Barbo de Rímel (Dawkinsia assimilis)

Macho e fêmea respectivamente

Dawkinsia assimilis (Jerdon de 1849)

Nome Popular: Barbo de Rímel — Inglês: Mascara Barb

Ordem: Cypriniformes — Família: Cyprinidae (Cyprinídeos)

Distribuição: Ásia, sudoeste da Índia nos estados de Karnataka e Kerala

Tamanho Adulto: 11 cm (comum: 8 cm)

Expectativa de Vida:  5 anos +

pH: 6.0 a 7.0 — Dureza: 5 a 15

Temperatura: 19°C a 28°C

Aquário Mínimo:  80 cm X 30 cm X 40 cm (96L) — Sua manutenção em aquário é relativamente fácil não exigindo decoração específica, mas ficam melhor com a presença de bastante rochas e raízes. Plantas resistentes podem ser utilizadas, embora a espécie poderá comer a maioria delas.

Comportamento: Gregário, deverá criar pelo menos oito ou mais indivíduos para que os machos dispersem sua agressividade em disputas por posições hierárquicas do grupo.

Compatibilidade: Pacífico e bastante ativo, deve ser evitado criar com peixes lentos ou de longas nadadeiras.

Alimentação: Onívoro, em seu ambiente natural se alimenta de vermes, insetos, crustáceos, matérial vegetal e detritos orgânicos. Em aquário aceitará prontamente alimentos secos.

Reprodução: Ovíparo, a reprodução é similar a de outros barbos (ovíparo), onde a fêmea irá dispersar ovos livremente no substrato ou vegetação sendo fecundado pelo macho em seguida. Não ocorre cuidado parental e os alevinos eclodem em até 48 horas e estarão nadando livremente 24 horas depois.

Dimorfismo Sexual: O dimorfismo sexual é bastante evidente com machos desenvolvendo padrão de cores mais intensas e fêmeas apresentam tubérculos visíveis em sua cabeça quando em condições de desova, além de serem levemente maiores e mais roliças na região abdominal.

Biótopo: Ocorre em diversos tipos de habitats, desde águas de fluxo lento em meio a substrato lamoso nas margens de pequenos rios, até águas claras de fluxo rápido sob substrato rochoso.

Etimologia: A etimologia do gênero (Dawkinsia) é em homenagem a Richard Dawkins, por sua contribuição para a compreensão pública da ciência e, em particular, da ciência evolutiva.

Sinônimos: Systomus assimilis, Puntius assimilis, Puntius lepidus

Informações adicionais: —

Referências:

  1. Pethiyagoda, R. e M. Kottelat, 2005. Uma revisão da farpa do grupo filamentosus Puntius (Teleostei: Cyprinidae) do sul da Índia e Sri Lanka. Raffles Touro. Zool. Suppl. 12: 127-144.
  2. Seryoulis Fish – http://www.seriouslyfish.com/species/dawkinsia-assimilis/

Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Outubro/2015
Atualização Junho/2018
Colaboradores (collaboration): –

Confira também

0 comentários

  1. gostei bastante do site e do foi apresentado. vivo em Moçambique (Africa), gosto de peixes ornamentais, tenho alguns platis em meu aquario, e gostaria de ter outras espacies de peixe. peço a vossa ajuda, mi mandando alguns peixad pra mim.

    melhores cumprimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *