Ciclídeo Joia com Listras (Hemichromis elongatus)

 

Hemichromis elongatus (Guichenot, 1861)

Espécime macho em época de reprodução. Foto de Joerg Albering (c)

Nome Popular: Ciclídeo Joia com Listras — Inglês: Banded jewel cichlid, five-star general

Ordem: Perciformes — Família: Cichlidae (Ciclídeos)

Distribuição: África, ampla distribuição na bacia do Congo

Tamanho Adulto: 19 cm (comum 15 cm)

Expectativa de Vida: 5 anos +

pH: 6.6 a 7.6 — Dureza: 5 a 15

Temperatura: 23°C a 25°C

Aquário Mínimo: 80 cm comprimento X 30 cm largura — O aquário para a espécie deve ser espaçoso com bastantes esconderijos para ajudar a dispersar sua agressão. O uso de vasos de argila, rochas, raízes e outros adornos são recomendados formando cavernas. A espécie tende a cavar muito, de modo que as plantas enraizadas no substrato provavelmente não irão prosperar.

Comportamento & Compatibilidade: Seu comportamento é variável, sendo pacífico quando juvenil e aumentando seu instinto territorial e agressivo a medida que vai ficando adulto. É um peixe desinibido que não se intimida com peixes de maior porte, além de comer peixes de menor porte. Sua agressividade fica ainda mais acentuada em época de reprodução, podendo atacar e matar outros peixes para defender sua prole.

Alimentação: Piscívoro. Em cativeiro aceitará prontamente alimentos mortos ou vivos como minhocas, mexilhão e filé de peixes, além de alimentos secos.

Reprodução: Ovíparo. Desovam normalmente no substrato. A desova ocorre de maneira semelhante a muitos outros ciclídeos, com a fêmea colocando uma linha de ovos antes de se afastar, permitindo que o macho ocupe seu lugar os fertilizando. Até 800 ovos podem ser fertilizados dessa maneira. Os ovos eclodem em cerca de 48 horas e, durante esse período, o macho defenderá o local da desova, enquanto a fêmea tenderá defender os ovos. Alguma troca de função pode ocorrer aqui. Também durante esse período, o par cava uma série de depressões superficiais no substrato ao redor do local de desova. Ovos eclodem em cerca de 48h e os alevinos serão transferidos constantemente para as depressões feitas no substrato. Pais cuidam da progênie por até um mês.

Dimorfismo Sexual: Os machos tendem a ser um pouco maiores e mais coloridos do que as fêmeas. Eles também desenvolvem nadadeiras dorsal e anal estendidas à medida que amadurecem.

Biótopo: Ocorre em uma variedade de biótopos, incluindo rios, afluentes, lagos e lagoas. Em algumas áreas costeiras, é conhecido por entrar em águas salobras.

Etimologia: —

Sinônimos: Hemichromis fasciatus, Hemichromis auritus, Chromichthys elongatus

Informações adicionais: Distribuído desde o Camarões até a República do Congo, em todo sistema do rio Congo, Okavango, Zambesi e Cuanza.

Pouco difundido no hobby, é um ciclídeo extremamente agressivo e altamente predador. É um predador tão eficiente que, em alguns de seus países nativos, é usado para controlar populações de tilápia.

Foto: Hung-Tsun Cheng (c)
Foto: Hung-Tsun Cheng (c)

Referências:

  • Daget, J. and G.G. Teugels, 1991. Hemichromis. p. 187-194. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa, CLOFFA, ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4.
  • Breder, C.M. and D.E. Rosen, 1966. Modes of reproduction in fishes. T.F.H. Publications, Neptune City, New Jersey.
  • Mundy, B.C., 2005. Checklist of the fishes of the Hawaiian Archipelago. Bishop Mus. Bull. Zool.
  • Yamamoto, M.N. and A.W. Tagawa, 2000. Hawai’i’s native and exotic freshwater animals. Mutual Publishing, Honolulu, Hawaii.
  • Skelton, P.H., 1993. A complete guide to the freshwater fishes of southern Africa. Southern Book Publishers.

Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Outubro/2019
Colaboradores (collaboration): —

Sobre Edson Rechi 768 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*