Tetra cego da caverna não tem ciclo dia e noite

 

Fonte: PFK England – Tradução Edson Rechi

Nota do tradutor: na matéria original se referem ao Tetra cego das cavernas como Astyanax mexicanus, porém, segundo o Fishbase, o verdadeiro Tetra cego das cavernas é classificado como Astyanax jordani.

Astyanax mexicanus

Sem olhos, o Tetra das cavernas (Astyanax mexicanus) entregou o seu ritmo circadiano baseado na economia de energia, devido seu habitat totalmente escuro. A ausência de um ciclo de dia / noite no metabolismo do peixe resultou em uma economia no consumo de energia de 27%, relataram cientistas na revista PLoS ONE.

“A maioria dos animais têm um ritmo circadiano regular de acordo com o seu metabolismo”, diz o principal autor, o biólogo Dr. Damian Moran, um cientista sênior da Food Research Nova Zelândia.

“A razão pelo qual o metabolismo é incrementado para animais ativos de dia é que eles estão se preparando para forrageamento, digestão e estão antecipando todos esses processos fisiológicos que precisam”, diz ele.

No entanto, a ausência dos olhos no Tetra das cavernas parece ter eliminado esse ciclo, e como resultado usa muito menos energia ao longo de um período de 24 horas em comparação com o seu homólogo que mora na superfície.

O nível de atividade dos peixes foi modificado através da variação da velocidade do movimento da água, permitindo que os cientistas examinassem o modo como a utilização da energia com atividade alterada. Eles também analisaram como o uso de energia mudou ao longo de um período de 24 horas.

O Tetra cego das cavernas é uma espécie popular entre os biólogos evolucionistas, diz Moran, porque os peixes que habitam a superfície e a forma incomum desta espécie são fisicamente bem diferentes, mas ainda semelhante o suficiente para que eles possam cruzar.

“Em algum lugar entre 100.000 a um milhão de anos atrás, peixes de superfície de alguma forma entraram nestas cavernas por acidente ou se movendo propositalmente para elas, se transformando nesta forma atual”, diz Moran. “É uma questão de economia de energia nestes ambientes com limitação de alimentos”, completa.

Sobre Aquarismo Paulista 178 Artigos
Visamos o fortalecimento dos amantes deste hobby, para que possamos promover a divulgação do aquarismo responsável através de nosso grupo no Facebook e site, além de promover encontros e eventos relacionados. O foco do grupo Aquarismo Paulista é abranger todas as vertentes do aquarismo e aquaristas de todos os níveis.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*