Brichardi Listrado (Neolamprologus savoryi)

Neolamprologus savoryi (Poll, 1949)

Foto de Rick Borstein de Greater Chicago Cichlid Association – www.gcca.net (c)

Nome Popular: Brichardi Listrado — Inglês: Striped Brichardi

Ordem: Perciformes — Família: Cichlidae (Ciclídeos)

Distribuição: África, endêmico do lago Tanganyika

Tamanho Adulto: 8 cm

Expectativa de Vida: 5 anos +

pH: 8.0 a 9.0 — Dureza: –

Temperatura: 24°C a 28°C

Aquário Mínimo: 80 cm comprimento X 40 cm largura — o aquário deverá possuir substrato arenoso. Deve ser formado um paredão de rochas dispostas formando cavernas que ocupem grande parte do aquário, porém deixando área livre para natação.

Comportamento & Compatibilidade: Peixe de agressividade mediana principalmente quando defende seu território ou em época de reprodução. Em geral convivem bem com outros peixes, com exceção a outros ciclídeos de mesmo hábito o qual deverão compartilhar do mesmo aquário somente se houver uma boa área para cada peixe demarcar seu território. Outros rock dwellers como Julidochromis ou Altolamprologus só são possibilidades se o tanque for grande o suficiente e possuir bastante objetos que quebrem sua linha de visão.

Alimentação: Naturalmente se alimentam de plâncton. Em aquário aceitará todo o tipo de alimentos, desde spirulina, camarões, artêmia, flocos e granulado.

Reprodução: Ovíparo. Uma vez formado o casal, a fêmea inicia a limpeza de uma caverna para depositar os ovos. Após 48 a 72 horas da fertilização dos ovos, nascerão os alevinos. Nesta fase os pais serão muito territoriais. Aos 3 dias de idade, os alevinos estarão nadando livremente próximo ao local da desova sob a supervisão dos pais. A medida que os alevinos crescem ajudarão os progenitores a guardar o território.

Dimorfismo Sexual: Não é de fácil identificação. Em adultos, os machos tendem a ser maiores e mais largos que as fêmeas.

Biótopo: Áreas da linha costeira com substratos rochosos a uma profundidade de 10 a 40 metros. Outros membros do complexo são encontrados em águas mais rasas. Esta espécie raramente se afasta da cobertura rochosa. De acordo com o autor Ad Konings, este peixe nunca é encontrado em grandes grupos, mas apenas em pares com um exemplar individual ocasionalmente se mostrando.

Etimologia: Neolamprologus do Grego, neos = novo + grego, lampros = tocha + grego, lagos = lebre.

Informações adicionais: Conhecidos como Rock Dwellers, ou morador de rochas, seu comportamento é similar aos Mbunas do lago Malawi.

Está incluso no “complexo de brichardi” que inclui outras espécies como  N. brichardi, crassus, falcicula, gracilis, helianthus, olivaceous, pulcher e splendens. Pode ser distinguido de outros do complexo por seu padrão distinto de barras verticais.

Referências:

  • Maréchal, C. and M. Poll, 1991. Neolamprologus. p. 274-294. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4.
  • Konings, A., 1988. Tanganyika cichlids. Verduijn Cichlids & Lake Fish Movies, Zevenhuizen, Holland.
  • Reddon, A.R., C.M. O’Connor, I.Y. Ligocki, J.K. Hellmann, S.E. Marsh-Rollo, I.M. Hamilton and S. Balshine, 2016. No evidence for larger brains in cooperatively breeding cichlid fishes. Can. J. Zool.
  • Romero, P., 2002. An etymological dictionary of taxonomy. Madrid, unpublished.

Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Novembro/2020
Colaboradores (collaboration): —

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *