O famoso mercado de peixes Goldfish Market em Hong Kong

 

Fonte: Mail OnLine por Becky Pemberton —  Tradução e adaptação: Edson Rechi

Nota do tradutor: Vale destacar que devido o espaço limitado das lojas, a região possuir um dos alugueis mais caros do mundo e a cultura local, os peixes são mantidos em condições “precárias” ao olhar de algumas pessoas. Porém, devido a grande rotatividade de vendas, dificilmente passam muito tempo nestas condições. Importante ainda frisar a saúde ímpar dos animais expostos, apesar das condições contraditórias das imagens, segundo relato de aquaristas brasileiros que já visitaram o local.

  • O famoso mercado de peixes em Mong Kok (Hong Kong) apresenta milhares de peixes coloridos ensacados
  • Hong Kong é um dos principais exportadores de peixes dourados (Carassius auratus) e outros peixes tropicais do mundo
  • Kinguios são bastante populares na região e frequentemente utilizados para decorar escritórios e casas

A primeira vista o Goldfish Market é um tanto estranho e fascinante, com milhares de peixes ensacados de todas as formas e cores que revestem as paredes das lojas de aquarismo em Mong Kok.

A venda de peixes ornamentais, em especial o popular Peixe Dourado, tem crescido ao longo dos últimos 40 anos, devido a falta de espaço para manter grandes animais de estimação como gatos e cães.

O colorido mercado de rua se estende por alguns quarteirões de Tung Choi Street North, com muitos sacos pendurados com peixes dourados e centenas de espécies de peixes tropicais, aguardando para serem comprados e levados para casa.
O mercado começar a funcionar cedo até o por do sol, com algumas lojas ficando abertas até o começo da noite.
Hong Kong é um dos principais exportadores de peixes tropicais do mundo.

As lojas de Tung Choi Street estão operando há muitos anos, com a demanda dos peixinhos dourados ligado à popularidade de criá-los sob a harmonia do feng shui em suas casas.

Hong Kong estava entre os cinco principais exportadores mundiais de peixes tropicais vivos do mundo, durante a década de 1980 e início da de 1990, com grande destaque para a feira de peixes de Tung Choi Street.

As lojas estão em operação há muitos anos, com a demanda de peixinho dourado ligado à popularidade do Feng shui.
Os visitantes se deparam com milhares de sacos, baldes e caixas d´água com inúmeras espécies de peixes prontos para ser levado.

Muitos dos donos de lojas são aquaristas profissionais, competindo internacionalmente e regionalmente em vários concursos de peixes.

Alguns dos maiores aquaristas profissionais do mundo possuem lojas no mercado de Hong Kong.

Os peixes tropicais pendurados em pequenos sacos nas lojas, muitos deles são reproduzidos pelos próprios aquaristas locais.
A falta de espaço cada vez mais comum, mostrou que era impraticável manter gatos ou cães de estimação, aumentando a demanda de peixes tropicais, tanto de água doce como os marinhos.
Muitos dos donos de lojas são aquaristas profissionais, que competem internacionalmente e regionalmente em inúmeras competições.
Peixe papagaio de inúmeras cores.
Hong Kong estava entre os cinco principais exportadores mundiais de peixes tropicais em todo o mundo, durante a década de 1980 e 1990.
Além de peixes, existem inúmeras plantas aquáticas sendo vendidas também
Centenas de Bettas expostos
Devido o grande crescimento populacional, a maioria das pessoas vive em pequenos apartamentos e os peixes acabaram se tornando populares devido o espaço reduzido que exigem para serem criados. Em destaque um peixe espada.
Pessoas observando peixes ensacados. Algumas lojas ficam abertas até tarde da noite.
Muitas pessoas são adeptas do Feng Shui e compram peixes coloridos para harmonizar seus lares
Kinguios, também conhecidos como peixe dourado, aglomerados em um aquário
O foco principal do mercado são os peixes, mas poderá encontrar outros animais como as tartarugas

Goldfish Market Hong Kong

Endereço: Tung Choi Street North, Mong Kok, Kowloon

Como chegar:

Estação MTR Prince Edwar, saída B2. Caminhe o leste ao longo de Prince Edward Road West até chegar ao mercado; ou Estação MTR Mong Kok, saída C. Caminhe para Sai Yee Street através da passarela e siga as placas.

Sobre Edson Rechi 852 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

2 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*