O verdadeiro nome do “Red Rainbow Tetra”

O famoso tetra ornamental acaba de ser oficialmente descrito: Hyphessobrycon wadai

O famoso tetra ornamental, bastante conhecido no comércio aquarístico com os nomes “Red Rainbow Tetra”, “Blueberry Tetra” e também como Inpaichthys sp. “Blueberry” devido sua exuberante coloração azul/roxa no corpo e por possuir as nadadeiras vermelhas, acaba de ser oficialmente descrito.

blueberry

Hyphessobrycon wadai. Foto em vida

Anteriormente, a espécie era normalmente chamada pelo nome científico Hyphessobrycon coelestinus, um nome usado erroneamente em essa espécie.

coelestinus

Hyphessobrycon coelestinus. Foto F. Carvalho.

Hyphessobrycon wadai foi descrita em homenagem ao nosso amigo Luiz Wada, um dos principais criadores dessa espécie no Brasil. Esta espécie é proveniente de um afluente da bacia do rio Tapajós, no estado do Mato Grosso, Brasil.

Suas principais características são, a presença de uma única mancha umeral, ausência de uma mancha distinta no pedúnculo caudal, ausência de um linha lateral escura bem definida no corpo, presença de 16-18 raios ramificados na nadadeira anal, nove raios ramificados na nadadeira dorsal e seis raios ramificados na nadadeira pélvica.

Spectrumaquarium-1

Hyphessobrycon wadai. Foto Spectrumaquarium
Etimologia O nome específico, “Wadai“, é em homenagem a Luiz Wada, grande criador de peixes ornamentais e aquarista entusiasta, em reconhecimento a sua ajuda na pesquisa científica com peixes.

Distribuição e habitat.
A espécie é conhecida dos tributários do Rio do Sangue, afluente do Rio Juruena, bacia do alto Rio Tapajós.
Rio-Curuína
Rio Curuína, tributário do Rio do Sangue.

Dimorfismo sexual

A coloração do macho de Hyphessobrycon wadai durante o período reprodutivo é mais intensa do que das fêmeas (L. Wada, com. pessoal).

Para saber mais:

Marinho, M.M.F., Dagosta, F.C.P., Camelier, P. & Oyakawa, O.T. (2016): A name for the ‘blueberry tetra’, an aquarium trade popular species of Hyphessobrycon Durbin (Characiformes, Characidae), with comments on fish species descriptions lacking accurate type locality. Journal of Fish Biology

Sobre Ricardo Britzke 3 Artigos
Natural de Jundiaí e aquarista desde 1991. É biólogo e possui mestrado e doutorado em Zoologia, com ênfase em taxonomia e sistemática de peixes neotropicais, trabalhando principalmente com ciclídeos, tetras e peixes anuais. Já manteve diversos tipos de aquários, mas atualmente prefere aquários do tipo Amazônico.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*