Os peixes podem inferir sua posição social por meio do raciocínio

 

Fonte: Advanced Aquarist – Tradução Edson Rechi

A descoberta de que alguns peixes tropicais, como os ciclídeos, não precisam lutar com outros peixes para determinar sua posição social. Eles podem simplesmente definir sua posição observando a interação entre indivíduos da mesma espécie, em seguida deduzir qual sua posição hierárquica no grupo.

juli
Foto: Przemysław Malkowski

Em um experimento, os pesquisadores deixaram dois machos de Julies mascarados (Julidochromis transcriptus, do lago Tanganyika), de tamanho semelhantes, em um aquário de três litros por cerca de 30 minutos. O vencedor foi então emparelhado com outro macho, enquanto o perdedor foi colocado em outro aquário ao lado para assistir a nova disputa.

Se o macho recém-introduzido ganhar a disputa, o perdedor anterior (que estava em outro aquário ao lado observando) evitou disputas contra o novo líder. Pelo fato de simplesmente assistir um peixe bater em outro que já o havia superado em disputa anterior, o peixe sabe que não terá chances contra o novo vencedor, mesmo sem nunca ter disputado a hierarquia contra ele.

A capacidade de deduzir a hierarquia social simplesmente observando as interações sociais de outros indivíduos  no grupo é chamado de inferência transitiva, uma habilidade cognitiva que alguns peixes são capazes demonstrar.

Em outro experimento, os pesquisadores descobriram que se os dois peixes que lutaram recentemente forem separados em aquários adjacentes, o vencedor age de forma agressiva atacando constantemente o vidro, enquanto o perdedor tende a se distanciar o máximo possível do agressor. No entanto, se dois machos que nunca disputaram fisicamente forem colocados um ao lado do outro em aquários separados, ambos exibem um número quase idêntico de ações agressivas em direção ao adversário, porque nenhum dos dois foi capaz de prever o resultado de disputas anteriores, seja direta ou apenas observando o confronto.

A pesquisa mostra continuamente que os peixes são muito mais inteligentes do que as pessoas costumam pensar.

Sobre Aquarismo Paulista 90 Artigos
Visamos o fortalecimento dos amantes deste hobby, para que possamos promover a divulgação do aquarismo responsável através de nosso grupo no Facebook e site, além de promover encontros e eventos relacionados. O foco do grupo Aquarismo Paulista é abranger todas as vertentes do aquarismo e aquaristas de todos os níveis.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*