Lojas de aquarismo: Aqualex (São Paulo)

Por Edson Rechi – Dezembro/2017

Recentemente recebi um convite, do proprietário da Aqualex, para conhecer a loja.

Gosto de conhecer novas lojas e voltei a conhecer algumas este ano, porém nos últimos meses infelizmente não pude atender inúmeros pedidos de visita devido a falta de tempo. Mas durante as férias deste final de ano pretendo conhecer. Muitas são lojas abertas recentemente.

Embora a loja esteja há cerca de dez anos no mercado, confesso que não conhecia. Principalmente pelo fato de não trafegar muito próximo a região da loja, sediada no bairro de Perus, zona norte de São Paulo.

Dito isto, vamos ao que interessa. Conhecer a Aqualex Peixes Ornamentais.

A loja é um Petshop com inúmeros produtos para pets em geral, porém com um bom espaço dedicado ao aquarismo. Conversando com o Caio, gerente da loja, existem planos para aumentar a estrutura de aquarismo num futuro breve. Eles também distribuem peixes para lojas de menor porte na região.

Andando pela loja é possível notar claramente que se trata de uma loja de aquarismo “raiz”, ou seja, a estrutura das baterias de aquários, seu sistema de filtragem, o som característico das bolhas de ar agitando a superfície da água, assim como a decoração e aspecto do visual dos aquários nos remetem a esta imagem. Para o aquarista que frequentava assiduamente lojas de aquários na década passada irá se identificar.

A saúde e vivacidade dos peixes em geral se apresentaram satisfatórios. Por distribuírem peixes para algumas lojas da região, a rotatividade de peixes mais comuns é bem grande. Segundo Caio, toda segunda-feira chega peixes novos que são distribuídos ou vendidos na própria loja ao longo da semana. Pensando na futura estrutura, talvez seja conveniente separar as baterias de peixes que serão destinados a distribuição e os que serão vendidos na loja.

O preço praticado pelos seres vivos é bastante atrativo. Peixes mais comuns, nomeadamente os de pequeno porte principalmente, são vendidos a preço comum de mercado, enquanto peixes mais raros ou de grande porte (jumbos) são vendidos com valores bem inferiores. Em alguns casos o valor praticado chega a ser até 60% inferior comparado com seus concorrentes.

A variedade de peixes é bem interessante e ampla. Pode-se encontrar desde os mais comuns até alguns mais raros como Moreias e Baiacus. O forte da loja é o aquarismo dulcícola, porém tem alguma coisa de marinho que também será expandido.

O estoque de produtos e equipamentos também é razoável. Produtos para todo gosto e bolso; Produtos nacionais e importados. Senti falta somente de produtos para aquário plantado, filtros diversos como canister e alguns produtos menos usuais, além de produtos importados de primeira linha. Praticamente todos equipamentos encontrados nas lojas são de origem asiática.

Plantas aquáticas também não foram encontradas. Talvez pelo fato do perfil dos clientes da loja ser mais generalizado. O preço dos produtos em geral é bom.

Há um pequeno laguinho na lateral da loja. Eles montam e fazem manutenção de lagos na região.

Era dia de manutenção nas baterias, sem contar que a loja estava bastante movimentada, desta forma conversei pouco, porém o suficiente, com o gerente da loja. Este me dispensou bastante atenção e foi extremamente cordial na conversa que tivemos. Não pude conversar tecnicamente pelos fatos já relatados, mas me pareceu ser um bom aquarista e gosta do que faz.

A localização da loja é de fácil acesso e o local possui estacionamento para seus clientes. Dependendo de onde partir, poderá chegar até o local pela bela estrada de Perus.

Torço sinceramente que expandam o setor de aquarismo como está planejado.

No geral a loja foi uma grata surpresa. Futuramente pretendo fazer outra visita.

Aqualex Peixes Ornamentais
Rua Padre Manuel Campello, 442 – Perus, São Paulo – SP, 05206-020
(11) 3915-2370 – www.aqualex.com.br

Sobre Edson Rechi 654 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*