Tratamento de peixes e dosagens

Autor: Renato Moterani

Bom pessoal, muita gente me procura perguntado sobre tratamentos e doses, vou reunir todas as informações que tenho aqui neste artigo.

Uso tópico – Antissépticos – Medicamentos aplicados na parte exterior do peixe, principalmente em lesões, sempre que for aplicar esses medicamentos deve- se tomar cuidado com olhos e brânquias dos peixes, alguns podem causar danos a essas estruturas.

• Água oxigenada – uso geral
• Polvidine – uso geral
• Nebacetin Pomada – usada geralmente nos casos de prolapso anal
• Furacin Pomada – antibiótico de largo espectro
• Terramicina pomada – antibiótico de largo espectro, usada com grande sucesso nos casos de doença primaveril das carpas
• Bepantol – cicatrizante

Aplicados a cada 48 horas diretamente nas lesões, deve ser usado um cotonete para aplicar água oxigenada e polvidine.

Vermífugos:

Levamisol – na água a 3mg/L, duas doses, a outra sete dias depois

Praziquantel – como não existe mais um de uso humano, estou usando Canex, a opção mais barata, uso 5mg/L, da mesma forma que o Levamisol, duas doses.

Existe um produto já pronto chamado Worm Destroyer que reúne todos os vermífugos, sendo muito eficiente no tratamento de todos os tipos de vermes com um único produto já apropriado para aquários.

Antibióticos – medicamentos para tratamento de doenças bacterianas, usar sempre em aquário hospital, destroem também as bactérias do filtro

Aquário hospital – Pode ser usado um aquário de 100 litros para espécies de médio porte, peixes grandes precisam de aquários com 200 a 300 litros

Terramicina ou Tetraciclina – 10mg por litro a cada 48 horas por 8 dias, em casos graves usar essa dose a cada 24 horas

Alcon Bacter – Seguir a bula

Azul de metileno – 2 mg / 1 L de água

Antibiótico Seguro – Pode ser usado diretamente no aquário principal

Nitrofurazona – não destrói o filtro – 250mg para cada 38 litros por 4 dias com tpa de 40% antes de cada nova dose

Medicamentos contra protozoários

Metronidazol (Flagyl) – 8mg por litro a cada 48 horas por dez dias com TPA antes de cada nova dose. Em casos mais graves pode ser necessário prolongar por mais tempo o tratamento. É importante que ele continue até o desaparecimento completo dos sintomas.

Sal de Epson (sal amargo) – Usado também nos casos de constirpação e prolapso – Dose única – 1 colher de sopa para cada 20 litros por 3 dias

Alcon Ictio – Contra protozoários no geral, entre outras doenças. Por conter verde de malaquita, deve ser usado com extremo cuidado em aquário com arraias e peixes primitivos, recomendo apenas 40% da dose para esses casos. Seguir bula

Parasiticida / Oodinicida Atlantys – Tem os mesmos problemas do Alcon Ictio para aquários com arraias e primitivos.

Acriflavina (aqualife) – Auxiliar no tratamento de protozoários, muito efetivo no tratamento de fungos – Seguir Bula

Ripercol solução injetável – 2 ml para cada 10 litros de água depois de 2 dias tpa de 50% aguarda mais 2 dias outra tpa de 50% se não desaparecer os sintomas repetir com intervalo de 15 dias até ficar bem. Os dois primeiros dias os peixes podem ficar grogs no fundo, não se assuste. É bom aumentar a oxigenação no aquário durante o tratamento.

Tratamento indicado principalmente para ciclídeos, alguns peixes são muito sensíveis a esse medicamento, arraias estão entre eles.

Banhos – Usados nos casos de infestação por parasitas diversos, é preciso tomar muito cuidado ao fazer esse procedimento pois o tempo de permanência varia muito de peixe para peixe, mesmo sendo da mesma espécie. É preciso que o aquarista fique o tempo todo de olho no peixe, assim que ele apresentar comportamento diferente, parecer tonto ou deitar no fundo, ele deve ser devolvido ao aquário. Para preparar o banho, deve –se usar a própria água do aquário.

Sal – Banho com 10 a 15 g de sal em 1 litro de água por 20 min. Repetir depois de 3 dias.

Formol – banhos de 30 min em formalina, 2 ml de solução a 40% para 10 L de água. Boa aeração durante o banho. Repetir depois de 3 dias. Último caso a ser usado devido a alta toxicidade do formol, indicado em casos graves e oodinum.

Devo lembrar que nenhum tratamento garante 100% de certeza na cura da doença do peixe, uma parte importante da cura é a resposta do próprio peixe doente. Por isso, quanto mais cedo o tratamento começar, maior as chances de cura.

Sobre Renato Moterani 16 Artigos
Natural de São Paulo-SP, é aquarista desde 1986, na época foi a uma avicultura (não existia o termo Pet Shop..rs) e comprou um peixe chamado Oscar, colocou esse peixe junto dos neons e espada de seu irmão mais velho, duas semanas depois ganhou esse aquário do irmão, após todos os peixes serem devorados. É técnico contábil, Servidor Público estadual, trabalhando atualmente no Instituto Butantan, com produção e pesquisa sobre venenos de serpentes. Sempre mantendo peixes jumbo, se especializou na área e desde 2014 mantém o grupo Peixe Grande Aquarismo e a página de mesmo nome. Atualmente possui 4 aquários montados, o maior com 2.200 litros e o menor com 100.

9 Comentário

  1. Boa noite, comprei dois beta para as minhas filhas, e no dia que comprei qdo fui colocar no aquário um deles caiu, e dois dias depois notei ele estranho com uma das nadadeiras lateral mais parada e perto do corpo. Tou de 💔 cheia de pena dele. Andei pesquisando e tem nome de remédios conhecidos, porém, Não sei se é remédio humano ou próprios para peixe. Me ajudem por favor, pois não sei como lidar com essa situação pq eu não entendo por ser a primeira vez que lido com peixes. Desde já muitíssimo obrigada.

  2. Olá. Comprei 1 beta no domingo e segunda feira percebi q ele esta com umas manchas brancas pelo corpo, como se fosse mofo(algodão sei la). Ele fica o tempo todo no fundo do aquario e se esfregando nas paredes e decoração do aquario… O que pode ser?

  3. Olá tenho um beta, e esta com nadadeiras apodrecendo, já está muito grave.estou tentando tratar com sal, mas nao está resolvendo o que eu faço? Me ajudem por favor

  4. Bom Dia , meu peixe esta com a cauda ruida e nao apresenta ictio, barriga da agua , costipação , hidrofilia ( nao sei se o nome é esse ) mas o aquarista que me vendeu foi ate minha casa ( a meu pedido).
    Ele me indicou o azul de metileno para colocar no aquario , fazem 2 dias que coloquei e nada da cauda ruida cicatrizar . Não sei se dou um banho nele com o azul ou se deixo no aquario

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*