Pesquisadores descobrem nova espécie de peixe no Pará

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Museu Paraense Emílio Goeldi descobriram uma nova espécie de peixe no Baixo Tapajós, no Pará. A descoberta, divulgada pela Agência Bori, foi publicada na revista “Neotropical Ichthyology”, na última sexta-feira, 28 de abril.

Batizado de Farlowella wuyjugu, o peixe é uma nova espécie de peixe cascudo-graveto, do gênero Farlowella, que se e diferencia de seus similares por ter uma região gular nua (região ventral da cabeça, anterior ao istmo e abaixo da maxila inferior). Ele também possui cinco fileiras de placas laterais na região anterior do corpo, enquanto em muitas outras espécies se observam quatro.

Ameaçada

De acordo com os pesquisadores, a descoberta mostra a importância de estudar a biodiversidade amazônica. Porém, também traz luz aos impactos da mineração de bauxita na região, visto que a nova espécie já é classificada como quase ameaçada.

Segundo o estudo, a ameaça está relacionada com a mineração de bauxita, que acontece fora do leito dos rios, mas afeta os chamados corpos d’água, visto que diminui o fluxo do rio, aumenta a turbidez (turvação) da água e provoca alteração químico-física da água.

Fonte: Vida de Bicho

Publicado em Maio/2023

Confira também

EdsonRechi

Aquarista desde criança quando tentava manter peixes sem sucesso. Após um longo período sem aquários, voltei para o aquarismo em 2004 por influência de minha esposa. Desde então, já mantive diversos tipos de aquários e peixes. Articulista, além de organizar e palestrar em eventos ligados ao hobby nos últimos anos. Atualmente se dedica ao site o qual pretende tornar a maior referência de peixes ornamentais em língua portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *