Hyphessobrycon eilyos (Lima & Moreira, 2003)
Nome Popular: Não possui
Ordem: Characiformes — Família: Characidae
Distribuição: América do Sul, endêmico do Brasil
Tamanho Adulto: 2.5 cm
Expectativa de Vida: 5 anos
pH: 6.0 a 7.0 — Dureza: 1 a 12
Temperatura: 24°C a 28°C
Aquário Mínimo: 40 cm comprimento X 30 cm largura — Apreciam aquário densamente plantado com fluxo fraco de água.
Comportamento & Compatibilidade: Espécie pacífica que pode ser mantida em aquário comunitário com peixes igualmente pacíficos e de tamanho diminuto. De comportamento gregário, será importante manter em cardume com pelo menos 6 espécimes para que mostrem seu comportamento natural e cores mais realçadas.
Alimentação: Aceitam a maioria dos alimentos fornecidos como vivos e secos.
Reprodução: Desconhecido.
Dimorfismo Sexual: Machos são mais coloridos e possuem corpo retilíneo, enquanto fêmeas possuem forma mais roliça.
Biótopo: Encontrado próximo à margem ao longo de trechos semi lênticos em rios rasos e de água clara, areia e pequenas pedras espalhadas no fundo, com densa vegetação submersa e ciliar moderadamente.
Etimologia: Hyphessobrycon; do grego hyphesson, que significa de menor estatura + grego bryko = morder, mordedor. Eilyos, do grego eilyos, toca, esconderijo, em alusão ao seu habitat (remansos repletos de matéria vegetal).
Sinônimos: Não possui.
Informações adicionais: Coletado a partir do córrego Rancho e Ribeirão do Sapo, ambos afluentes da bacia do alto rio Araguaia, no estado do Mato Grosso (Brasil).
Esta espécie não apresenta manchas umerais e caudais bem como a presença de numerosos cromatóforos escuros na superfície lateral do corpo. Além disso, as nadadeiras pélvicas, caudal e adiposa são todas vermelhas, e esses peixes possuem cerca de 7 a 11 dentes maxilares.
Indicado para aquaristas mais experientes ou aquário bem maturado, dado sua exigência na qualidade da água. É uma espécie relativamente nova no hobby e seu valor costuma ser elevado, em vista sua raridade e beleza. Quando bem adaptado ao aquário apresenta coloração bastante chamativa.
Referências:
- Lima, F.C.T. and C.R. Moreira, 2003. Three new species of Hyphessobrycon (Characiformes: Characidae) from the upper rio Araguaia basin in Brazil. Neotrop. Ichthyol.
Publicado em Abril/2024
Faça um comentário