Estudo revela por que Peixes arqueiros são tão precisos

Fonte: PFK England – Tradução: Edson Rechi

archerfish

Copyright © Alamy

Um estudo de quatro anos sobre as incríveis habilidades do peixe arqueiro (Toxotes jaculatrix) revelou por que seu tiro de água é tão preciso.

Uma equipe da Universidade de Bayreuth, na Alemanha, treinou um grupo de nove peixes a cuspirem água num inseto em um local específico do aquário, para que este possa ser gravado utilizando uma câmera de vídeo de alta velocidade para medir a força e velocidade da água disparada.

O estudo constatou que mudam continuamente as formas de sua boca e como eles cospem água, alterando a velocidade e estabilidade do fluxo de saída da água de sua boca para garantir que atinja o alvo pretendido, essencialmente alterando as propriedades da água em movimento.

Além disso, o peixe arqueiro dispara a água em uma velocidade mais rápida no final do fluxo do que no começo, de modo que a parte de trás do jato de água se una a extremidade dianteira do fluxo, e toda a carga de água disparada atinja o alvo de uma só vez e com força total.

Os pesquisadores dizem que isso significa que o peixe arqueiro utiliza a água como uma ferramenta, com a mesma precisão de tempo e movimento, comparado a de um ser humano ao atirar uma lança.

O relatório foi publicado na revista Current Biology.

Vídeo produzido pela BBC e a espécie em ação.

Sobre Aquarismo Paulista 90 Artigos
Visamos o fortalecimento dos amantes deste hobby, para que possamos promover a divulgação do aquarismo responsável através de nosso grupo no Facebook e site, além de promover encontros e eventos relacionados. O foco do grupo Aquarismo Paulista é abranger todas as vertentes do aquarismo e aquaristas de todos os níveis.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*