Tetra Cardinal, Tetra Neon (Paracheirodon axelrodi)

 

Paracheirodon-axelrodi1

Classificação

Classe: Actinopterygii • Ordem: Characiformes • Família: Characidae

Nome binomial: Paracheirodon axelrodi (Schultz, 1956)

Sinônimos: Hyphessobrycon cardinalis, Cheirodon axelrodi

Grupo Aquário: Peixes de cardume, Tetras neotropicais

Nomes comuns

Tetra Cardinal, Tetra Neon, Neon, Cardinal

Inglês: Cardinal tetra, Cardinal tetra, Neon, Neon Tetra, Red Neon, Scarlet characin

Distribuição & habitat

América do Sul, alto do Orinoco e Bacia do Rio Negro

Países: Brasil, Colômbia e Venezuela

Encontrado em ambiente lêntico, águas negras cujo a característica é possuir o pH bastante ácido (4.0 – 5.0) com baixo teor de minerais e a presença de ácidos húmicos liberados pela decomposição de matéria orgânica, muitas vezes mata ciliar presente e substrato coberto de galhos caídos, raízes de árvores e serapilheira.

Quando ocorrente em águas brancas, vide sistema Orinoco, estas águas costumam ser claras e transparentes, substrato arenoso, muitas vezes com a presença de bastante vegetação aquática e vegetação ciliar, entre os quais os peixes se abrigam. Neste ambiente o pH costumam ser ácido (5.0 – 6.0), porém, não tanto como o biótopo de águas negras.

Paracheirodon-axelrodi-map
Mapa por Discover Life

Ambiente & parâmetros da água

Pelágico; água doce • pH: 4.0 – 7.0 • Dureza: 1 – 8 • Clima: tropical; 24°C – 30°C

Tamanho adulto

4 cm (comum 3cm) • Estimativa de vida: 3-5 anos

Manutenção em aquário

Aquário com dimensões mínimas de 60 cm X 30 cm X 30 cm (54 litros) requerido. Presença de bastante plantas e raízes desejável formando refúgios. Iluminação preferencialmente moderada.

Espécie extremamente pacífica e cardumeira que poderá ser mantido em aquário comunitário, desde que não possua peixes de porte muito maior. Deve-se mantê-los em pelo menos 10 indivíduos para que fiquem desinibidos e a vontade. Há aquaristas que conseguem criá-los com peixes maiores como Discos e Acará Bandeiras, desde que os crie com estes ciclídeos ainda juvenis para irem se habituando a longo prazo.

Alimentação

Onívoro, essencialmente carnívoro. Alimenta-se de vermes e pequenos crustáceos, mesofauna, ovos, algas, detritos, etc. A maior parte de sua dieta é baseada em crustáceos como Cladocera, bem como alguns Copépodes, além de rotíferos, e secundariamente algas diatomáceas e algas verdes, formigas, detritos, ácaros, larvas de peixes e pedaços de frutas. Em cativeiro aceitarão prontamente alimentos secos, porém, deve-se fornecer alimentos vivos semanalmente como artêmias vivas e outros vermes.

Reprodução e dimorfismo sexual

Paracheirodon-axelrodi-rep
Machos à esquerda e fêmea respectivamente. Fêmeas apresentam região ventral mais volumoso, principalmente em época de reprodução

Ovíparo, atingem a maturidade sexual com cerca de 9 meses. Fêmeas liberam seus ovos durante a estação chuvosa. O ritual de acasalamento ocorre com o macho nadando próximo a fêmea forçando a liberar os ovos na água, uma vez liberados são fertilizados em seguida. São liberados cerca de 500 ovos que irão afundar ou aderir a plantas (disseminação livre). Ovos eclodem em cerca de 24 a 30 horas após e as larvas estarão nadando livremente em cerca de 3 a 4 dias. Os ovos são fotossensíveis, sendo liberados em locais sombreados. Larvas também são fotossensíveis, e pelo menos nos sete primeiros dias de vida são habituados a presença da luz de forma gradual.

Fêmeas são ligeiramente maiores e mais largas que os machos, principalmente na região ventral. Machos adultos apresentam uma espécie de gancho na nadadeira pélvica.

Galeria de imagens

Paracheirodon-axelrodi2a
Em seu habitat natural
Paracheirodon-axelrodi2
Variedade platina

Paracheirodon-axelrodi4 Paracheirodon-axelrodi3

Descrição

A iridescência característica deste peixe é uma cor estrutural causada pela refração da luz sobre os cristais de guanina que se desenvolvem no interior das células especiais, chamadas iridócitos, na camada subcutânea. O tom exato do azul vai depender do ângulo de visão do aquarista em relação ao peixe – se o aquarista muda o ponto de vista, de modo a olhar para o peixe mais abaixo, a cor vai mudar tornando-se mais azul. Olhando mais de cima, esta cor torna-se mais esverdeada. Durante período noturno, apresentam coloração levemente castanho transparente. Assim como demais Tetras, apresentam uma pequena nadadeira adiposa. Possuem uma única fileira de dentes.

A função da cor azul intensa em seus flancos pode ter evoluído como uma estratégia de evasão de predadores de acordo com a hipótese de Ikeda e Kohshima (2009), que publicaram um estudo de campo desta espécie em riachos de águas negras próximo de Requena na Amazônia Peruana.

Os pesquisadores descobriram que a coloração brilhante da faixa lateral em P. innesi é menos visível em águas negras, exceto quando visto de um ângulo limitado de cerca de 30 ° acima do horizonte, e que isso poderia ajudar a confundir predadores. Enquanto a maioria dos caracídeos exibem um padrão de cor lateral, possuindo uma faixa lateral de cor escura com uma faixa dorsal mais leve, esse padrão se inverte em Paracheirodon e pode ser uma adaptação para formar imagens espelhadas. Como são encontrados em cardume na natureza, a imagem transmitida a potenciais predadores é que se trata de um peixe muito maior do que parece, inibindo potenciais ataques, desta forma unindo sua coloração ao fato de estarem sempre em numeroso cardume, tornam-se elementos defensivos importantes para sua sobrevivência.

São capazes de alterar a intensidade de seu padrão geral de cores, tornando-se mais leve em condições de luz com substrato claro e água clara, e mais maçante com uma faixa lateral violeta à noite, e isso também pode ser uma resposta projetado para torná-los menos visível.

Podem ser confundido com o Paracheirodon innesi, no entanto, apresentam coloração vermelha em toda extensão da parte inferior de seu corpo até o pedúnculo caudal, enquanto P. innesi apresenta coloração vermelha a partir do pedúnculo caudal até próximo a metade inferior de seu corpo.

Esta espécie é bastante popular no aquarismo e recentemente esta sendo comercializada em larga escala com cepas ornamentais seletivamente produzidos em cativeiro, incluindo variedades ouro e albino, embora a maior parte comercializada ainda provém de captura.

Na natureza P. axelrodi é considerado um peixe praticamente anual com indivíduos com mais de um ano de idade raramente encontrada, embora possa viver muito mais tempo em aquários.

Importante economicamente em diversas regiões do Brasil, existem diversos projetos sustentáveis para a captura deste peixe, chegando a responder por cerca de 60% da renda anual de ribeirinhos no município de Barcelos. Milhares de pessoas participam destes projetos de coleta sustentável, deixando de lado outras explorações danosas ao meio ambiente como o desmatamento e a captura ilegal de diversos outros tipos de animais.

Referências

  1. Nomura, H., 1984. Nomes científicos dos peixes e seus correspondentes nomes vulgares. In H. Nomura (ed.). Dicionário dos peixes do Brasil. Editerra, Brasília, Brasil: 27-63.
  2. Robins, C.R., R.M. Bailey, C.E. Bond, J.R. Brooker, E.A. Lachner, R.N. Lea and W.B. Scott, 1991. World fishes important to North Americans. Exclusive of species from the continental waters of the United States and Canada. Am. Fish. Soc. Spec. Publ. (21):243 p.
  3. Lima, F.C.T., L.R. Malabarba, P.A. Buckup, J.F. Pezzi da Silva, R.P. Vari, A. Harold, R. Benine, O.T. Oyakawa, C.S. Pavanelli, N.A. Menezes, C.A.S. Lucena, M.C.S.L. Malabarba, Z.M.S. Lucena, R.E. Reis, F. Langeani, C. Moreira et al. …, 2003. Genera Incertae Sedis in Characidae. p. 106-168. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil.
  4. O espectro de alimentos do cardeal – tetra (Paracheirodon axelrodi, Characidae) em seu habitat natural – Ilse Walker – Departamento de Ecologia (CPEC) Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), CP 478; 69,011-970 Manaus (AM), Brasil

Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Maio/2014
Colaboradores (collaboration): –

Sobre Edson Rechi 848 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

78 Comentário

  1. Sabe que nicho eles ocupam no aquario? Tenho um aquario com 120l e 50cm de coluna d’agua, os tetras red Crystal e os rodostomus ocupam mais o fundo e as borboletas a superficie, ficando o meio do aquario sem peixes…

     
  2. olá, gostaria de saber se as espécies de Neon se complementam, no sentido de que com 5 P. axelrodi e 5 P. innesi, eles poderiam formar um cardume de 10 animais, para que o seu comportamento se tornasse mais natural

     
  3. Olá. Tudo bem? Eu tenho uma dúvida enorme, que não consigo encontrar na internet e nem em lojas, a solução para ela:
    Estou montando um aquario de 120L e irei colocar apenas tetra neon.
    A dificuldade está no aquaáisagismo. Não sei que tipo de tronco, pedra e vegetação colocar. A maior dificuldade está realmente nas pedras e troncos. Pois não encontro nenhuma informação específica sobre que tipo dessas decorações não deixam a água alcalina.
    Consegue me ajudar nessa odisséia? Aproveitando o ensejo: pedras e troncos achados na rua seriam uma boa? a melhor forma de tratar seria fervendo? Obrigado.

     
  4. Boa noite!

    Gostaria de saber a quantidade máxima de neons que um aquário de 90 litros suportaria visando e promovendo uma boa qualidade de vida para todos que estiverem lá. Favor dimensionar as quantidades:

    A- Somente Neons
    B- Neons com 6 Corydoras

    Valeu!

     
    • Olá, quantos desses posso colocar num aquário plantado de 25L com uma betta macho? Poderia sugerir outra combinação para colocar nesse aquário junto com 1 beta? Exemplo X rodostomos e/ou x otocinclos e/ou X tetras + o betta. Não tenho espeço para aquário maior mas gostaria de ter um comunitário.

       
  5. Olá Edson!
    Estou montando um aquário plantado hi-tech, porém estou precisando de ajuda para quantidade de Neons e Mocinhas que posso ter em comunitário
    os equipamentos que tenho são…
    Aquário de 80 litros (com substratos e rochas cai para 70 litros de água)
    Filtro Canister Sunsun HW-403a (1400 lt/h)
    Kit CO2 (completo)
    Mídias Biológicas 2 litros Matrix
    Iluminação Nemolight Aqua Fresh 36w
    Substrato ADA Aqua Soil Amazon 9l
    Substrato ADA Power Sand S 2l
    • 1 pacote com 20 gramas de ADA PENAC-W
    • 1 pacote com 20 gramas de ADA PENAC-P
    • 1 pacote com 10 gramas de ADA TOURMALINE BC
    • 1 pacote com 10 gramas de ADA BACTER 100
    • 1 pacote com 5 gramas de ADA CLEAR SUPER
    Termostato de 200w
    Termômetro Boyu Bt-10 Digital
    Drop Checker
    Estabilizadores para água todos da Seachem (Prime, Stability, etc…)

    Como pode ver não economizei em absolutamente nada para montar meu aquário já venho guardando dinheiro a muito tempo pra fazer ele, porém não encontro nada que me ajude a dizer quantos Tetras Neon + Mocinhas posso ter total no aquário, peço encarecidamente sua ajuda, obrigado!!

     
  6. Parabéns Edson, o site é de longe o mais completo em questão de aquarismo. Tenha certeza de que todo seu esforço pra manter este site ajuda muitas pessoas. Muito obrigado! =)

     
  7. Ola, estou querendo montar um aquário de 50l com plantas low tech com as seguintes características
    Fauna: 12 Tetras Neons
    6 Corydoras Bronze
    Penso em um pH de aproximadamente 6
    26 C°
    É UMA BOA FAUNA PARA OS PARAMETROS ?

     
  8. Edson, parabéns pelo trabalho. Quanta informação boa!!!
    Gostaria de tirar uma dúvida, por favor. Em um aquário de 100 litros, posso colocar 10 tetra neon cardinal, 6 mato grosso véu, 1 betta macho, 5 ramireze e 6 corydora?
    Agradeço a atenção.

     
  9. Oi eu quiria saber se posso colocar algum peixe tipo o cascudo com meu auruatus azul num aquario
    de 12 litros pois separei ele dos kinguios porque ele era muinto agressivo eu quria colocar algum peixe limpador posso se posso pode me passar o nome

     
  10. Boa tarde, ganhei de presente um aquário medindo 60x50x30 acredito que seja de 80 litros, gostaria de saber se posso ter nesse aquário um betta, um cardume de neon (se sim qual seria o tamanho ideal desse cardume), e um cascudinho ou uns 5 coridora, sou iniciante no aquarismo e estou com muita duvida, um filtro com vazão de 150 litros hora é suficiente para esse aquário?

     
      • Muito obrigado pela ajuda, qual peixe poderia colocar no lugar do betta? tinham me indicado um acara zebra, mais já li que ele pode comer os neon. tava querendo um peixe médio bem colorido, tenho um filho pequeno que gosta de ficar observando o aquário.

         
          • Não conhecia, gostei dos Apistogramma Agassizi, colocar um casal no lugar do betta, quanto as plantas li lá as recomendadas mais não conheço bom por nome cientifico, penso em fazser um carpete de monte carlo sp e colocar no fundo pinheirinhos, umas rochas e decoração, bem simples, comprei barras de led para a iluminação, elas tem 50cm, sendo duas bco, uma azul e uma rosa, total de 3.000 lumens, sei que é pouco mais vi que as plantas que escolhi são bem de bos com luminosidade, oque acha? Desde já muito obrigado mesmo pela super ajuda que tem me dado e tirando minhas duvidas, Sou do rio Grande do Norte e o aquarismo aqui é pouco disseminado, os vendedores da primeira loja que fui queriam me vender dois acara bandeira e um kinguio dizendo que ia ficar um lindo aquário, mais pesquisando por aqui pude ver a bobagem que me foi sugerida, parabéns pelo seu empenho em ajudar as pessoas amantes do aquarismo assim como vc!

             
  11. Olá! Adorando as informações aqui.
    Tenho um aquário de 200 litros… nele tem 4 acarás-bandeira ainda pequenos, 6 tetra-foguinhos e 10 rodóstomos. Você acha que ainda dá pra acrescentar 1 acará-bandeira e 10 tetra-neóns?

     
  12. Estava pensando num aquário de 50 litros com uns 10 neon e uns 4 otos. Fica ok ou devo tirar os otos? Se não der para por os otos, tem alguma sugestão de algum peixe para por no lugar? vlw

     
  13. Tenho um aquário de 50 L, filtragem 280 L/h, pH 6,6, temp 26°C e poucas plantas, com 8 neons. Pretendo adicionar uns 5 limpa vidros e mais uns 8 peixes de pequeno porte (ainda não decidi a espécie, mas de tamanho semelhante ao neon). Acha que devo aumentar a capacidade de filtração?

     
  14. Olá, tenho um aquário de 100 litros, nele tenho 5 barbo ouro, 12 mato grosso, 2 acará bandeira e 2 coridoras, gostaria de saber se ele tá superlotado, ou eu ainda consigo inserir um cardume de tetra neon?

     
  15. Boa tarde !
    Estou montando um plantado de 350 litros nele vai ter pedras e troncos.
    Sump de 85 litros
    2 litros de media biológica
    Carvão ativado
    Feltro
    Esponja
    2 Bomba de 1600 l/h
    Filtro Uv 25W
    Gerador de ozônio
    Aquecedor Termostato 500w
    Bomba Oxigenação duas saídas

    Sera que comporta os peixes abaixo
    30 Neons
    20 Rosaseo Prateado
    20 Tetra enfermeirinha
    05 Coridoras
    03 Acara Marmorato
    03 Acara Ouro
    03 Acara Black

    Desde já agradeço.
    E parabéns pelo site muito bom.

     
  16. Olá, quantos desses posso colocar num aquário plantado de 25L com uma betta macho? Poderia sugerir outra combinação para colocar nesse aquário junto com 1 beta? Exemplo X rodostomos e/ou x otocinclos e/ou X tetras + o betta. Não tenho espeço para aquário maior mas gostaria de ter um comunitário

     

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*