Tetra Beija-flor (Trochilocharax ornatus)

Trochilocharax ornatus (Zarske, 2010)

Foto gentilmente cedida por Frank Schäfer da Aquarium Glaser Peixes Ornamentais (Alemanha)

Nome Popular: Tetra Beija-flor – Inglês: Hummingbird Tetra

Ordem: Characiformes — Família: Characidae (Caracídeos)

Distribuição: América do Sul, endêmico do Peru

Tamanho Adulto: 1.7 cm

Expectativa de Vida: desconhecido

pH: 4.0 a 6.5 — Dureza: 1 a 4

Temperatura: 22°C a 28°C

Aquário Mínimo: 60 cm (comprimento) X 30 cm (largura) desejável — Prefere aquário com plantas formando áreas sombreadas. Mostram-se mais coloridos e ativos quando mantidos em aquário densamente plantado. Pode-se adicionar raízes e folhas secas (opcional) como decoração.

Comportamento & Compatibilidade: É uma espécie pacífica e gregária que forma hierarquia livre, podendo ser mantido em aquário comunitário com peixes de tamanho diminuto. Será importante manter em cardume com pelo menos 10 espécimes para que mostrem seu comportamento natural e cores mais realçadas.

Alimentação: Possivelmente um micropredador alimentando-se de pequenos invertebrados e outros zoo plâncton na natureza. Em aquário aceitará alimentos secos e vivos.

Reprodução: Ovíparo. Não há relatos de sua reprodução em cativeiro, mas possivelmente seja semelhantes a de outros tetras onde o macho conduzirá a fêmea liberar os ovos, que serão fecundados e sua maioria irá para o fundo do substrato ou aglomerado de plantas. Eclodem em até dois dias e larvas estarão nadando livremente em até 48 h. Pais não exibem cuidado parental.

Dimorfismo Sexual: Fêmeas são ligeiramente maiores e mais largas principalmente na região ventral. Machos adultos apresentam corpo retilíneo e são intensamente mais coloridos.

Biótopo: Não há detalhes confirmados, mas a região onde foi coletado é composto por águas negras e ácidas, manchadas de taninos, com dureza e condutividade insignificantes. O substrato pode ser composto de areia ou lama com muitos galhos caídos submersos e raízes de árvores, além de camadas de folhas em decomposição.

Etimologia: Trochilocharax do grego trochilos, que significa “passarinho”, em alusão ao gênero Trochilidae utilizado em referência ao pássaro Beija Flor + Charax (grego) = nome diminuto de uma espécie de peixe marinho. Ornatus, do latim ornare que significa “adornar ou decorar”.

Sinônimos: não possui.

Informações adicionais: Sua distribuição é confusa, a localidade é tida como Loreto (Peru) devido uma importação da espécie para a Europa proveniente de Iquitos, no noroeste (amazônico) do Peru.

A descrição científica de Zarske (2010) afirma que há informações conflitantes sobre a origem do peixe, com algumas fontes afirmando que ele deve ser coletado de um afluentes de águas negras do rio Ampiyacu perto de Pebas, enquanto outros afirmam que ele é nativo do rio Nanay perto de Iquitos.

O gênero Trochilocharax está incluído na suposta subfamília Stevardiinae, com Zarske (2010) também criando a tribo nominal Trochilocharacini, mas suas relações mais próximas dentro da família Characidae permaneçam pouco esclarecidas.

Embora figure em importações europeias há mais de uma década, não é uma espécie comum no aquarismo, embora bastante requisitado. Tem sido vendido comumente com os nomes comuns de ‘cristal rainbow tetra’ e ‘orange-tailed glass tetra’. Também era referido como uma espécie Heterocharax ou Tyttocharax no passado.

Seu nome comum foi criado por uma importadora de peixes na Alemanha, também conhecido como “Kolibrisalmler”, ou Tetra Beija-flor, em alusão as múltiplas cores distribuídas em seu corpo.

Espécime macho de Trochilocharax ornatus
Espécime fêmea de Trochilocharax ornatus

Referências:

  • Zarske, A., 2010. Der Kolibrisalmer- Trochilocharax ornatus gen. et spec. nov.- ein neuer Salmler aus Peru (Teleostei: Characiformes: Characidae). Verteb. Zool.
  • Oliveira, CA, GS Avellino, KT Abe, TC Mariguela, RC Benine, G. Orti, RP Vari, and RM Corrêa e Castro, 2011 – BMC Evolutionary Biology 11(1): 275-300
    Phylogenetic relationships within the speciose family Characidae (Teleostei: Ostariophysi: Characiformes) based on multilocus analysis and extensive ingroup sampling.
  • Trochilocharax ornatus, ou Tetra Cristal Arco-íris! – Aqualize

Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Outubro/2018
Colaboradores (collaboration): –

Sobre Edson Rechi 684 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*