Lojas de Aquarismo: Top Tropical Fish

 

Depois de 36 anos visitando lojas de aquarismo, é difícil me surpreender. Mas a Top Tropical Fish (TTF) me surpreendeu. No meio da loja (que fica escondida no subsolo de um pet shop), tem um imenso aquário, com pelo menos 50 Discos selvagens. A alegria de ver tantos e belos Discos selvagens, por si só, valeu a visita. Um tanque central de 220x100x50cm. 1100 litros, espaço suficiente para ver os bolachudos nadando em cardume. Me fez lembrar do mergulho que fiz no Nhamundá (Amazonas), onde tive o prazer de ver in loco como vivem os Discos.

13689840_trotropical

Não bastasse esse tanque, tem mais 13 aquários dedicados aos Discos selvagens. Segundo o Renato Bertolucci, dono da TTF, havia cerca de 100 bolachudos no total, das seguintes variedades: Red Cuipeua, Red Nhamundá, Red Atlântico, Red Santa Fé, Red Tefé, Blue, Green sólido, Green Red Spotted, Heckel Nhamundá, Heckel Uatuma e Manacapuru.

O mais legal é que havia belos peixes, como Heckels bem azulados, com um preço excelente: 85 reais. A variedade mais cara era o Red Atlântico, por 220 reais.

A Baran Discos era uma loja que investiu bastante no comércio de Discos selvagens bonitos no Brasil, e chegou a ter mais de cem Discos selvagens no estoque. Mas infelizmente diminuiu muito o ritmo após a morte do Cleber Baran, com quem tive o prazer de conviver, durante a Expedição Nhamundá 2015. As variedades que o Baran tinha eram mais bonitas (e caras) que as da TTF, mas esta tem o mérito de conseguir um ótimo custo-benefício nesses peixes.

13716125_toptropical

O mercado de Discos selvagens no Brasil, infelizmente, é pequeno, e mais lamentável ainda que nós, brasileiros, tenhamos tão pouco acesso aos exemplares mais bonitos, que vão praticamente todos para exportação. O único jeito de mudar isto seria o aquarista brasileiro consumir mais. Uma loja que pratica um bom custo-benefício, como a TTF, é um importante primeiro passo para isso acontecer.

13735247_trotropical

A loja fica na Moóca, em São Paulo. Site: http://www.toptropicalfish.com.br/ttf/

Publicado em 18/07/2016

Sobre Aquarismo Paulista 91 Artigos
Visamos o fortalecimento dos amantes deste hobby, para que possamos promover a divulgação do aquarismo responsável através de nosso grupo no Facebook e site, além de promover encontros e eventos relacionados. O foco do grupo Aquarismo Paulista é abranger todas as vertentes do aquarismo e aquaristas de todos os níveis.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*