Dawkinsia arulius (Jerdon, 1849)
Nome Popular: Barbo Arulius — Inglês: Arulius barb
Família: Cyprinidae (Ciprinídeos)
Origem: Ásia, bacia de Cauvery na Índia
Tamanho Adulto: 12 cm (comum: 8 cm)
Expectativa de Vida: 5 anos +
Temperamento: Pacífico
Aquário Mínimo: 80 cm X 30 cm X 40 cm (96L)
Temperatura: 19°C a 28°C
pH: 6.0 a 7.6 – Dureza: 4 a 10
Visão Geral
Encontrado em rios e riachos de fluxo levemente lótico e bem oxigenado em meio a substrato de cascalho, seixos, rochas e pedregulhos. O sul da Índia, local onde é encontrado, é fortemente afetado pelas monções do verão. Desta forma seu habitat está sujeito a variações sazonais de acordo com o fluxo e secagem parcial dos rios.
Similar a Dawkinsia tambraparniei, mas facilmente distinguido, uma vez que este último apresenta dorsal mais alongada em forma de filamentos em machos adultos e um par de barbilhões maxilares.
Aquário & Comportamento
A decoração do aquário é indiferente para a espécie. Se quer semelhar a seu habitat natural, utilize um paisagismo formado por substrato de rochas com cascalho e pedras pequenas com um fluxo levemente lótico. Plantas naturais possivelmente será devorada.
Seu comportamento é pacífico e gregário, devendo ser mantido em pelo menos 8 espécimes. Mantê-los em numeroso cardume fará com que mostre cores mais chamativas e um comportamento mais natural. Além disso, qualquer comportamento agressivo será normalmente contido como os machos se concentrando em manter sua posição hierárquica dentro do grupo, deixando outras espécies em paz.
Reprodução & Dimorfismo Sexual
Ovíparo. Sua reprodução é similar a outros barbos onde a fêmea irá dispersar ovos livremente no substrato ou vegetação sendo fecundado pelo macho em seguida. Não ocorre cuidado parental e os alevinos eclodem em até 48 horas e estarão nadando livremente 24 horas depois.
Seu dimorfismo sexual é bem evidente. Os machos adultos desenvolvem um padrão de cor mais intenso do que as fêmeas e exibem tubérculos visíveis na cabeça quando em estão em época de reprodução. As fêmeas adultas tendem a serem um pouco maiores, mais volumosas e menos coloridas.
Alimentação
Sua dieta é onívora, se alimentando basicamente de vermes, insetos, pequenos crustáceos e matéria vegetal em seu ambiente natural. Em aquário aceitará prontamente alimentos secos, vivos e congelados.
Etimologia: Dawkinsia é em homenagem a Richard Dawkins, por sua contribuição para a compreensão pública da ciência e, em particular, da ciência evolutiva.
arulius: aparentemente derivado da palavra ‘aruli‘, um termo popular local para o peixe.
Referências
- Pethiyagoda, R. and M. Kottelat, 2005. A review of the barb of the Puntius filamentosus group (Teleostei: Cyprinidae) of southern India and Sri Lanka. Raffles Bull. Zool. Suppl.
- Chandrashekhariah, H.N., M.F. Rahman and S. Lakshmi Raghavan, 2000. Status of fish fauna in Karnataka. p. 98-135. In Ponniah, A.G. and A. Gopalakrishnan (eds.). Endemic Fish Diversity of Western Ghats. NBFGR-NATP Publication. National Bureau of Fish Genetic Resources, Lucknow, U.P., India.
- Menon, A.G.K., 1999. Check list – fresh water fishes of India. Rec. Zool. Surv. India, Misc. Publ., Occas. Pap. No. 175, 366 p.
Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Novembro/2016
Colaboradores (collaboration): –
GOSTARIA DE SABER SE ELE PROCRIa coM OUTRAS ESPÉCIES DE BARBO!
Naturalmente não.