Conheça 11 aquários incríveis pelo mundo

 

Aquários ou oceanários são pratos cheios para aquaristas, além um meio de aproximação entre humanos e animais aquáticos.

Existem aquários públicos espalhados por todo o mundo e neste artigo vamos abordar quais os maiores e mais belos aquários do mundo.

Georgia Aquarium, Estados Unidos

Localizado no estado homônimo,  na cidade de Atlanta, é considerado o maior aquário do mundo com mais de 30.000 metros cúbicos de água, algo em torno de 30 milhões de litros de água. O aquário, fundado em 2005, é o único lugar fora da Ásia a ter tubarões e baleias, além de mais de 100 mil animais, pertencentes a acerca de 500 espécies.

Foto de Matthew Paulson/Flickr (c)

Dubai Mall Aquarium – Dubai

Está localizado dentro do shopping Dubai Mall, o Dubai Mall Aquarium, localiza-se no centro do shopping Dubai Mall, no Dubai tal como o nome indica. No centro do luxuoso shopping encontra-se um tanque com capacidade para mais de 10 milhões de litros de água. Dentro do tanque vivem mais de 33.000 animais, incluindo cerca de 400 tubarões e arraias. O aquário está no livro dos recordes por ter o maior painel de acrílico, de 8,3 por 33 metros.

Okinawa Churaumi Aquarium – Japão

Este aquário tem 7.500 metros cúbicos e conta com a presença de cerca de 21 mil animais e mais de 730 espécies diferentes. Inaugurado em 2002, no Ocean Expo Park da cidade japonesa de Okinawa. O principal tanque do aquário, chamado de Kuroshio Sea, tem mais de 7,5 milhões de litros de água, e nele vivem tubarões brancos, arraias, e muitas outras espécies marinhas.

Foto obtida em reddit.com

L’oceanografic – Espanha

Localizado no  complexo marinho da Cidade das Artes e Ciências em Valência, na Espanha, este aquário é considerado o maior da Europa. Estão presentes mais de 40 mil animais de cerca de 500 espécies diferentes em nove torres submarinhas estruturadas em dois níveis que representam diferentes ecossistemas. Duas torres são unidas por um túnel. O tanque, de quase sete milhões de litros de água, tem tubarões e inúmeras espécies de peixes.

Imagem: Divulgação (viator.com)

Turkuazoo Aquarium (Istanbul Sea Life) – Turquia

Inaugurado em 2009, Turkuazoo é o primeiro aquário gigante construído na Turquia. Com representações de habitats como florestas tropicais e regiões marinhas, o Turkuazoo está situado dentro do shopping Forum Istanbul. O aquário tem cerca de dez mil criaturas marinhas, entre elas tubarões-tigre e piranhas, em 29 tanques diferentes – o maior deles com cinco milhões de litros de água.

Imagem: divulgação

Monterey Bay Aquarium – Estados Unidos da América

Localiza-se na cidade de Monterey, na Califórnia e possui a maior janela de vidro do mundo, alojado em uma antiga usina de sardinhas enlatadas. Aqui podem-se encontrar mais de 620 espécies de animais marinhos diferentes.

Imagem: NOAA (USA)

Ushaka Marine World – Africa do Sul

O Ushaka Mrine World encontra-se no maior complexo aquático da África do Sul, tendo a particularidade de se situar dentro da réplica de um navio naufragado. Considerado o maior aquário do continente africano, possui uma área de cerca de 16 hectares e cerca de 17.500 metros cúbicos de água com a presença de mais de 10.000 animais. Os animais podem ser vistos até em um dos principais restaurantes do parque: o The Cargo Hold abriga um tanque com tubarões que podem ser vistos da mesa, enquanto você faz uma refeição.

Foto obtida em http://christapennock.blogspot.com/

Shanghai Ocean Aquarium – China

Considerado um dos maiores aquários da Ásia, se encontra em Shangai, apresenta uma área de cerca de 4 900 metros cúbicos. Contém mais de 450 espécies de animais marinhos. A área da China tem diversas espécies ameaçadas no país. A atração principal do aquário é o seu túnel subaquático, o maior do mundo, com 155 metros.

Foto: Divulgação Shanghai Ocean Aquarium

The Aquarium of Genoa – Itália

Segundo maior aquário da Europa, setenta tanques reproduzem os habitats marinhos de mais de seis mil espécies do mundo inteiro. Inaugurado em 1992, apresenta uma área de cerca de 3 100 metros cúbicos.

Foto de Emilio Dellepiane (c)

Aquarium of Western – Austrália

Localizado em Hillarys na Austrália, possui cerca de 4000 espécies de animais marinhos.

Imagem de Orien Harvey / Getty Images

Oceanário de Lisboa – Portugal

Situado dentro do Parque das Nações em Lisboa, Apresenta uma área de cerca de 20 000 metros quadrados e cerca de mais de sete milhões de litros de água. Dividido em quatro partes, o Oceanário abriga animais marinhos dos principais oceanos do planeta, e sua principal atração é seu tanque central, representando a vida no oceano aberto.

Foto: divulgação Oceanário de Lisboa
Sobre Edson Rechi 834 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

2 Comentário

  1. Que tal um artigo sobre os aquários no Brasil? Obviamente não têm estrutura nem recursos para se equiparar a nenhum dessa lista, mas temos alguns exemplos interessantes – o Aquário do Rio São Francisco em Belo Horizonte ou o Aqua Rio, para citar apenas dois.

     

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*