Peixes fêmeas modificam genitália para dissuadir os machos indesejáveis

 

Fonte: PFK England – Tradução Edson Rechi

Mosquitofish

Em um exemplo evolutivo entre peixes machos e fêmeas, pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte concluíram que espécimes fêmeas do Peixe Mosquito (Gambusia affinis) desenvolveram formas e tamanhos diferentes de sua abertura genital, em reposta a presença de predadores e surpreendentemente para bloquear tentativas de acasalamento por machos indesejados.

“Aberturas genitais são bem menores em fêmeas que convivem com a ameaça de predadores e são maiores e de forma mais oval em fêmeas que vivem sem a ameaça de predação”, disse Brian Langerhans, professor assistente de ciências biológicas na Universidade do Estado da Carolina do Norte.

“Nosso laboratório anteriormente mostrou que o Peixe Mosquito macho têm genitália mais dura e alongada quando vive entre predadores. Quando os predadores espreitam nas proximidades, peixes do sexo masculino devem tentar copular com mais frequência e mais rapidamente, então as fêmeas desenvolveram uma forma de dificultar a copulação para os machos indesejáveis.”

A genitália de ambos os sexos mostram contrastes entre viver em águas com ou sem ameaça de predação. O estudo foi realizado em dois locais diferentes nas Bahamas.

O estudo também mostra que as fêmeas têm evoluído de forma diferente, evitando avanços indesejados de machos de outras espécies. Este comportamento sugere que as fêmeas podem controlar os avanços de machos escolhidos de seu próprio cardume ou espécie. Desta forma a fêmea pode escolher e favorecer determinado peixe macho, consequentemente evitando a hibridização com outros cardumes ou mesmo com espécies diferentes.

“Isto sugere que a genitália pode evoluir, pelo menos em parte, para reduzir a hibridação, portanto, poderia ser envolvido na formação de novas espécies, embora sejam necessários novos estudos”, disse Christopher Anderson, pesquisador principal do estudo.

O artigo foi publicado na revista Evolution.

 

Sobre Aquarismo Paulista 90 Artigos
Visamos o fortalecimento dos amantes deste hobby, para que possamos promover a divulgação do aquarismo responsável através de nosso grupo no Facebook e site, além de promover encontros e eventos relacionados. O foco do grupo Aquarismo Paulista é abranger todas as vertentes do aquarismo e aquaristas de todos os níveis.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*