Como os peixes conseguem dormir de olhos abertos

O sono desses animais é bem diferente dos mamíferos, mas alguns chegam, sim, a se deitar para descansar

 
O sono dos peixes consiste numa redução metabólica — Foto: Canva/ CreativeCommons

Já imaginou dormir de olhos abertos? É exatamente isso que os peixes fazem. Apesar de muita gente achar que esses animais não dormem, já que nunca fecham os olhos, a verdade é que eles têm, sim, momentos de descanso, mas, devido a diferenças fisiológicas, seu sono não é como o dos mamíferos.

Para começar, o biólogo Felipe Mari explica o porquê de os peixes não fecharem os olhos para dormir: eles não têm pálpebras. “Também não possuem neocórtex, a parte do cérebro responsável por desligar nossas funções quando fechamos os olhos para descansar”, acrescenta o profissional.

Sono profundo? Não exatamente

Enquanto os mamíferos conseguem dormir profundamente, isso não ocorre com os peixes. Na verdade, esses animais passam por uma desaceleração metabólica que lhes permite repousar, mas, ao mesmo tempo, continuar alerta para a presença de possíveis predadores.
“Se os peixes dormissem como os mamíferos, ficariam vulneráveis ao ataque de outros predadores. Alguns possuem recursos ou se aproveitam de outros seres do ecossistema, como o peixe palhaço, que busca a anêmona para se proteger durante os periodos de descanso”, exemplifica Luiz Guaraná, médico-veterinário que atua com animais exóticos.

O peixe palhaço conta com a proteção das anêmonas na hora de dormir — Foto: Canva/ CreativeCommons

O ambiente ideal

Como os peixes são ectotérmicos, isto é, sua temperatura corporal depende do ambiente – ao contrário dos mamíferos, que são capazes de regular a própria temperatura -, o espaço em que se encontram influencia seu metabolismo.

Felipe conta que a luminosidade e a temperatura da água afetam o grau de atividade dos peixes. Em locais mais escuros e frios, o metabolismo deles desacelera, fazendo com que gastem menos energia e, consequentemente, consigam descansar.

“A pulsação fica mais baixa, entra em estado de dormência. Mas isso depende de horários e locais determinados em que eles se sentem mais confortáveis para dormir. Isso varia de acordo com a espécie e com o indivíduo”, comenta Felipe.

O profissional afirma que o tempo de sono também diverge bastante, podendo durar alguns minutos ou até horas.
Quem tem aquário em casa deve assegurar que o ambiente seja adequado ao tipo de peixe, além de garantir iluminação não muito intensa e a água sempre renovada, para que os animais possam ter o melhor sono possível.

A espécie da Dory, do filme da Pixar, costuma se deitar no fundo do aquário para dormir — Foto: Canva/ CreativeCommons

Os peixes deitam?

Algumas espécies reduzem a frequência do batimento das nadadeiras, mas não chegam a ter uma posição diferente para dormir. Outros peixes, para descansar, procuram se abrigar em meio a pedras ou algas. Mas há também os que chegam a se deitar para esse momento de repouso. “A espécie da Dory, de Procurando Nemo, costuma se deitar no fundo do aquário para dormir”, diz Felipe.

Fonte: Vida de Bicho

Publicado em Outubro/2024

Sobre Aquarismo Paulista 179 Artigos
Visamos o fortalecimento dos amantes deste hobby, para que possamos promover a divulgação do aquarismo responsável através de nosso grupo no Facebook e site, além de promover encontros e eventos relacionados. O foco do grupo Aquarismo Paulista é abranger todas as vertentes do aquarismo e aquaristas de todos os níveis.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*