Descrição de uma nova espécie de Moenkhausia na Bacia do Paraguai

Uma nova espécie de Moenkhausia é descrita nos afluentes do rio Sepotuba, bacia do Paraguai, no Brasil. Trata-se do Moenkhausia flava (Britzke et al. 2018)

Moenkhausia flava , holotype, MZUSP 123719, 34.0 mm SL, Brazil, Mato Grosso, small stream tributary of rio Sepotuba.

A nova espécie se distingue dos seus congêneres por uma combinação de caracteres, incluindo uma mancha umeral discreta de forma oval, alongada verticalmente, que se estende horizontalmente da terceira a quinta escamas da linha lateral e, verticalmente, da terceira fila de escamas acima da linha lateral até a primeira fila abaixo da linha lateral; seguida por escassos cromatóforos no flanco, combinado com uma linha escura bem definida na base da nadadeira anal.

Type-locality of Moenkhausia flava, upper rio Sepotuba basin, Mato Grosso, Brazil.
Live specimen of Moenkhausia flava, paratype, MZUEL 8139, 28.5 mm SL.

Além disso, a posição filogenética da nova espécie é apresentada com base em dados moleculares, mostrando um relacionamento próximo entre as espécies de Moenkhausia e Hemigrammus que possuem uma linha escura bem definida na base da nadadeira anal. Até o momento, essa espécie é conhecida apenas da bacia do Alto Sepotuba.

Mais informações consulte o artigo original.

Publicado em 21/07/2018

Sobre Edson Rechi 684 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*