Australoheros ribeirae (Ottoni, Oyakawa & Costa, 2008)
Nome Popular: Cará, Acará — Inglês: não possui
Família: Cichlidae (Ciclídeos)
Origem: América do Sul, endêmico da bacia do rio Ribeira no Brasil
Tamanho Adulto: 8 cm
Expectativa de Vida: 5 anos +
Temperamento: comportamento
Aquário Mínimo: 80 cm X 30 cm X 40 cm (96 L)
Temperatura: 22°C a 28°C
pH: 6.0 a 7.0– Dureza: —
Visão Geral
Endêmico da bacia do rio Ribeira de Iguape e distinguindo-se das demais espécies do gênero devido a caracteres de coloração, osteológicos, morfometricos e por apresentar um ectopterigoide fino.
Australoheros ribeirae, difere de A. facestus, A. Kaaygua, A. scitulus; por possuir os seguintes caracteres: 9-10 raios na nadadeira dorsal, 6-7 espinhos na nadadeira caudal, 8 raios na nadadeira anal, 14 vertebras pré-caudal, 12 vertebras caudal, 26 vertebras ao todo, 24-26 escamas na serie longitudinal, 16-18 escamas na linha lateral superior. Altura da cabeça 95.4–98.9 % da medida padrão, comprimento do ultimo espinho da nadadeira dorsal 16–16.8 % da medida padrão, altura do corpo 47.4–51.3 % da medida padrão, comprimento da nadadeira pélvica 32.4–37.2 % da medida padrão, comprimento da pré-dorsal 47.1–49.6 % da medida padrão, profundidade do pré-orbital 64.2–73.3 % da medida padrão, largura da cabeça 48.9–53.6 % da medida padrão. Apresenta coloração marrom-avermelhada com barras negras verticais.
(Fonte: Ottoni, F.P., O.T. Oyakawa and W.J.E.M. Costa, 2008. A new species of the genus Australoheros from the rio Ribeira do Iguape basin, São Paulo, Brazil (Labroidei: Cichlidae: Cichlasomatinae). Vertebrate Zoology 58(1):75-81.)
Aquário & Comportamento
Aquário mínimo de 100L para um casal ou 300L para comunitário. Decoração com pedras grandes e troncos devem ser utilizados para a espécie ficar mais a vontade e demonstrar suas cores vibrantes. Evitar criar fluxo lótico no aquário.
Seu comportamento é bastante variável, costuma ser pacífico com outros peixes se reservando a expulsá-los de seu território. Em época de reprodução se tornam agressivos. Comem peixes menores.
Reprodução & Dimorfismo Sexual
Ovíparo. Desovam em superfícies planas de rochas, folhas ou troncos. Em dois ou três dias os ovos eclodem e em dois dias os alevinos estarão nadando livremente sob supervisão dos pais. Progenitores cuidam das larvas por duas a quatro semanas.
Os machos são maiores com nadadeiras mais coloridas e pontiagudas, fêmeas são ligeiramente menores.
Alimentação
Onívoro. É um predador diurno oportunista que se alimenta de detritos e matéria vegetal, além de pequenos animais aquáticos. Em cativeiro aceitará prontamente alimentos secos, vivos e congelados.
Etimologia: Ribeirae se refere a bacia do rio Ribeira de Iguape, a localidade da nova espécie. A localidade tipo da espécie é o município de Sete Barras, próximo a estrada Sete Barras – Eldorado (SP).
Referências
Ottoni, F.P., O.T. Oyakawa and W.J.E.M. Costa, 2008. A new species of the genus Australoheros from the rio Ribeira do Iguape basin, São Paulo, Brazil (Labroidei: Cichlidae: Cichlasomatinae). Vertebrate Zoology 58(1):75-81.
Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Junho/2016
Colaboradores (collaboration): —
achei interessante esta matéria sobre este peixe nem sabia da existência desta espécie aqui no brasil estava interessado em comprar o australoheros scitulus mas esta sendo difícil adquirir esta espécie teria como vcs me explicar como eu posso adquirir um casal de australoheros ribeirae e me dizer o preço do casal e o custo do transporte eu moro em salvador faz muito tempo que não vejo esta espécie a venda no rio de janeiro sou carioca mas moro em salvador eu so tive um exemplar do australoheros scitulus quando tinha 15 anos hoje estou com 55 e nunca mas vi essa espécie sendo vendida no rio agradeço se vcs me enviarem uma resposta sobre a venda desta espécie nossa que ocorre em são Paulo obrigado atenciosamente
Olá Vitor, não vendemos peixes. Nas boas lojas de aquarismo em SP as vezes aparece o Australoheros facetus.
Na minha região que é capão Bonito,sp ,tem esse tipo de peixe se tiver como transportalo aqui pode pescalo 👍
eles costumam comer os filhotes da mesma especie?
Quando desovam eles cuidam da progênie por algum tempo.