Flowerhorn

 

Nome Popular: Flower horn

Ordem: Perciformes — Família: Cichlidae (Ciclídeos)

Distribuição: —

Tamanho Adulto: 35 cm

Expectativa de Vida: 8 anos

pH: 6.6 a 7.6 — Dureza: 8 a 12

Temperatura: 24°C a 28°C

Aquário Mínimo: 100 cm de comprimento X 40 cm de largura — considere um aquário deste porte para um casal formado ou pet fish. A decoração do aquário é indiferente, uma vez que o peixe irá redecorar o aquário da forma que achar conveniente.

Comportamento & Compatibilidade: Espécie altamente agressiva que deve ser criada preferencialmente sozinha.

Alimentação: Onívoro, estes peixes costuma comer qualquer coisa que possam caber em suas bocas, são bastante ativos. Eles gostam especialmente de alimentos liofilizados, congelados e vivos. Alimentos vivos devem ser fornecidos ocasionalmente. Como uma dieta básica, você pode alimentá-los com flocos ou pellets de alta qualidade formulados para ciclídeos.

Reprodução: Ovíparo, produzem até ovos adesivos em superfícies planas de rochas, raízes ou plantas, que eclodem em até três dias, larvas nadam livremente em cerca de cinco dias. Pais cuidam dos alevinos por semanas. 

Dimorfismo Sexual: Macho normalmente é maior e mais colorido, ventre retilíneo, nadadeira anal e dorsal mais longa e com um calo nupsial (kok) na testa.

Biótopo: Não ocorre naturalmente.

Etimologia: não possui.

Sinônimos: não possui.

Informações adicionais: Trata-se de um ciclídeo híbrido criado na Malásia. Em 1994, os ciclídeos Red Devil (Amphilophus labiatus) e o Trimaculado (Amphilophus trimaculatus) foram importados da América Central para a Malásia, além do híbrido Peixe papagaio também importado de Taiwan para a Malásia, onde deram origem ao nascimento do Flowerhorn.

Em 1995, o peixe Papagaio foi utilizado no cruzamento com o Flowerhorn, dando origem a outra variedade mais colorida e chamativa. A criação seletiva continuou até 1998, quando foram acrescidos outros ciclídeos oriundos da América Central. Este cruzamento levou à primeira geração de híbridos conhecido como Hua Luo Han, que foram seguidos por introduções subsequentes de inúmeras variedades de flowerhorns.

Acredita-se que entre as espécies utilizadas durante o processo de hibridização do Flowerhorn inclui peixes como Amphilophus citrinellus, Amphilophus trimaculatus, Amphilophus labiatum, Mesoheros festae, Vieja melanurus e o híbrido Peixe Papagaio. Este último fruto do cruzamento entre o Amphilophus citrinellus e Vieja melanurus. Dessa forma o Flowerhorn possui características muito similares aos peixes dos gêneros citados.

A criação de Flowerhorn também contribui para a demanda comercial por peixes novos e diferentes, levando a práticas por vezes não éticas, como a criação de deformidades anatômicas.

Uma curiosidade sobre esse peixe vem do Oriente, onde se acredita que os Flower Horns trazem sorte para seus donos, e quanto maior for a corcova (kok) melhor. As marcações coloridas ao longo de seus flancos podem tornar o peixe bastante valorizado comercialmente, pois muitas vezes se assemelham a símbolos chineses, que, para aqueles que seguem as antigas tradições asiáticas de Feng Shui, tornam esses peixes altamente desejáveis ​​e os próprios peixes excepcionalmente caros.

Além de todas estas características, seu comportamento e inteligência o tornou popular entre aquaristas. A forma como interage, muitas vezes reconhecendo seu dono, permitindo carícias em seu corpo e parecendo se divertir com isso, são alguns dos atrativos desta espécie.

Referências:

Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Agosto/2018
Colaboradores (collaboration): –

Sobre Edson Rechi 852 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

10 Comentário

  1. Boa tarde tenho um peixe dessa espécie e ele está com uma ferida na cabeça, acho q é uma ferida já procurei ajuda é ninguém sabe será q vc pode me ajudar

     
  2. Que decepção, um artigo vago, onde a abrangencia do ph é generica(sendo nesse caso o ideal anesses animais próximo a 7.2 ao tentar buscar mais informações se têm uma resposta mal educação e arrogance!

     

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*