Pesquisadores japoneses descobriram um peixe da família dos ciclídeos que reconhece os demais da mesma espécie por meio das características faciais. A pequisa foi liderada pelo professor Masanori Koda, da Universidade de Osaka.
Este ciclídeo seria uma das poucas espécies de peixes que se pode observada esta habilidade, a qual possuem apenas alguns mamíferos e aves, como os corvos.
Os pesquisadores fizeram uma série de experimentos com estes peixes. Eles possuem forte identificação com o território onde vivem e permanecem sempre atentos contra a presença de indivíduos estranhos. No entanto, só se mantem em posição passiva quando estão próximos de outros da mesma espécie.
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores criaram diversas imagens, tanto de peixes familiares, como de possíveis ameaçadores. As mesmas eram exibidas em um monitor submerso. Ao serem expostos aos peixes familiares, os ciclídeos baixavam a guarda 10 segundos depois, mas reagiam efusivamente quando notavam um “estranho”.
Nota do Aquarismo Paulista: a espécie em questão é o Neolamprologus pulcher, ciclídeo que vive em grandes grupos familiares no lago Tanganica.
Fonte: Revista Pesca & Companhia
Faça um comentário