Tratamento de Doenças – Distúrbio de Bexiga Natatória

 

Autor: Renato Moterani

disturbio-bexiga

A bexiga natatória é um órgão que auxilia os peixes ósseos a manterem-se a determinada profundidade através do controle da sua densidade relativamente à da água.

É um saco de paredes flexíveis, e pode expandir-se ou contrair de acordo com a pressão. Tem poucos vasos sanguíneos, mas as paredes estão forradas com cristais de guanina, que a torna impermeável aos gases.

Nem todos os peixes possuem este órgão, os tubarões controlam a sua posição na água através da quantidade de óleo presente em seus fígados bastante desenvolvidos. Outros peixes têm reservas de tecido adiposo sob a pele para essa finalidade.

Sua presença traz uma desvantagem para o seu portador, ela proíbe a subida rápida do animal dentro da coluna de água, sob o risco de rebentar.

Existem muitos peixes onde a bexiga funciona como pulmão, nesses casos é altamente vascularizada e pode ser bilobada.

Acontecem distúrbios as vezes em seu funcionamento, com isso o peixe perde o equilíbrio do corpo, nadando de forma desgovernada e muitas vezes permanece boiando sem conseguir mais afundar.

Quando acontece e não é um caso grave, pode se tentar um tratamento conservador usando sal de Epson, da seguinte forma:

Uma colher de sopa de sal Epsom para 18 litros, repetido todos os dias durante 3 dias. Manter a temperatura em 29-30 graus.

Aumente a aeração ou agitação da superfície durante este tempo para compensar a falta de oxigênio na água devido às altas temperaturas.

Mas quando isso não resolve, é necessário um procedimento mais agressivo que é furar a bexiga com uma agulha de injeção para a retirada do excesso de ar.

disturbio-bexiga2

Isso é feito da seguinte forma:

1- Definir o local: Isso é determinado pelo cruzamento de duas linhas, uma vertical partindo do meio da barbatana dorsal (em peixes com a dorsal dividida em dois, considere o meio da primeira parte) e outra horizontal entre o meio do rabo e o centro o olho do peixe.

2- Escolher nessa linha, uma zona abaixo da linha lateral (ou seja, abaixo da linha média do peixe).

3- Levantar uma escama, nessa zona, com o auxílio da agulha e perfurar com um ângulo de cerca de 45º (evite a zona das vértebras e a zona ventral).

4- Com a agulha introduzida, comprimir ligeiramente a zona ventral. O gás sai pela agulha e o inchaço ventral diminui.

Esse é um procedimento tranquilo de fazer e, obedecendo esse esquema, com pouco risco ao peixe uma vez que a área perfurada não tem órgãos importantes e esse furo fecha em algumas horas.

É interessante manter o peixe separado até que fique bom, isso porque ele pode ser vítima de agressões dos companheiros de aquário devido a sua dificuldade de movimentação.

 

Sobre Renato Moterani 16 Artigos
Natural de São Paulo-SP, é aquarista desde 1986, na época foi a uma avicultura (não existia o termo Pet Shop..rs) e comprou um peixe chamado Oscar, colocou esse peixe junto dos neons e espada de seu irmão mais velho, duas semanas depois ganhou esse aquário do irmão, após todos os peixes serem devorados. É técnico contábil, Servidor Público estadual, trabalhando atualmente no Instituto Butantan, com produção e pesquisa sobre venenos de serpentes. Sempre mantendo peixes jumbo, se especializou na área e desde 2014 mantém o grupo Peixe Grande Aquarismo e a página de mesmo nome. Atualmente possui 4 aquários montados, o maior com 2.200 litros e o menor com 100.

23 Comentário

  1. tenho kinguio telescópio há mais de dois anos, nos últimos dias ele está ficando muito tempo na superfície, acho que é problema de bexiga natatória,tirei ele do aquaário coloquei num aquário separado por quinze dias com sal grosso aumentei um pouco a temperatura,e parecia que estava tudo bem voltei no aquário antigo junto com os outros peixes, mas parece que voltou a ficar mais tempo com a cabeça para baixo, e em cima do aquário.Ele é muito guloso, estou pensando em sacrifica-lo por que não quero vê-lo sofrendo o que faço? Quando chego perto ele vem nadando , mas sei que ele faz muito esforço para ficar embaixo.volto para o o aquario menor ou sacrificomenor ou sacrifico?

     
  2. Boa tarte Renato.
    Tenho um aquário de 200L com 4 acarás discos.
    Um deles está com problemas na bexiga natatória, já faz uns 3 meses. Na verdade eu tenho medo de qualquer procedimento que possa vir a mata-la, mas agora parece que ela está comento pouco e vou ter que fazer algo!
    Me indicaram a tetraciclina, o que voce acha? Li sua recomendação de usar Sal de Epson (que eu nunca tinha ouvido falar e não faço ideia onde encontro).
    Enfim, gostaria muito que me ajudasse a salva-la, você pode me orientar? Este procedimento de furar a bexiga não é muito arriscado?
    Pode me responder por e-mail?

    Grata pela ajuda,
    Ana Paula Lima

     
  3. Eu tenho um Betta femea há 11 meses de um tempi para cá ela parou de comer e começou a nadar de lado e quando vai até a superfície tem penos espasmos. Gostaria de saber o que faço para ela voltar a ser um peixe ativo. Mudei até de ração. Ela está com a doença da bexiga natatória. O que fazer?????

     
  4. Adorei a explicação sobre a doença e os tratamentos, foi muito claro e detalhado.
    Só por curiosidade saberia quanto tempo em média sobrevive um peixe com a doença não tratada?

     
  5. Boa tarde sou aqui de Fortaleza,meu peixe é flower e está faz dois dias de barriga pra baixo,estou dando Luftal por indicação de um rapaz que cuida de peixes,mais não estou vendo solução,até a cor dele está meio cinza.gostaria de ajuda

     
  6. Pelos meus cálculos, uma colher de sopa de sal de Epsom para 18 litros deve equivaler a uma colher de chá para cada 4,5 litros, é isso mesmo?
    Outra pergunta: essa dose diária de sal no aquário, por três dias, não vai gerar um acúmulo de sal no final do terceiro dia? Seria o caso de fazer uma troca parcial da água antes de cada aplicação de sal? Obrigado

     
  7. meu nome é fellipe e sou um aquarista com pouca experiencia…. tenho em meu aquario um tambaqui e aproximadamente 10 kg, um dia minha mãe me disse que ele se bateu no vidro do aquario e a pancada foi grande, depois desse acontecimento ele passou a nada de barriga para baixo, procurei a respeito e descobri que devido a pancada ele pode ter sofrido um trauma na bexiga natatoria, fiz os tratamentos atraves de sal e fungicidas…. mas não adiantou vi no seu site um artigo sobre injeta a agulha na bexiga para remover o ar, porem não consegui realizar esse procedimento…. gostaria de saber se podem me ajudar de alguma forma…

     
  8. Por favor, tenho uma carpa de quase meio metro, e ultimamente ela parou de se alimentar, e começou a nadar sem controle fica de lado e de costas, mas esta aumentando isso e ela se bate muito o que fazer, pode me ajudar?

     
  9. Furei a bolha do peixe e deu tudo certo!!!! Ele parou de boiar na superfície do aquário e voltou a nadar suavemente!!!! Fiquei tão felizzz!! Vc me ajudou a salvar meu peixe!!!🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
    Muito obrigada pela dica!!!!!
    Vivendo, lendo e aprendendo!!!!!
    😀😀😀😀😀😀😀😀

     
  10. É possível fazer esse procedimento em peixes Betta? Li que em peixes muito pequenos, mesmo com o menor calibre de agulha, poderá causar uma hemorragia interna.

     
  11. Ola, tenho uma betta , presumo que ela esteja com essa doença, tem umas 3/4 semanas que ela esta assim, fui informada apenas de colocar sal na água, infelizmente agora que ao procurar na internet fui descobrir, o que eu faço??? Vi que é bom luftal, dei um pouco a ela na boca e amanha irei comprar ervilhas, nao posso perde-la é minha companheirinha minha bebe, me ajudem!!!!

     
  12. A doença da Bexiga Natatória pode acontecer pelo frio? Meu Betta começou a boiar, fui verificar a água e estava a 20°, coloquei outra água a 24° e ele melhorou um pouco mas continua com dificuldade de nadar, fica escorando no enfeite para permanecer mais fundo, se desencosta ele sobe.

     
  13. Boa tarte Renato.
    Tenho um aquário de 200L com 4 acarás discos.
    Um deles está com problemas na bexiga natatória, já faz uns 3 meses. Na verdade eu tenho medo de qualquer procedimento que possa vir a mata-la, mas agora parece que ela está comento pouco e vou ter que fazer algo!
    Me indicaram a tetraciclina, o que voce acha? Li sua recomendação de usar Sal de Epson (que eu nunca tinha ouvido falar e não faço ideia onde encontro).
    Enfim, gostaria muito que me ajudasse a salva-la, você pode me orientar? Este procedimento de furar a bexiga não é muito arriscado?
    Pode me responder por e-mail?

     
  14. Ok boa noite estou com esse problema em um Ocelaris Pércula a mais de um mês virado na superfície da água. Ja tentei os procedimentos. Pretendo furar pois ja vi fazer em mergulhos no mar ao trazer o peixe a bordo do barco para nao estourar pela profundidade ao subir. Gostaria de postar um video aqui para ver. Mas se puder responder depois se a linha de perfurar o peixe palhaco e essa mesma. Aguardo para fazer o procedimento. R. Passos

     

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*