Descoberto peixe que morre com exposição à luz solar

 
Phreatichthys andruzzii – Foto: Divulgação

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, descobriram nas grutas da Somália, na África, uma espécie já apelidada de peixe-vampiro. O batismo se deu porque ele demonstrou um comportamento curioso: morre ao ficar exposto à luz solar. As informações são da agência Sputnik.

De acordo com o estudo publicado na revista na Current Biology, os biólogos afirmam que nas células faltam o sistema especial responsável pela reparação de pequenas mutações do DNA, o que torna a luz solar completamente nociva ao animal.

Chamado de Phreatichthys andruzzii, os peixes não reagem às mudanças da intensidade de iluminação no aquário e acabam morrendo.

“Estes peixes perderam de algum modo uma das partes mais antigas do sistema de reparação do DNA que têm praticamente todas as criaturas”, avalia Nicholas Foulkes, um dos responsáveis pela pesquisa.

Publicado em Dezembro/2018

Sobre Edson Rechi 757 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*