Lojas de aquarismo: Kinka Hobby (São Paulo)

 

Por Edson Rechi – Outubro/2016

kinka00

Kinka Hobby é uma das mais tradicionais lojas de aquarismo de São Paulo, com mais de 30 anos de mercado. Segundo o Sr. Carlos, proprietário da loja, anteriormente pertencia a um casal de japoneses, o qual era muito amigo, mesmo possuindo outra loja concorrente. Inicialmente sediada em grande espaço no bairro nobre de Pinheiros em São Paulo, com o decorrer do tempo a loja se mudou para outro local em Pinheiros e recentemente para próximo a Avenida Jabaquara.

Na verdade, estas mudanças aconteceram para evitar que a loja fechasse. O mercado atual aquecido com as grandes redes de pet shop cada vez mais presente nos bairros, concorrência desleal de vendedores informais na internet, altos valores dos alugueis, entre outros, literalmente empurraram a loja para este caminho. Porém, mesmo com todos os percalços a loja não deixou de lado a qualidade e relatarei a minha relação com ela a partir daqui.

Apesar de se tratar de uma loja tradicional, confesso que até o ano passado não conhecia a loja. Nem mesmo por nome. Acabei conhecendo através de um pequeno artigo do aquarista Marcos Kim publicado no grupo Aquarismo Paulista.

Fiquei bastante curioso para conhecer uma loja com tanta história. Sugeri ao Kim que fizéssemos um encontro informal na loja para divulgá-la no grupo, o que foi prontamente aceito e no dia 09/07/2015, feriado estadual em SP, realizamos um encontro informal na loja, onde compareceu próximo de 30 aquaristas.

Passado o encontro, fiquei com aquele gostinho de “quero mais” por conhecer melhor a história da loja e as experiências adquiridas durante tanto tempo. Após o encontro, voltei a visitar a loja somente duas vezes devido à distância de onde resido. A visita mais recente me encorajou a escrever este pequeno texto, uma vez que pude conversar por mais tempo com o Sr. Carlos. Um típico aquarista das antigas com enorme sabedoria adquirida principalmente pela prática, algo um tanto incomum entre aquaristas da “nova geração”.

Bem, relatado esta pequena história, vamos ao que realmente interessa: a Kinka Hobby

A loja possui um pequeno espaço físico, mas nem por isso deixa de ser atraente e apresentar uma boa variedade de produtos e equipamentos. Encontrará facilmente desde produtos de uso cotidiano até outros mais incomuns. Apesar do pouco espaço físico e ficar localizada numa rua “escondida”, isso acaba se tornando dois pontos positivos para a loja. Primeiro porque certamente encontrará facilmente vaga para estacionar e segundo porque estas pequenas lojas “cheiram aquarismo”. Mas o que significa este termo?

Significa que lojas mais modestas literalmente formam aquaristas com seu atendimento humanizado, além de proporcionar um ambiente unicamente voltado para o aquarista. Acaba se tornando extremamente prazeroso passar um bom tempo observando a bateria de peixes, fuçando os equipamentos, tomando um café e jogando conversa fora muito provavelmente com o próprio proprietário da loja. Este ambiente somente estas lojas podem proporcionar.

A bateria de peixes apresenta uma boa variedade de espécies. Encontrará desde os populares peixes de aquaristas iniciantes até outros menos comuns. Nesta minha visita tinha uma variedade excepcional de pequenos caracídeos, alguns nunca tinha visto para venda em lojas e conhecia apenas por fotos. Lindos Discos selvagens, Mudskipper e alguns jumbos mais comuns como Oscar, Gars, Bagres e ciclídeos de médio porte também são comuns. Vale ressaltar outro ponto positivo nas lojas de menor porte, os peixes vendidos normalmente são escolhidos criteriosamente pelo próprio dono, sendo aquarista, como é neste caso, sempre rende espécimes de excelente padrão de cores e saudáveis. De todas as minhas visitas a loja nunca vi um único peixe doente ou morto na bateria, sempre apresentavam vivacidade ímpar.

No tocante ao atendimento, se tornou a típica loja de um homem só. Seu Carlos toca a loja com maestria e mantem a qualidade dos vivos, produtos e equipamentos. É a típica pessoa que gosta de aquarismo e trabalha com o que gosta. Facilmente encontramos um sorriso em seu rosto e respostas sempre bem embasadas são proferidas quando questionado. Impossível não simpatizar com a figura deste homem!

Surpreendente foram os preços praticados pela loja, bem inferior as muitas que já visitei. Até mesmo comparado com as lojas de grande porte ou de vendedores informais pela internet. Alguns equipamentos chegam a ser cerca de 40% mais barato e os preços dos vivos são bastante atraentes. Minha mão ficou literalmente coçando para comprar um pequeno aquário curvo e montá-lo para o Mudskipper que estava exposto no balcão. Uma pena que estava de moto, mas da próxima irei melhor preparado.

Finalizo esta pequena resenha da loja com a frase do amigo aquarista Marcos Kim:

“Considero os lojistas de aquarismo verdadeiros heróis da resistência”

Vamos procurar prestigiá-los! Deixo um apelo para que todos nós aquaristas continuemos a prestigiar as lojas físicas de aquarismo, principalmente as mais modestas! Sem elas, boa parte da essência do aquarismo não existe.

Kinka Hobby
Rua Acarape, 28 – Chácara Inglesa (São Paulo – SP)
(11) 2615-8093
https://www.facebook.com/kinkahobbyoficial

 

Sobre Edson Rechi 769 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

3 Comentário

  1. Conheci a loja em Pinheiros, pois trabalhava perto. Dei sorte! Adquiri lindos peixes e plantas que viviam por anos, pois cuidava bem. Deixei o aquário quando meus filhos nasceram, agora meu filho vai aderir ao aquário, mas é difícil achar boas lojas. Quando vejo peixes mortos, saio correndo. Vamos visitar a nova edição da Kinka Hobby!

     
  2. Interessante, quando criança e adolescente tive muitos peixes, durante anos, depois parei, mais sempre indo em lojas, visitando aquários públicos, enfim, fazem quatro anos que voltei a ter aquários, tenho cinco aquários e raramente acho lojas com qualidade excelente como a relatada nesse artigo, não sou de São Paulo e nem moro em São Paulo, sempre vou, nunca fui nessa loja, a curiosidade é grande, precisamos de lojas assim, enfim…

     

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*