Ciclídeo Lobo (Parachromis dovii)

Parachromis dovii  (Günther, 1864)

Nome Popular: Ciclídeo Lobo — Inglês: Wolf cichlid, Guapote

Ordem: Perciformes — Família: Cichlidae (Ciclídeos)

Distribuição: América Central, Honduras e Costa Rica

Tamanho Adulto: 72 cm (comum ~40 cm)

Expectativa de Vida: 8 anos +

pH: 7.0 a 8.0 — Dureza: 15 a 20

Temperatura: 24°C a 36°C

Aquário Mínimo: 200 cm de comprimento X 50 cm de largura — aquário deverá estar munido com rochas formando refúgios e bastante espaço aberto para natação livre. Naturalmente são encontrados em parâmetros de água bastante extremos, em aquário deverá manter preferencialmente em pH levemente alcalino, além de temperatura entre 24°C a 28°C.

Comportamento & Compatibilidade: Ciclídeo de grande porte e agressivo, é um predador territorial que deve ser mantido preferencialmente em aquário mono espécie. O macho é extremamente agressivo com machos da mesma espécie ou outros peixes de formato e cores similares. Em aquário comunitário pode ser mantido com peixes de maior porte e de temperamento igualmente agressivo, caso contrário serão atacados constantemente mesmo sendo de porte muito superior. Peixes menores serão comidos sem êxito.

Alimentação: Piscívoro. Em seu ambiente natural se alimenta primariamente de peixes, embora coma também crustáceos e insetos em menor número. Em aquário aceitará prontamente alimentos secos e vivos.

Reprodução: Ovíparo, Produz cerca de 1000 a 1500 ovos. Atingem a maturidade sexual com cerca de quinze meses e tamanho de 20 cm. Desovam no substrato e ambos pais cuidarão dos alevinos. Ovos eclodem em até cinco dias e alevinos nadam livremente em até três dias sob supervisão dos pais. Ao reproduzir esta espécie atente durante a formação de casais, o macho pode agredir seriamente e constantemente a fêmea. Separe os alevinos por tamanho a medida que crescem, os maiores costumam comer os menores. 

Dimorfismo Sexual: Nos machos maduros, as linhas laterais pretas são sólidas, enquanto as fêmeas são “quebradas” ao longo do corpo. Os machos geralmente são mais coloridos. As fêmeas tendem a ter uma cor mais amarela, enquanto os machos normalmente puxam para o azul-prateado.

Biótopo: Habita lagos mas também prospera em vários vales fluviais inferiores e médios. Esta espécie é um ávido cavador.

Etimologia: Parachromis: grego, para = o lado de + grego, chromis = perca, uma espécie de peixe.

SinônimosHerichthys dovii, Cichlasoma dovii, Heros dovii

Informações adicionais: Distribuído na encosta atlântica, desde o rio Aguan (Honduras) até o rio Moín (Costa Rica); Encosta do Pacífico desde o rio Yeguare (Honduras) até o rio Bebedero (Costa Rica).

Esta espécie é considerada localmente um predador de topo e importante para a pesca comercial local, além ser ser amplamente procurado na pesca esportiva. O Ciclídeo Lobo é um peixe predador e belo que realmente captura o espírito e a majestade de seu homônimo!

Referências:

  • Kullander, S.O., 2003. Cichlidae (Cichlids). p. 605-654. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil.
  • Bussing, W.A., 1998. Peces de las aguas continentales de Costa Rica [Freshwater fishes of Costa Rica]. 2nd Ed. San José Costa Rica: Editorial de la Universidad de Costa Rica.
  • IGFA, 2001. Database of IGFA angling records until 2001. IGFA, Fort Lauderdale, USA.
  • Romero, P., 2002. An etymological dictionary of taxonomy. Madrid, unpublished.

Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Agosto/2018
Colaboradores (collaboration): –

Confira também

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *