Cidade dos EUA alerta moradores após encontrar ‘peixe-dourado gigante’ em lago; espécie é considerada invasora

Prefeitura de Burnsville, no estado americano de Minnesota, pediu que animais exóticos não fossem despejados em lagos porque prejudicam o desenvolvimento da biodiversidade local.

 

A prefeitura de uma cidade do Minnesota, nos Estados Unidos, fez um alerta aos seus moradores após encontrar “espécimes gigantes” de peixinhos-dourados em um lago da região.

Na sexta-feira (9), autoridades da cidade de Burnsville recuperaram ao menos seis peixes da família Cyprinidae que nadavam no lago Keller, dentro da reserva ambiental de mesmo nome.

Peixe-dourado gigante é encontrado em lago dos EUA. Foto sem data — Foto: Reprodução/Twitter/BurnsvilleMN

Os peixes, vendidos como animais de estimação, teriam sido abandonados no local por seus antigos donos, segundo a equipe do serviço ambiental.

A prática é uma ameaça à biodiversidade local uma vez que a espécie exótica – ou seja, que não pertence àquele ambiente – é considerada invasora.

As invasões biológicas já são a segunda maior causa de extinção de espécies em todo o planeta, atrás apenas da exploração comercial, segundo a União Internacional para Conservação da Natureza.

Em um comunicado, a prefeitura afirmou que – em liberdade – os animais crescem mais do que o esperado e contribuem para a má qualidade da água ao consumir sedimentos e raízes de plantas.

Mas essa não foi a primeira vez que um achado desses foi feito nos EUA. Em 2013, por exemplo, pesquisadores da Universidade de Nevada encontraram 15 espécimes gigantes no Lago Tahoe.

Fonte: G1 Globo.com

Publicado em Julho/2021

Sobre Edson Rechi 915 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*