about

O Grupo Aquarismo Paulista, fundado em Março/2013, foi criado com o objetivo de fortalecer o estado de São Paulo dentro do cenário do aquarismo nacional. Visamos o fortalecimento dos amantes deste hobby, para que possamos promover encontros, palestras, cursos e toda e qualquer atividade que visa à divulgação saudável deste hobby.

O foco do grupo é abranger todas as vertentes do aquarismo e aquaristas de qualquer nível. Aquário plantado, marinho, de ciclídeos, invertebrados, pet-fish, jumbo, entre outros inúmeros grupos, estão entre as possíveis opções.

Parcerias constante com empresas renomadas do segmento nos permitirão promover cada vez mais compartilhamento de informação e conhecimentos, para que juntos, possamos elevar o nível dos aquaristas paulistas sem segregar os admiradores da atividade, que o fazem apenas por hobby, uma vez que a paixão que nos une é a mesma.

Participe de nosso grupo no Facebook e interaja com centenas de aquaristas trocando experiências e faça novos amigos!

Contato / Publicidade

Para o envio de material, críticas, sugestões, publicidade ou maiores informações sobre o grupo, contato pelo e-mail aquapaulista@gmail.com , ou se preferir através da página de contato.

Sobre o site 

É um sistema de informações que compartilha dados relevantes sobre aquarismo, peixes e plantas aquáticas. O projeto tem como objetivo se tornar referência em uma versátil e dinâmica ferramenta de consulta por aquaristas de todos os níveis.

Este é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Para tanto, envie e-mail para aquapaulista@gmail.com

Direitos de autor e notas legais

Toda e qualquer informação contida neste site existem graças à contribuição dos nossos participantes, colaboradores e articulistas e, como tal, sua propriedade intelectual pertence aos respectivos autores. Respeitamos os direitos autorais, portanto esperamos que nossos visitantes também o façam, fazendo menção aos envolvidos quando citar ou reproduzir qualquer material contido no Aquarismo Paulista.

Os artigos e imagens com menções a terceiros estão sujeitos aos direitos de seus respectivos autores, não cabendo ao Aquarismo Paulista autorizar seu uso, portanto certifique-se caso a caso antes de reproduzir algo presente neste site.

A reprodução parcial ou total do material publicado no Aquarismo Paulista poderá ser feita livremente para uso não comercial, desde que citada a fonte, e após autorização por escrito (via e-mail).

Colaboradores

rechiEdson Rechi, natural de Osasco (SP). Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões..

fabricioFabricio Rufino, casado, designer gráfico, natural de São Roque (SP). É aquarista desde os 7 anos. Aquapaisagista apaixonado por esse segmento dentro do aquarismo, hoje mantém 12 aquários em casa, sendo 3 plantados (2 usados exclusivamente para concursos de aquapaisagismo) e 9 em uma bateria de camarões, em breve vai montar um marinho no quarto de sua filha.

.
kimMarcos Kim, jornalista e fotógrafo. Nasceu em São Caetano do Sul (SP). É aquarista desde os 11 anos de idade. Matou muitos peixes, até aprender a reproduzi-los. Seu maior prazer no aquarismo é a procriação dos peixes de água doce, mas em breve a esposa o convence a montar um marinho. Ficou 25 anos afastado do aquarismo. Voltou com ânimo total em 2010, provando que o aquarismo é uma doença incurável. Graças a Deus.

miltonMilton Douglas, natural de Ferraz de Vasconcelos, formado em administração de empresas, aquarista desde 2008, fanático por aquários plantados e aquapaisagismo, participante de duas versões do CBAP com colocações sem muita expressão, ainda aprendiz de aquapaisagismo e apaixonado por Acará Bandeira.
.
.
moterani
Renato Moterani, natural de São Paulo-SP, é aquarista desde 1986, na época foi a uma avicultura (não existia o termo Pet Shop..rs) e comprou um peixe chamado Oscar, colocou esse peixe junto dos neons e espada de seu irmão mais velho, duas semanas depois ganhou esse aquário do irmão, após todos os peixes serem devorados. É técnico contábil, Servidor Público estadual, trabalhando atualmente no Instituto Butantan, com produção e pesquisa sobre venenos de serpentes. Sempre mantendo peixes jumbo, se especializou na área e desde 2014 mantém o grupo Peixe Grande Aquarismo e a página de mesmo nome. Atualmente possui 4 aquários montados, o maior com 2.200 litros e o menor com 100.

britzke3Ricardo Britzke, Natural de Jundiaí e aquarista desde 1991. É biólogo e possui mestrado e doutorado em Zoologia, com ênfase em taxonomia e sistemática de peixes neotropicais, trabalhando principalmente com ciclídeos, tetras e peixes anuais. Já manteve diversos tipos de aquários, mas atualmente prefere aquários do tipo Amazônico.
.

zucaRoberto Zucatelli, casado, pai de 2 filhos – Técnico em Edificações. Começou no Aquarismo há 5 anos, adepto ao FVM – Faça Voce Mesmo, criador de alguns projetos , apaixonado por Ciclídeos Africanos da região do lago Malawi. Mantem em sua residência um cultivo hidropônico de plantas, além da criação de alguns peixes.

.

rosana-ferreira-ppRosana Ferreira, natural de Rio Claro-SP, iniciou no aquarismo ainda criança, ajudando o irmão mais velho a cuidar de seu aquário. Aos 15 anos, montou seu primeiro aquário sozinha, sem muito sucesso. Teimosa, a partir de então, manteve aquários de várias espécies, especialmente poecílios e anabantídeos. Depois de pequena pausa do hobby, retornou em 2001 com aquário mono espécie de kinguio, espécie pela qual se apaixonou e mantém até o presente. Bióloga por formação, hoje se dedica a pintura de quadros a óleo em tela.

Exatidão das informações

Foi feito um esforço para que o conteúdo deste site possa estar sempre atualizado, completo, exato e preciso. Contudo, algumas informações podem estar desatualizadas. Neste caso, os visitantes e utilizadores deste site podem emitir notas indicando eventuais desacordos no final de cada página para futuras atualizações.