Empresa francesa suspende venda de aquários redondos: “deixam os peixes loucos”

Alemanha e vários outros países europeus baniram aquários há muito tempo, mas a França não tem legislação sobre o assunto

 

Uma empresa líder no mercado de aquários da França decidiu parar de vender aquários redondos porque eles enlouquecem os peixes e os matam rapidamente.

A líder francesa no mercado de produtos para animais de estimação, a AgroBiothers Laboratoire, não venderá mais qualquer aquário com capacidade para menos de 15 litros, e venderá apenas os que forem retangulares, porque colocar peixes em pequenos repositórios, sem filtragem e oxigenação, é abuso de animais, disse.

“As pessoas compram um peixinho dourado para os filhos por impulso, mas se soubessem a tortura que é, não o fariam. Girar em círculos em uma aquário pequeno deixa os peixes loucos e os mata rapidamente”, disse o CEO da AgroBiothers, Matthieu Lambeaux, à Reuters.

Os peixes dourados podem viver até 30 anos e crescem a cerca de 25 cm em grandes aquários ou lagoas ao ar livre, mas, em pequenos aquários, muitas vezes morrem em semanas ou meses.

Lambeaux disse que o peixe dourado é um animal social que precisa da companhia de outros peixes, espaço amplo e água limpa, e que ter um aquário exige um mínimo de equipamentos e conhecimento.

A França é o maior mercado da Europa para peixes vermelhos de aquário, com cerca de 2,3 milhões de peixes, disse Lambeaux.

A Alemanha e vários outros países europeus baniram aquários há muito tempo, mas a França não tem legislação sobre o assunto.

“É um anacronismo francês, por isso decidimos tomar medidas. Não podemos educar todos os nossos consumidores para explicar que manter um peixe em um aquário é cruel. Consideramos nossa responsabilidade não dar mais essa opção aos consumidores”, disse Lambeaux.

A AgroBiothers, que tem uma parcela de 27% do mercado francês de produtos para animais de estimação, vendeu cerca de 50 mil aquários por ano, a cerca de 20 euros cada, nos últimos anos.

“Há demanda por aquários, mas a realidade é que damos às crianças a possibilidade de ver o peixe dourado morrer vagarosamente”, disse.

Fonte: CNN BRASIL

Publicado em Janeiro/2022

Sobre Edson Rechi 921 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

4 Comentário

  1. mais a culpa disso não é de quem compra, mais sim de quem vende, simplesmente porque não faz nenhuma pergunta e ainda vendem simplesmente dizendo que não precisa de filtragem, quem vende diz pensei que ele tinha um aquario e etc… kkkkk… ou seja, tem quem venda aquarios redondos e por ai vai né… se quiserem criar algo melhor é simples, basta apenas criar o manual anual de peixes e ponto, ou almanaque global, mundial de peixes para aquario ou até mesmo estudos cientificos, de todos os peixes completo e salvo excessoes e variaveis, ou sei la né, porque tudo sempre varia, e precisariam de anos de estudo e tambem até catalogar todas as especies, talvez um waze dos peixes em aplicativos, porque isso é o que falta, voce vai na loja, e não tem foto e nem porra nenhuma, meses atras a mulher me cobrou o preço de 1 cascudo abacaxi mas o peixe do saquinho era outro totalmente diferente era flox alguma coisa… ou plati de 3 reais… o cascudo era 14 reais.

     
    • Cabe a você, que é responsável pelo seu aquário e que sabe exatamente quais equipamentos e peixes tem, ir atrás do conhecimento para cuidar o melhor possível daquela vida pela qual você se responsabilizou no momento da compra do peixe. Agora é fácil né, exigir tudo “mastigado”, não bastasse jogar a culpa no vendedor (que muitas vezes só está ali para efetuar a venda, esse é o trabalho dele, às vezes nem conhecimento técnico tem), ainda quer um “almanaque” com todas as espécies do planeta KKKKKKKKKKKK biologia não é exatas, querido. Nunca haverá somente uma “única resposta correta”, tudo em aquarismo depende de inúmeros fatores. Compete a você estudar e pesquisar em várias fontes diferentes sobre o assunto para construir um conhecimento sólido, já que quem decidiu ter um aquário foi você. Não jogue suas responsabilidades para cima do outro.

       
  2. Desculpe, mas, talvez por ser novo por aqui, não compreendi: o banimento de aquários em certos países europeus, é somente desse aquário redondo, né?

     

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*