Conheça o peixe mais velho do mundo

Peixe pulmonado teria entre 85 e 90 anos e vive num aquário da Califórnia (EUA)

 
Imagem: divulgaçãp

O peixe mais velho do mundo tem a idade estimada entre 85 e 90 anos e vive no Aquário Steinhart, em São Francisco, na Califórnia (EUA). Segundo o próprio local de visitação, ele foi trazido em 1938 da Austrália já em tamanho adulto.

Aquele que pode ser considerado o “Matusalém dos peixes” é da espécie Neoceratodus fosteri, ou peixe pulmonado australiano, e como o próprio nome sugere possui pulmões.

Um dos biólogos do Aquário, Allan Jan, atribui à longevidade do peixe a sua excelente condição genética. “Ele come de tudo também”, conta, em entrevista à Live Science.

Existem algumas peculiaridades. O peixe é bastante seletivo com seus tratadores. Ainda que seja considerado “comilão”, ele fica atento e não aceita comida de quem considera estranho.  Outro ponto é que ele prefere viver isolado, mesmo num espaço reduzido.

A pesca desta espécie está proibida na Austrália. A pesca comercial é uma das causas da diminuição de sua população.

Publicado em Dezembro/2018

Sobre Edson Rechi 772 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

3 Comentário

  1. Na matéria devia ter a chamada, peixe mais velho do mundo em cativeiro, pois na natureza com certeza deve existir vários exemplares de várias espécies que ultrapassam isso, exemplo o Esturjão.

     

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*