Barbo de Rímel (Dawkinsia assimilis)

 
Macho e fêmea respectivamente

Dawkinsia assimilis (Jerdon de 1849)

Nome Popular: Barbo de Rímel — Inglês: Mascara Barb

Ordem: Cypriniformes — Família: Cyprinidae (Cyprinídeos)

Distribuição: Ásia, sudoeste da Índia nos estados de Karnataka e Kerala

Tamanho Adulto: 11 cm (comum: 8 cm)

Expectativa de Vida:  5 anos +

pH: 6.0 a 7.0 — Dureza: 5 a 15

Temperatura: 19°C a 28°C

Aquário Mínimo:  80 cm X 30 cm X 40 cm (96L) — Sua manutenção em aquário é relativamente fácil não exigindo decoração específica, mas ficam melhor com a presença de bastante rochas e raízes. Plantas resistentes podem ser utilizadas, embora a espécie poderá comer a maioria delas.

Comportamento: Gregário, deverá criar pelo menos oito ou mais indivíduos para que os machos dispersem sua agressividade em disputas por posições hierárquicas do grupo.

Compatibilidade: Pacífico e bastante ativo, deve ser evitado criar com peixes lentos ou de longas nadadeiras.

Alimentação: Onívoro, em seu ambiente natural se alimenta de vermes, insetos, crustáceos, matérial vegetal e detritos orgânicos. Em aquário aceitará prontamente alimentos secos.

Reprodução: Ovíparo, a reprodução é similar a de outros barbos (ovíparo), onde a fêmea irá dispersar ovos livremente no substrato ou vegetação sendo fecundado pelo macho em seguida. Não ocorre cuidado parental e os alevinos eclodem em até 48 horas e estarão nadando livremente 24 horas depois.

Dimorfismo Sexual: O dimorfismo sexual é bastante evidente com machos desenvolvendo padrão de cores mais intensas e fêmeas apresentam tubérculos visíveis em sua cabeça quando em condições de desova, além de serem levemente maiores e mais roliças na região abdominal.

Biótopo: Ocorre em diversos tipos de habitats, desde águas de fluxo lento em meio a substrato lamoso nas margens de pequenos rios, até águas claras de fluxo rápido sob substrato rochoso.

Etimologia: A etimologia do gênero (Dawkinsia) é em homenagem a Richard Dawkins, por sua contribuição para a compreensão pública da ciência e, em particular, da ciência evolutiva.

Sinônimos: Systomus assimilis, Puntius assimilis, Puntius lepidus

Informações adicionais: —

Referências:

  1. Pethiyagoda, R. e M. Kottelat, 2005. Uma revisão da farpa do grupo filamentosus Puntius (Teleostei: Cyprinidae) do sul da Índia e Sri Lanka. Raffles Touro. Zool. Suppl. 12: 127-144.
  2. Seryoulis Fish – http://www.seriouslyfish.com/species/dawkinsia-assimilis/

Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Outubro/2015
Atualização Junho/2018
Colaboradores (collaboration): –

Sobre Edson Rechi 769 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

1 Comentário

  1. gostei bastante do site e do foi apresentado. vivo em Moçambique (Africa), gosto de peixes ornamentais, tenho alguns platis em meu aquario, e gostaria de ter outras espacies de peixe. peço a vossa ajuda, mi mandando alguns peixad pra mim.

    melhores cumprimentos.

     

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*