Reprodução bem sucedida de Kinguios (Carassius auratus)

 

Autora: Rosana Ferreira

Inspirada por um amigo aquarista, resolvi documentar a desova de meus kinguios e contar essa experiência.

Parâmetros do aquário

  • Litragem: 200l
  • pH: 7,2
  • Temperatura: 17 a 23°C
  • Dureza: intermediária
  • Amônia: 0.0 ppm
  • N: 0.0 ppm
  • Filtragem: 1 Millenium 2000 com Purigen, cerâmica e Perlon e um Atman HF0600 com carvão ativado, cerâmica e perlon.
  • TPAs: semanais de 30% com sifonagem do substrato (areia de rio) e manutenção do filtro (limpeza). Carvão ativado trocado a cada 20 dias.
  • Alimentação: Spirulina Tetra ou Sera (granulada), ervilhas frescas cozidas, Artêmias vivas e larvas de mosquito eventualmente. No verão, quando o apetite aumenta, ofereço também folhas de escarola ou alface esporadicamente.
  • Fauna: 1 kinguio cálico macho (14 cm), 1 kinguio comum fêmea (+- 5 anos, 18 cm), 1 kinguio perscale fêmea (jovem, 5 cm), 2 kinguios brancos comum (casal, 11 cm).

1. A reprodução dos kinguios começa com uma insistente perseguição do macho para com a fêmea, ainda na véspera (noite anterior a desova).

rep-kinguio

2. Como kinguios desovam em raízes de plantas flutuantes, optei por colocar aguapés no aquário. Ao amanhecer, o macho conduz a fêmea até as raízes dos aguapés, sempre com constante perseguição e comprimindo a barriga da fêmea com a boca ou dando leves mordiscadas.

rep-kinguio2

3. Depois de ser muito estimulada pelo macho, a fêmea finalmente faz a postura, que o macho imediatamente fertiliza. Esse processo todo leva algumas horas, pois várias vezes a fêmea é conduzida às raízes

rep-kinguio3

4. Nas raízes ficam inúmeros ovos. Os ovos não aderidos ou espalhados pelo aquário serão devorados imediatamente.

rep-kinguio4

5. E no caso, além das raízes, ovos também grudados no vidro do aquário…Após o término da desova, as plantas contendo os ovos são retiradas para um aquário a parte, a fim de evitar que todos os ovos sejam devorados.

rep-kinguio5

6. Após 3 a 4 dias, dependendo da temperatura (temperaturas mais altas aceleram o processo), eclodem os alevinos, esses ficam grudados no vidro consumindo o saco vitelínico (reserva de proteínas). Depois dessa fase, a alimentação é feita com base em gema de ovo cozida pulverizada, náuplios de artêmia, ovos de artêmia desencapsulados, ração para alevinos e infusórios, 4 a 6 vezes ao dia, pequenas porções. TPAs diárias de 20%, com sifonagem do fundo sem substrato para retirar restos de comida e fezes.

rep-kinguio6

7.Alevinos com 30 dias. Com 40 – 45 dias já é possível incluir na alimentação ração de spirulina triturada.

rep-kinguio7

8. Alevino com 60 dias. Aqui, praticamente a alimentação dos adultos.

rep-kinguio8

9. Finalmente, filhotes com 4 meses. apenas os filhotes de cálico apresentam alguma coloração. Impossível mais nitidez com câmera digital, pois eles não param quietos.

rep-kinguio9

Sobre Rosana Ferreira 10 Artigos
Natural de Rio Claro-SP, iniciou no aquarismo ainda criança, ajudando o irmão mais velho a cuidar de seu aquário. Aos 15 anos, montou seu primeiro aquário sozinha, sem muito sucesso. Teimosa, a partir de então, manteve aquários de várias espécies, especialmente poecílios e anabantídeos. Depois de pequena pausa do hobby, retornou em 2001 com aquário mono espécie de kinguio, espécie pela qual se apaixonou e mantém até o presente. Bióloga por formação, hoje se dedica a pintura de quadros a óleo em tela.

34 Comentário

    • Não, você pode deixar sem oxigenação artificial, somente com plantas. Caso a água esteja muito quente, acima de 27°C, poderá colocar aeração bem fraquinha para as larvas que nascerão.

       
    • Nao estava esperando que isso acontecesse e nao tenho como separar as ovas, posso deixar elas seguirem o precesso naturalmente para ver o qie acontece? Minha agua nao esta muito limpra ia trocar, posso trocar normal ou deixo assim mesmo so limpando o filto?

       
      • Olá Bianca! Sim, você pode deixar os ovos no aquário, mas muito provavelmente serão todos devorados (se não agora, certamente quando os alevinos nascerem). Retire os ovos que estiverem brancos, pois esses não estão fecundados e servem apenas como local de crescimento de fungos. Trocar a água não tem problema, só não permita que fiquem descobertos pela lâmina d’água.

         
    • Meus kinguio desovaram no Aquário,e separei dos adultos, mas não passam da fase de alevinos e morrem, pq, qual o segredo?alimento com gema de ovo ,como tenho visto nas postagens ensinando.coloquei aquecedor tbm sempre fica entre 16/20°C. Me de dicas e me ensina como levar adiante esses bichinhos tão fofos 😍 desde já agradeço sua atenção.Obrigada.

       
      • Oi Juliana, talvez o ponto crítico esteja na TPA. A gema de ovo estraga muito fácil e então, compromete a qualidade da água, tornando-a ruim para os pequenos. O ideal nessa fase é retirar o que sobrar de gema a cada refeição todos os dias e repor com água limpa, na mesma temperatura da água do aquário. Isso pode ser feito com uma mangueirinha fina de compressor e uma esponjinha acoplada na ponta para não sugar os alevinos. No mais, muitos morrem mesmo por serem muito frágeis e por necessitarem de uma alimentação muito especial por conta de suas bocas microscópicas. Outros alimentos que podem ser utilizados são os cistos de artêmia que você compra e coloca para eclodir, cultura de microvermes ou ainda a famosa água verde. Dê uma pesquisada no site da SBK (www.sbkinguios.com) que tem muito material sobre isso. Para alevinos muito novinhos, é melhor elevar um pouco mais a temperatura, deixando por volta dos 23°C. Sucesso!

         
  1. Oi boa noite , também sou de Rio Claro gostaria de começar a criação de kinguios , como consigo mais informações ? Zap – 19 998381814

     
  2. 31/07/20
    oi sou de franc sp.tenho um kinguio oranda macho e ele tem seis anos e os outros kinguios são de outra familia percebo que eles se acasalam entre si. Mas o Kinquio oranda nunca participou do ritual acho que nunca vou ter filhoste dele porque sera?O quevo fazer?Meu aguario é de 200 litros um filtro excelente pra 2000 litros oxigenação otima .faço tpa toda semana.zero de amonia ph 7.2 alimentação ração a base de alho.temperatura 23 uma vez por mes trato com alface couve flor e depois faço tpa cinquenta por cento.e tenho mais um kinquio veulo macho jovem uns dois anos e duas femea o que devo fazer?

     
    • Bom dia, Stenia! Os kinguios se reproduzem bem até os 3 anos, depois disso, eles não se interessam muito em se acasalar e até se sentem incomodados se os jovens forem muito eufóricos. As fêmeas costumam desovar em idades mais avançadas, mas isso dificilmente ocorre com machos. Então, essa seria a explicação mais plausível. Pelos dados que passou, está tudo muito bom! De qualquer forma, acasalar um oranda com kinguios de outras variedades pode não gerar filhotes com as características do oranda, como o desenvolvimento do wen. Espero ter ajudado!

       
  3. bom dia tenho kinguios telescopio e hoje tive a surpresa de ver varios ovinhos pelo aquario,inclusive grudado no vidro,como e a minha primeira vez estou em duvida qto a fecundaçaõ ,so ha a desova qdo ha a fecundação?

     
    • Bom dia, Rita! Parabéns pela desova…a fecundação já ocorreu! Ela ocorre simultaneamente a desova! Os machos perseguem a fêmea dando pequenas apertadinhas no ventre dela para liberar os ovos, quando isso ocorre, eles imediatamente jogam o esperma e os ovos são fecundados. Os alevinos devem nascer em 3 a 4 dias, mas se os kinguios adultos forem mantidos no aquário os ovos serão devorados, assim como os alevinos que venham a nascer, pois eles não cuidam pra prole. Para quem quiser tirar as crias, o ideal é manter uma planta aquática de raiz longa ou confeccionar bruxinhos (há vídeos no You Tube ensinando a fazer) para abrigar a postura, aí então, retira-se a planta ou bruxinhos com os ovos para outro aquário/recipiente para que possam eclodir e sobreviver.

       
      • Boa tarde tenho três kinguios cálicos é na manhã desse domingo tive a surpresa que o kinguio mais velho liberou milhares de ovos no aquario logo tirei eles do aquario botando em outro gostaria de saber se a areia faz mal para os ovos?

         
        • Boa noite, João!
          A areia não faz mal aos ovos. Os alevinos nascerão em média em 3 dias, quanto mais quente o clima, menos tempo de incubação. É legal manter uma aeração bem fraquinha no aquário com os ovos para evitar que a água fique parada. Se possível, adquira náuplios de artêmia para quando as larvas eclodirem. Alimentar com gema de ovo cozida também é bom, mas fique atento a qualidade da água porque o ovo se degrada rapidamente. Será necessário sifonar com uma mangueira bem fininha o que não for consumido.
          Realmente é uma ótima surpresa! 🙂

           
  4. Tem como diferenciar os alevinos de kinguio dos alevinos de Paulistinha? Tenho uma caixa d’água com 3 kinguios, molinesias e paulistinhas… Recentemente adicionei 2 aguapés, aconteceu que fui conferir as raízes e encontrei o que parecia ser um ovo, daí separei a planta numa bacia pra evitar que o devorassem. Um ou dois dias depois a bacia estava cheia de larvas de peixes, até o momento eu só consegui reproduzir paulistinhas (do modo convencional, sem aguapés, só com bolitas, pq os ovos deles parece que não são aderentes) e é a única larva que conheço, mas as que “apareceram” tem um comportamento muito igual. Tenho que esperar pra ver?! Ou há alguma diferença, marcante no comportamento ou na morfologia que eu possa diferenciar? Parabéns pelo site!

     
    • Olá, Eduardo! Obrigada! Os ovos de kinguio são bem aderentes e são centenas, aqui já temos um diferencial portanto! No mais, creio que a partir da primeira semana você poderá observar a morfologia dos alevinos e conseguirá diferenciar as espécies. Ao contrário de você eu nunca observei larvas de paulistinha pessoalmente, então, não tenho parâmetros para ajudar numa diferenciação imediata. As larvas de kinguio nascem com um saco vitelino aderido que é consumido em 3 dias mais ou menos.

       
  5. Olá eu tenho um casal de Lion head e 1 macho cometa calico ontem eles começaram a perseguir a fêmea o dia todo sem dar sossego a fêmea, e hj ela começou a colocar bolhinhas transparentes com a boca na superfície da água junto ao vidro enquanto os machos a acompanham, será que são ovos?!

     
    • Tenho um lago artificial, bem plantado de 3 mil litros.
      Tenho um casal com alguns Pratis.
      Apareceu vários alevinos.
      Se eu não separar, tem chance de sobrevivência dos alevinos?

       
    • Boa tarde, Lenilda!
      Os kinguios se reproduzem muito facilmente desde que você forneça as condições propícias, nem precisa de indução hormonal. É preciso que tenham boa alimentação, bom espaço para natação e água de boa qualidade. Geralmente as desovas ocorrem na primavera e verão, mas podem se prolongar até mesmo nas demais estações, se onde você mora não tiver inverno rigoroso. Há um site muito bom que pode fornecer todas os detalhes, procedimentos para reprodução e como mantê-los adequadamente: http://www.sbkinguios.com, acesse e navegue pelas abas.

       
  6. Boa tarde . Aparte do momento que os machos kinguis começa correr atrás da fêmea . E pq ela já está próximo a desovar . AE temos q por eles reparos como se fosse um motel kkkk. Esse procedimento dele junto Pra ela desovar dura quanto tempo ?

     
    • Oi Marcos! Sim, o melhor a ser feito é separar em um aquário a parte com plantas flutuantes, já que as fêmeas procuram suas raízes para liberar os ovos. É importante fazer isso se quiser tirar crias, caso contrário, os ovos serão devorados assim que liberados. A desova geralmente demora algumas horas, normalmente umas 4 a 6 horas. No entanto, se notar que a fêmea está muito cansada, convém separar antes.

       
  7. Olá… Meus kinguios reproduziram e depois de 1 semana os alevinos começaram a morrer. Fico na dúvida se é a limpeza do recipiente, já que não consigo sifar ou excesso de comidinha q fica no fundo do recipiente ou faz parte de muitos não conseguirem sobreviver?

     
  8. Meus kinguios desovam demais sempre tiro as ovas e quando nascem depois d 3 dias passo eles separados para o aquário e tem dado certo. Com 7 meses passo eles para junto com os demais.

     
  9. Olá,meus kinguios se reproduziram hoje pela primeira vez. Estou em dúvida com o processo, já separei os pais do aquário com os ovos. Minha dúvida é, quando vou poder colocar eles novamente com os filhotes?

     
    • Oi Sthefany! Parabéns pela reprodução dos gordos! Agora vai demorar alguns meses para que você possa juntar todos. É preciso ter certeza de que os filhotes já não possam mais serem comidos pelos pais, então acredito que por volta dos 4 meses isso seja possível.

       
  10. Olá boa noite nova mente gostaria de saber a partir de quanto tempo depois dos filhotes de peixe kinguio nascerem eles vão precisar doxigenação na água

     
    • Bom dia, João! A oxigenação é necessária sempre. Mas desse tipo com pedra porosa só até que possam estar em um aquário com fitro, onde a superfície é movimentada pelo fluxo da água garantindo as trocas gasosas.

       
  11. Oi Rosana,
    Meu casal de Kinguio desova mas os ovos não eclodem.
    Já estou na segunda desova, separo o casal e nada de nascer os elevamos. Qual o motivo? Obrigado

     

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*