi 873 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários voltou no aquarismo em 2004. Desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra e amazônico comunitário. Atualmente curte ciclídeos e tetras neotropicais, além de peixes primitivos.

2 Comentário

  1. Evidentemente, me gusta tu sitio web, pero necesitas revisar la ortografía en varios de tus mensajes. Varios de ellos están llenos de problemas ortográficos y encuentro que muy problemático decir la verdad, aunque volveré de nuevo.

     

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*