Peixe que nasce fêmea e vira macho é descoberto nas Maldivas

 

Cientistas descobriram mais sobre o peixe que nasce fêmea e se torna macho ao longo da vida. O animal, que recebeu o nome de bodião-fada-do-véu-rosa (Cirrhilabrus finifenmaa) e tem cores variadas, como um arco-íris, é encontrado nas águas das Maldivas.

Peixe bodião-de-fada-de-véu-rosa (Cirrilabrus Finifenmaa) Foto: Yi-Kai Tea/ California Academy of Sciences/ Divulgação

O peixe vive em recifes que são encontrados a cerca de 40 a 70 metros de profundidade do Oceano Índico. Seu tamanho pode chegar a até sete centímetros de comprimento.

O bodião-fada-do-véu-rosa é conhecido desde os anos 90. No entanto, era tratado como uma variação de outra espécie, e não uma espécie a parte. Somente em 2022, os cientistas o classificaram como outra espécie.

Segundo o pesquisador Ahmed Najeeb, do Instituto de Pesquisa Marinha das Maldivas.

Segundo o The Guardian, esta é a primeira vez que um pesquisador nativo das Maldivas descreve uma espécie descoberta nativa da região. À medida que o peixe envelhece, ele muda sua aparência e seu sexo biológico. Ao se tornar macho, o peixe fica um tanto mais colorido.

Durante a época de acasalamento, o animal fica ainda mais colorido, fenômeno que ocorre para impressionar as fêmeas.

Fonte: Extra On Line

Publicado em Novembro/2022

Sobre Edson Rechi 921 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*