Aruanã Negra (Osteoglossum ferreirai)

 

Osteoglossum-ferreirai

Classificação

Classe: Actinopterygii • Ordem: Osteoglossiformes • Família: Osteoglossidae

Nome binomial: Osteoglossum ferreirai – Kanazawa, 1966

Sinônimos: nenhum

Grupo Aquário: Primitivos, Peixes Jumbo, Predadores

Nomes comuns

Aruanã, Aruanã Negra

Inglês: Black arawana, Black arowana, Blue Arowana

Distribuição & habitat

América do Sul, bacia amazônica Países: Brasil

Comumente encontrado próximo da superfície da água, em meio a raízes e vegetação, a espera de uma presa em potencial. Ambiente lêntico.

Osteoglossum-ferreirai-map
Mapa por Discover Life

Ambiente & parâmetros da água

Bentopelágico; água doce • pH: 6.0 – 7.0 • Dureza: 0 – 0 • Clima: tropical; 24°C – 30°C

Tamanho adulto

90 cm (comum: 60 cm) • Estimativa de vida: desconhecido

Manutenção em aquário

Aquário com dimensões mínimas de 200 cm X 60 cm X 60 cm (720 litros) requerido. O comprimento e largura do tanque é de extrema importância para a manutenção da espécie deve possuir o maior espaço possível para o peixe poder manobrar, uma vez que seu corpo não é tão flexível. Deve-se utilizar obrigatoriamente tampas, esta espécie é exímio saltador.

É uma espécie pacifica que se limitará a comer peixes menores, poderá ser mantido em aquário comunitário desde que com peixes igualmente pacíficos e que não caibam em sua boca.

Alimentação

Onívoro (essencialmente carnívoro/insetívoro), em seu ambiente natural alimenta-se de invertebrados aquáticos, ovos, invertebrados terrestres (Arachnida, Coleoptera, Collembola, Dermaptera, Diptera, Hemiptera, Homoptera, Isoptera, Neuroptera), camarões e peixes. Em cativeiro poderá não aceitar alimentos secos, sendo necessário o fornecimento de carnes e alimentos vivos, além de insetos.

Reprodução e dimorfismo sexual

Osteoglossum-ferreirai-double2
Larvas eclodindo e espécimes juvenis nadando após se alimentarem do saco vitelínico.

Ovíparo, encubador bucal. Macho irá cortejar a fêmea, movendo-se em estreita proximidade desta. Se for aceito, começarão a nadar em círculos onde a fêmea irá liberar os ovos no substrato e o macho fertilizará em seguida, guardando em sua cavidade bucal logo após. O macho carregará os ovos em sua boca até sua eclosão, assim como os juvenis pelas próximas semanas.

Dimorfismo sexual quase imperceptível, fêmeas adultas normalmente possuem corpo mais arredondado e possuem nadadeira anal ligeiramente mais curta.

Galeria de imagens

Osteoglossum-ferreirai5
Espécime juvenil
Osteoglossum-ferreirai9
Espécime sub-adulto
Osteoglossum-ferreirai-double
Espécime adulto

Descrição

Apresenta corpo longo e uma cauda afiada, juvenis são pretos com marcações amarelas na região inferior de seu corpo. Quando atingem cerca de 15 cm, estas marcas vão desaparecendo e começa a obter uma coloração levemente azul a cinza aço, daí seu nome comum. Pode apresentar coloração amarelada nas nadadeiras dorsal, caudal e anal. O termo “Osteoglossum” significa “língua óssea”.

Conhecido localmente como “peixe macaco” devido sua capacidade de saltar para fora da água e capturar suas presas. Para tanto, nada sempre próximo a superfície da água a espera de uma presa em potencial. Os itens alimentares de sua dieta é um tanto extenso, incluindo aves, morcegos, cobras, mas sua dieta primária consiste de crustáceos, insetos, peixes e outros animais pequenos que flutuam na superfície da água, o formato de sua boca voltada para cima é exclusivamente adaptada para este tipo de alimentação. É capaz de se adaptar a ambientes com baixos níveis de oxigênio.

Pode ser confundido com o Aruanã Prata (Osteoglossum bicirrhosum) e na medida que cresce sua coloração escura se perde, tornando o peixe com coloração prateada escura, mantendo um tom azulado em suas nadadeiras.

Deve-se variar o máximo possível sua alimentação, considere incluir em sua dieta insetos e outros tipos de alimentos vivos. O comprimento e largura do aquário é de extrema importância para a manutenção da espécie, possuindo bastante espaço para o peixe girar, uma vez que seu corpo não é tão flexível. Deve-se utilizar obrigatoriamente tampas, uma vez que esta espécie é exímio saltador.

Existe literaturas informais a respeito de duas doenças comuns na espécie: drop eye e gill curl.

Na primeira o peixe apresenta os olhos voltados para baixo. Aquaristas mencionam que isso ocorre devido o fato do espécime procurar alimentos na zona inferior do aquário, algo incomum para uma espécie de superfície, fazendo com que os olhos se “acostumem” a ficar voltado para baixo causando o problema. Ou ainda o peixe poderá estar com sua dieta incorreta, sendo fornecido muita carne, fazendo com que desenvolva gordura por trás do glóbulo ocular.

Na segunda doença, ocorre devido o peixe ter pouco espaço para manobrar (virar) e pode danificar suas brânquias, uma vez que terá que nadar para trás a fim de respirar de forma adequada, ficando mais susceptível a infecções. Porém, são relatos informais, demandando de mais estudos, uma vez que existem bastante contradições.

Referências

  1. Ferraris, C.J. Jr., 2003. Osteoglossidae (Arowanas). p. 30. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil.
  2. Robins, C.R., R.M. Bailey, C.E. Bond, J.R. Brooker, E.A. Lachner, R.N. Lea and W.B. Scott, 1991. World fishes important to North Americans. Exclusive of species from the continental waters of the United States and Canada. Am. Fish. Soc. Spec. Publ. (21):243 p.
  3. Pinheiro, L.A. and F.L. Frédou, 2004. Caracterização geral de pesca industrial desembarcada no estado do pará. Rev. Científica de UFPA Vol.

Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Março/2014
Colaboradores (collaboration): –

Sobre Edson Rechi 872 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários voltou no aquarismo em 2004. Desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra e amazônico comunitário. Atualmente curte ciclídeos e tetras neotropicais, além de peixes primitivos.

5 Comentário

  1. Incrível, estava pesando em ter um no meu aquário(130 altura 120 comprimento e 40 de largura), porém o tamanhão não é adequado para a espécie. Queria saber se caso eu não coloque uma luz própria para aquário se o peixe pode ficar doente ou irritado com a luz já que fica na superfície?
    E para procriação e melhor ter plenas o casal no aquário e não outros peixes? Preço do aruanã dourado? Tenho whats (19)983025697 se quiserem ver meu aquário em reforma é só chamar. Tenho algumas dúvidas sobre a filtragem e equipamentos para manter o ambiente aquático saudável, alguém experiente poderia entrar em contato via whats para me ajudar em relação às dúvidas? Obg

     

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*