Sugador chinês (Myxocyprinus asiaticus)

 

Myxocyprinus asiaticus (Bleeker, 1864)

Espécime juvenil. Foto de Ricardo Kobe (c)

Nome Popular: Sugador chinês — Inglês: Chinese sucker

Ordem: Cypriniformes — Família: Catostomidae

Distribuição: Ásia; Bacia do rio Yangtze na China

Tamanho Adulto: 90 cm (comum 60 cm)

Expectativa de Vida: 20 anos +

pH: 6.0 a 8.0 — Dureza: –

Temperatura: 15°C a 28°C

Aquário Mínimo: 250 cm comprimento X 70 cm largura — A escolha da decoração do aquário não é tão crítica quanto a qualidade da água e a quantidade de espaço aberto oferecido para a natação. Como a maioria dos peixes que vive em fluxo lótico, ele é intolerante ao acúmulo de resíduos orgânicos e requer água limpa o tempo todo para prosperar, além de alto índice de oxigênio dissolvido.

Comportamento & Compatibilidade: Pacífico podendo ser mantido com peixes do mesmo porte. Aparentemente, ocorre em grupos na natureza.

Alimentação: Naturalmente é um onívoro bentônico se alimentando de insetos, crustáceos, pequenos moluscos, anelídeos, algas e outros vegetais. Em aquário aceitará alimentos secos e vivos sem dificuldades, devendo ser fornecido alimentos vegetais regularmente.

Reprodução: Não há relatos de sua reprodução em cativeiro, exceto com o uso de hormônios. Na natureza, os adultos atingem a maturidade sexual por volta dos 6 anos de idade e realizam migrações anuais para cabeceiras rasas e de fluxo de água mais rápido para desovar entre os meses de fevereiro a abril, voltando para os canais principais dos rios no outono.

Machos adultos desenvolvem pigmentação vermelha em seus flancos em condição de reprodução. Foto de Charles Shi (Science Academy of Chongqing City)

Dimorfismo Sexual: Durante a época de reprodução, os machos adultos se distinguem das fêmeas adultas por sua coloração vermelha em seus flancos.

Biótopo: Espécie pelágica que ocorre principalmente nos canais principais dos rios e em riachos maiores. Os juvenis tendem a ser encontrados em águas rasas de fluxo lento com substratos rochosos, enquanto espécimes maiores mostram preferência por áreas mais profundas.

Etimologia: Myxocyprinus: do grego myxos = mucus + Latim, cyprinus = carpa

Sinônimos: Carpiodes asiaticus

Informações adicionais: Conhecido intencionalmente por inúmeros nomes como ‘Chinese banded shark’, ‘Chinese sucker’, ‘freshwater batfish’, ‘high-fin banded loach. Sua população vem diminuindo drasticamente devido a poluição, barragens (impedindo sua migração reprodutiva natural ), pesca excessiva, espécies introduzidas e coleta para o comércio de aquários. Como consequência, foi colocado na lista chinesa de espécies ameaçadas de extinção e é uma espécie protegida.

São bem distintos na fase juvenil e adulta. Quando juvenis possuem nadadeira dorsal alta e triangular que se estende até a parte posterior da nadadeira anal, corpo normalmente marrom com três faixa oblíquas escuras. Sua aparência adulta é bem menos distinta, visto que seu corpo é bem mais alongado e a nadadeira dorsal não é muito alta, além de apresentar coloração mais escura. Os lábios grossos e carnudos apresentam pequenas papilas sem barbilhões. Eles têm uma única fileira de dentes faríngeos semelhantes a um pente.

Seu crescimento é rápido, normalmente atinge um comprimento de cerca de 20 cm em seu primeiro ano e 50 cm aos três anos de idade. A maturidade sexual é atingida quando tem cinco a seis anos de idade e pelo menos 60 cm de comprimento. O tamanho máximo atingido por este peixe é de 1,35m e 40 kg de peso.

A espécie é amplamente cultivada na China para abastecer a indústria alimentícia.

Referências:

  • Wang, S. (ed.), 1998. China red data book of endangered animals. Pisces. National Environmental Protection Agency. Endangered Species Scientific Commision. Science Press, Beijing, China
  • Nichols, J.T., 1943. The freshwater fishes of China. Natural history of Central Asia: Volume IX. The American Museum of Natural History, New York, USA
  • Riede, K., 2004. Global register of migratory species – from global to regional scales. Final Report of the R&D-Projekt 808 05 081. Federal Agency for Nature Conservation, Bonn, Germany.
  • Gao, Z., Y. Li and W. Wang, 2008 – Environmental Biology of Fishes 83(3): 345-346
    Threatened fishes of the world: Myxocyprinus asiaticus Bleeker 1864 (Catostomidae).
  • Liu, J., J. Chen, Z. Yu and L. Liu, 1995 – Asian Fisheries Science 8: 223-227
    Controlled Reproduction and Broodstock Rearing of the Chinese Sucker Myxocyprinus asiaticus.

Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Agosto/2021
Colaboradores (collaboration): —

Sobre Edson Rechi 852 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*