Conheça o peixe que tem o pênis na cabeça

A anatomia do peixe Phallostethus cuulong é um prato cheio para quem gosta de fazer comentários maliciosos: nos machos da espécie, o órgão reprodutor fica na cabeça, próximo ao queixo.

O macho têm seu órgão reprodutivo no queixo e seu ânus na garganta

O peixe, que tem apenas cerca de 2 centímetros de comprimento, faz parte de um pequeno grupo de espécies chamado priapiumfish (“peixes príapo”), que recebeu esse nome em referência a Priapus, o deus grego da fertilidade.

“Não sabemos por que os peixes príapo desenvolveram esse arranjo peculiar”, diz a bióloga Lynne Parenti, da Instituição Smithsonian em Washington, DC (EUA). E tem mais: “Não são apenas os órgãos reprodutores que estão ligados à cabeça desses peixes: seu ânus também”, completa. O orifício fica próximo à abertura genital.

A. Macho / B. Fêmea

A bizarra espécie foi encontrada pela primeira vez em julho de 2009 pelo pesquisador Koichi Shibukawa, da Fundação Nagao de Meio Ambiente em Tóquio (Japão). Ele encontrou o animal em um canal próximo ao Rio Mekong, no Vietnã. Embora a descoberta tenha ocorrido já há alguns anos, apenas recentemente informações sobre a espécie foram divulgadas ao público.

Fonte: Daily Mail UK / Hypescience

Sobre Edson Rechi 624 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*