Guppy Endlers (Poecilia wingei)

 

Poecilia wingei

Nome Popular: Guppy Endlers — Inglês: Endler’s guppy

Ordem: Cyprinodontiformes — Família: Poeciliidae

Distribuição: América do Sul. Laguna de Los Patos, em Cumaná , Laguna Campoma, Laguna de Buena Vista, em Cariaco, Península de Pária e região de Carúpano, todos regiões do Estado de Sucre, Venezuela.

Comportamento: Pacífico

Tamanho Adulto: 2 cm

Expectativa de Vida: 2 anos

pH: 7.0 a 7.8

Dureza: —

Temperatura: 21°C a 28°C

Aquário Mínimo: 40 cm X 30 cm X 30 cm (36L)

Alimentação: Onívoro. Aceitará prontamente alimentos secos e vivos, devendo ser fornecido alimento de base vegetal regularmente.

Reprodução: Vivíparo, fecundação interna. Fêmeas podem armazenar espermatozóides dos machos para fertilizar mais tarde e produzir alevinos parceladamente em curtos períodos. Após o período de gestação, que pode variar entre três a quatro semanas, fêmeas dão a luz a filhotes já formados (cerca de 4 a 20). Não ocorre cuidado parental. São extremamente prolíferos e se reproduzem facilmente.

Dimorfismo Sexual: Machos são menores e mais coloridos do que as fêmeas. Nadadeira anal do macho é modificada em gonopódio para fertilização interna da fêmea

Biótopo: Distribuem-se ao longo das margens dos rios em grupos de meia centena de adultos e outros tantos animais imaturos em diferentes fases de desenvolvimento.

Informações adicionais: Similar a Poecilia vivipara por apresentar manchas coloridas, porém possui colorido mais forte e distribuído por todo o corpo, ao contrário Poecilia vivipara que possui pintas coloridas apenas na cauda e em partes do corpo (variável). Devido a grande semelhança genética entre os Guppys e os Endler’s a hibridização em aquário torna-se fácil, gerando indivíduos férteis, o que torna indesejável a convivência de ambas as espécies em um mesmo aquário para os criadores,pois a produção de híbridos acarreta na diluição da carga genética e estes desejam manter linhagens puras.

Deve ser mantido em grupos com o dobro ou triplo de fêmeas para cada macho, ficam melhores quando mantidos em aquário plantado sem muito fluxo de água. Extremamente prolíferos, fêmeas podem dar a luz de 4 até 20 filhotes a cada 25 dias. Embora pacífico, de um modo geral não são adequados para aquário comunitário devido seu tamanho ínfimo.

A maior parte dos Endlers vendidos no Brasil, e em muitos outros países, na verdade são híbridos. Espécimes puros são extremamente raros no mercado aquarístico.

Poecilia wingei4 Poecilia wingei3 Poecilia wingei2

Referências:

  1. Romero, P., 2002. An etymological dictionary of taxonomy. Madrid, unpublished.
  2. Poeser, F.N., M. Kempkes and I.J.H. Isbrücker, 2005. Description of Poecilia (Acanthophacelus) wingei n. sp. from the Paría Peninsula, Venezuela, including notes on Acanthophacelus Eigenmann, 1907 and other subgenera of Poecilia Bloch and Schneider, 1801. Bijdr. Dierkd.

Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Julho/2015
Colaboradores (collaboration): –

 

Sobre Edson Rechi 769 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

2 Comentário

  1. bom dia eu tenho um aquario plantado e com varias plantas só que elas não fazem pierling ,é aquelas bolhinhas que elas deitam , o aquario tem .

    1 metro
    30 lar
    40 alt.
    10 horas a luz ligada por dia
    co2 1 gota por segundo mais ao menos
    tem calha de duas lampadas florescentes t8 led 14w cada lampada as duas 2800 lumens cada lampada 6500kel branco frio
    filtro eheim 2215, 620litros hora
    substrato fértil floredeport da sera e por cima areão do rio
    faço trocas de água todas as semanas 20 litros
    e meto na água todos os dias fertilizante macros e micros

    por favor diga-me o que hei-de fazer para ver as minhas plantas a fazer pierling .obrigado

    agora

    as plantas estão verdinhas

     

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*