O lago Hillier e sua misteriosa água rosa

Este incrível lago tem cerca de 600 metros de largura e a água é totalmente rosa naturalmente.

lago hillier5

Este incrível lago tem cerca de 600 metros de largura e a água é totalmente rosa naturalmente.

Ao contrário do que muitos imaginavam, a água não foi exposta a nenhum tipo de poluição para alterar sua tonalidade, já que em 1802, quando foi descoberta por Matthew Flinders já era rosa.

O curioso Lago Hillier está na Middle Island, a maior das ilhas que formam o Arquipélago Recherche, a oeste da Austrália. A cor da água ainda não foi explicada até hoje, mas alguns cientistas teorizam que isso envolve a baixa concentração de nutrientes e diferentes tipos de algas e bactérias.

Outra teoria é que a cor pode ser formada pela reação da água salgada com um depósito de bicarbonato de sódio na região ou bactérias halófilas vermelhas nas crostas de sal.

Apesar dessas várias vertentes da ciência, ainda não existe nenhuma explicação científica comprovada para a coloração da água. Enquanto não descobrem o motivo, vamos admirando a beleza desse lago, tão exótico, e pouco conhecido no mundo inteiro.

Não existe nenhuma forma de vida aerobica. O nível de oxigênio dissolvido do lago é praticamente 0 não tendo espaço para qualquer organismo vivo praticamente, exceto uma bactéria pré-histórica anaeróbica. Segundo informações, é uma bactéria rosada fotossintética que utiliza somente o enxofre e luz para sobreviver.

lago hillier2 lago hillier3 lago hillier

Sobre Aquarismo Paulista 152 Artigos
Visamos o fortalecimento dos amantes deste hobby, para que possamos promover a divulgação do aquarismo responsável através de nosso grupo no Facebook e site, além de promover encontros e eventos relacionados. O foco do grupo Aquarismo Paulista é abranger todas as vertentes do aquarismo e aquaristas de todos os níveis.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*