Bagre Anão (Hyalobagrus flavus)

 

Hyalobagrus-flavus

Hyalobagrus flavus (Ng & Kottelat, 1998)

Nome Popular: Bagre Anão — Inglês: Shadow Catfish

Família: Bagridae (Bagrídeos)

Origem: Ásia, Batang Hari em Sumatra e Bacia Mentaya no sul de Bornéu

Tamanho Adulto: 5 cm

Expectativa de Vida: 3 a 5 anos

Temperamento: pacífico

Aquário Mínimo: 80 cm X 30 cm X 40 cm (96 L)

Temperatura: 21°C a 28°C

pH: 5.5 a 7.0 – Dureza: 5 a 18

Visão Geral

Espécie ribeirinha comum em drenagens de Batang Hari em Sumatra e Bacia Mentaya em Bornéu. Encontrado em águas negras (blackwater) em numeroso cardume sob densa vegetação aquática.

Pode ser confundido com Hyalobagrus ornatus e vendido comumente em lojas de aquário como tal. Após revisão científica e a criação do gênero em 1998, descobriu serem espécies distintas. A pequena dimensão, o corpo translúcido e a listra preta cortando todo comprimento de seus flancos são característica dos membros deste gênero. Hyalobagrus flavus é a única espécie que se distingue de seus congêneres por ter apenas metade da borda anterior da nadadeira peitoral serrilhada.

Seu corpo é comprido, cabeça grande com focinho arredondado. Olhos grandes e quatro pares de barbilhões. Coloração translucida com tonalidade levemente amarelo metálico. Linha lateral preta desde a boca até o pedúnculo caudal. Três ou quatro pequenas manchas ao longo das costas. Dois na base da nadadeira dorsal e o início da nadadeira adiposa é o mais aparente. Existem duas ou três pequenas manchas escuras na metade ventral do corpo, os mais proeminentes estão localizados atrás da nadadeira ventral e na base da nadadeira anal.

Existe uma espécie de Crossocheilus, nomeadamente C. pseudobagroides, conhecida por mimetizar com este peixe-gato na natureza. Comumente pode ser encontrado em meio a numeroso cardume de Hyalobagrus flavus.

Aquário & Comportamento

Aquário com substrato arenoso e macio desejável, assim como a presença de plantas formando refúgios. Mostram-se mais ativos quando mantidos em aquário densamente plantado com algumas áreas abertas para natação. São bastante exigentes na qualidade da água.

Ao contrário da maioria dos peixe-gatos, possui hábito diurno e passa a maior parte de seu tempo nadando em meia água. Esta característica, aliado a seu comportamento pacífico e gregário, o torna ideal para aquário comunitário com peixes igualmente pacíficos e de pequeno porte.

Reprodução & Dimorfismo Sexual

Ovíparo. Sua reprodução em aquário é desconhecida.

Os machos são mais esguios e têm uma papila genital alongada na frente da nadadeira anal. Em época de reprodução, os óvulos das fêmeas maduras são esverdeados e podem serem vistos através do corpo translúcido.

Alimentação

Onívoro. É um micro predador que se alimenta de pequenos invertebrados e secundariamente detritos. Em cativeiro pode demorar a aceitar alimentos secos, devendo ser fornecido alimentos alternativos como minhocas pequenas, blooworms e artêmias.

Etimologia: Hyagos (grego) = transparente / bagrus (grego) = bagre / flavus vem do latim = amarelo

Referências

  1. Ng, H.H. and M. Kottelat, 1998. Hyalobagrus, a new genus of miniature bagrid catfish from Southeast Asia (Teleostei: Siluriformes). Ichthyol. Explor. Freshwat. 9(4):335-346.
  2. Hyalobagrus flavus – Planet Cat Fish
  3. Hyalobagrus flavus – Scotcat.com

Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Maio/2016

Colaboradores (collaboration): –

Sobre Edson Rechi 769 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*