Galeocharax knerii (Steindachner, 1879)
Nome Popular: Saicanga, Cachorra — Inglês: não possui
Família: Characidae (Caracídeos)
Distribuição: América do Sul; alto do rio Paraná
Tamanho Adulto: 30 cm
Expectativa de Vida: desconhecido
Temperamento: Agressivo, predador
Aquário Mínimo: 150 cm X 50 cm X 50 cm (375 L)
Temperatura: 22°C a 28°C
pH: 6.0 a 7.4 – Dureza: desconhecido
Visão Geral
Distribuído no alto do rio Paraná, ocorre em lagoas e represas d’água, poções e estirões próximos a pedras, galhadas e pedreiras.
O Saicanga é um peixe com pequenas escamas, bastante valente e agressivo. Seu corpo é alongado e comprimido lateralmente. Possui uma bonita coloração prateada uniforme intensa e muito brilhosa. Suas nadadeiras dorsal e anal estão localizadas na metade posterior do corpo. Possui focinho longo e boca grande e oblíqua com uma característica marcante: os dentes avantajados e afiados fora da mandíbula são usados para arrancar escamas e pedaços de outros peixes.
Aquário & Comportamento
Sua criação em aquário é incomum. Pode se tornar agressivo frente a outros peixes de mesmo porte se mantido em pequeno espaço. Peixes menores serão comidos.
Preferem aquário com bastante plantas formando zonas sombrias. A decoração do aquário não é crítica para a espécie, mas se mostram mais confiantes quando mantidos em aquário densamente plantado. Pode-se adicionar raízes e rochas.
Reprodução & Dimorfismo Sexual
Ovíparo. A reprodução ocorre geralmente no verão, entre os meses de novembro a maio. Essa espécie costuma migrar grandes distâncias até encontrar uma planície alagada, resultante de enchentes, onde realiza a desova.
Alimentação
Carnívoro. Agressivo, principalmente nas primeiras horas do dia e ao entardecer. Costuma se alimentar de pequenos peixes, insetos aquáticos e terrestres e, ocasionalmente, raízes de vegetais.
Etimologia: Galeocharax; do grêgo galeos = uma espécie de tubarão, em alusão a sua dentição + grego, charax = um peixe marinho
Referências
Lucena, C.A.S. and N.A. Menezes, 2003. Subfamily Characinae (Characins, tetras). p. 200-208. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil.
Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Agosto/2016
Faça um comentário