Reprodução bem sucedida de Kinguios (Carassius auratus)

 

Autora: Rosana Ferreira

Inspirada por um amigo aquarista, resolvi documentar a desova de meus kinguios e contar essa experiência.

Parâmetros do aquário

  • Litragem: 200l
  • pH: 7,2
  • Temperatura: 17 a 23°C
  • Dureza: intermediária
  • Amônia: 0.0 ppm
  • N: 0.0 ppm
  • Filtragem: 1 Millenium 2000 com Purigen, cerâmica e Perlon e um Atman HF0600 com carvão ativado, cerâmica e perlon.
  • TPAs: semanais de 30% com sifonagem do substrato (areia de rio) e manutenção do filtro (limpeza). Carvão ativado trocado a cada 20 dias.
  • Alimentação: Spirulina Tetra ou Sera (granulada), ervilhas frescas cozidas, Artêmias vivas e larvas de mosquito eventualmente. No verão, quando o apetite aumenta, ofereço também folhas de escarola ou alface esporadicamente.
  • Fauna: 1 kinguio cálico macho (14 cm), 1 kinguio comum fêmea (+- 5 anos, 18 cm), 1 kinguio perscale fêmea (jovem, 5 cm), 2 kinguios brancos comum (casal, 11 cm).

1. A reprodução dos kinguios começa com uma insistente perseguição do macho para com a fêmea, ainda na véspera (noite anterior a desova).

rep-kinguio

2. Como kinguios desovam em raízes de plantas flutuantes, optei por colocar aguapés no aquário. Ao amanhecer, o macho conduz a fêmea até as raízes dos aguapés, sempre com constante perseguição e comprimindo a barriga da fêmea com a boca ou dando leves mordiscadas.

rep-kinguio2

3. Depois de ser muito estimulada pelo macho, a fêmea finalmente faz a postura, que o macho imediatamente fertiliza. Esse processo todo leva algumas horas, pois várias vezes a fêmea é conduzida às raízes

rep-kinguio3

4. Nas raízes ficam inúmeros ovos. Os ovos não aderidos ou espalhados pelo aquário serão devorados imediatamente.

rep-kinguio4

5. E no caso, além das raízes, ovos também grudados no vidro do aquário…Após o término da desova, as plantas contendo os ovos são retiradas para um aquário a parte, a fim de evitar que todos os ovos sejam devorados.

rep-kinguio5

6. Após 3 a 4 dias, dependendo da temperatura (temperaturas mais altas aceleram o processo), eclodem os alevinos, esses ficam grudados no vidro consumindo o saco vitelínico (reserva de proteínas). Depois dessa fase, a alimentação é feita com base em gema de ovo cozida pulverizada, náuplios de artêmia, ovos de artêmia desencapsulados, ração para alevinos e infusórios, 4 a 6 vezes ao dia, pequenas porções. TPAs diárias de 20%, com sifonagem do fundo sem substrato para retirar restos de comida e fezes.

rep-kinguio6

7.Alevinos com 30 dias. Com 40 – 45 dias já é possível incluir na alimentação ração de spirulina triturada.

rep-kinguio7

8. Alevino com 60 dias. Aqui, praticamente a alimentação dos adultos.

rep-kinguio8

9. Finalmente, filhotes com 4 meses. apenas os filhotes de cálico apresentam alguma coloração. Impossível mais nitidez com câmera digital, pois eles não param quietos.

rep-kinguio9

Sobre Rosana Ferreira 9 Artigos
Natural de Rio Claro-SP, iniciou no aquarismo ainda criança, ajudando o irmão mais velho a cuidar de seu aquário. Aos 15 anos, montou seu primeiro aquário sozinha, sem muito sucesso. Teimosa, a partir de então, manteve aquários de várias espécies, especialmente poecílios e anabantídeos. Depois de pequena pausa do hobby, retornou em 2001 com aquário mono espécie de kinguio, espécie pela qual se apaixonou e mantém até o presente. Bióloga por formação, hoje se dedica a pintura de quadros a óleo em tela.

11 Comentário

    • Não, você pode deixar sem oxigenação artificial, somente com plantas. Caso a água esteja muito quente, acima de 27°C, poderá colocar aeração bem fraquinha para as larvas que nascerão.

       
    • Nao estava esperando que isso acontecesse e nao tenho como separar as ovas, posso deixar elas seguirem o precesso naturalmente para ver o qie acontece? Minha agua nao esta muito limpra ia trocar, posso trocar normal ou deixo assim mesmo so limpando o filto?

       
      • Olá Bianca! Sim, você pode deixar os ovos no aquário, mas muito provavelmente serão todos devorados (se não agora, certamente quando os alevinos nascerem). Retire os ovos que estiverem brancos, pois esses não estão fecundados e servem apenas como local de crescimento de fungos. Trocar a água não tem problema, só não permita que fiquem descobertos pela lâmina d’água.

         
  1. Oi boa noite , também sou de Rio Claro gostaria de começar a criação de kinguios , como consigo mais informações ? Zap – 19 998381814

     
  2. 31/07/20
    oi sou de franc sp.tenho um kinguio oranda macho e ele tem seis anos e os outros kinguios são de outra familia percebo que eles se acasalam entre si. Mas o Kinquio oranda nunca participou do ritual acho que nunca vou ter filhoste dele porque sera?O quevo fazer?Meu aguario é de 200 litros um filtro excelente pra 2000 litros oxigenação otima .faço tpa toda semana.zero de amonia ph 7.2 alimentação ração a base de alho.temperatura 23 uma vez por mes trato com alface couve flor e depois faço tpa cinquenta por cento.e tenho mais um kinquio veulo macho jovem uns dois anos e duas femea o que devo fazer?

     
    • Bom dia, Stenia! Os kinguios se reproduzem bem até os 3 anos, depois disso, eles não se interessam muito em se acasalar e até se sentem incomodados se os jovens forem muito eufóricos. As fêmeas costumam desovar em idades mais avançadas, mas isso dificilmente ocorre com machos. Então, essa seria a explicação mais plausível. Pelos dados que passou, está tudo muito bom! De qualquer forma, acasalar um oranda com kinguios de outras variedades pode não gerar filhotes com as características do oranda, como o desenvolvimento do wen. Espero ter ajudado!

       
  3. bom dia tenho kinguios telescopio e hoje tive a surpresa de ver varios ovinhos pelo aquario,inclusive grudado no vidro,como e a minha primeira vez estou em duvida qto a fecundaçaõ ,so ha a desova qdo ha a fecundação?

     
    • Bom dia, Rita! Parabéns pela desova…a fecundação já ocorreu! Ela ocorre simultaneamente a desova! Os machos perseguem a fêmea dando pequenas apertadinhas no ventre dela para liberar os ovos, quando isso ocorre, eles imediatamente jogam o esperma e os ovos são fecundados. Os alevinos devem nascer em 3 a 4 dias, mas se os kinguios adultos forem mantidos no aquário os ovos serão devorados, assim como os alevinos que venham a nascer, pois eles não cuidam pra prole. Para quem quiser tirar as crias, o ideal é manter uma planta aquática de raiz longa ou confeccionar bruxinhos (há vídeos no You Tube ensinando a fazer) para abrigar a postura, aí então, retira-se a planta ou bruxinhos com os ovos para outro aquário/recipiente para que possam eclodir e sobreviver.

       

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*