Peixes indicados para iniciantes no aquarismo

Autor: Edson Rechi – Julho/2013

Um bom peixe para um aquarista novato é aquele que pode ser facilmente alimentado, resistente e capaz de suportar os erros comuns de um aquarista iniciante. Boa parte destes peixes são encontrados nas lojas a preços módicos e comumente são rotulados e recomendados para iniciantes.

Entre os mais comuns estão os Poecilídeos, Barbos, Danios, Corydoras, Kinguios, Bettas, entre outros. Muitos deles podem viver em cardume e não raramente o aquarista opta por manter dois daquele amarelinho, dois daquele compridinho e por aí vai. Se o peixe é de cardume, monte e mantenha um cardume! Não caia nessa de misturar muitas espécies e fazer uma caótica salada mista de peixes em seu aquário. Procure ter poucas espécies em maior número do que inúmeras espécies diferentes e pouca quantidade.

É importante não povoar seu aquário de uma só vez. Compre poucos peixes na primeira semana, na segunda mais um pouco e vá completando a fauna aos poucos.

Entre os peixes mais recomendados para quem está começando estão:

peixes-iniciantes00Vivíparos: A família dos Poecilídeos é a mais conhecida entre os peixes vivíparos. Entre os mais comuns encontrados nas lojas estão o Lebiste, Molinésia, Plati e Espada. São bastante apreciados pela sua beleza, rusticidade e principalmente pelo seu preço atrativo. Ex. Poecilia reticulata, Poecilia sphenops, Poecilia velifera, Xiphophorus helleri, Xiphophorus maculatus, Xiphophorus variatus, etc.

 

peixes-iniciantes01Ciprínideos: Danios, Barbos e Rásboras são peixes de cardume, ativos e resistentes. Raramente ultrapassam dos 5 cm, com exceção dos Danios gigantes que chegam a 10 cm e alguns Barbos que podem chegar a 30 cm. Kinguio também é um peixe desta família e bastante rústico. Recomendado: Tanichthys albonubes, Danio aequipinnatus, Brachydanio rerio, Brachydanio frankei, Rasbora heteromorpha, Rasbora espei, Capoeta tetrazona, etc.

 

peixes-iniciantes02Corydoras: Peixes gato da América do Sul que raramente ultrapassam dos 6 cm. Sempre estão a procura de alimentos no fundo do aquário. Existem centenas de espécies de Corydoras, sendo peixes bem atrativos. Vivem até mesmo em água com baixa oxigenação, uma vez que retiram oxigênio da superfície. São peixes gregários e devem ser mantidos em numeroso cardume. Recomendado: C. aeneus, C. ambiacus, C. julii, C. arcuatus, etc.

 

peixes-iniciantes03Rainbowfish ou peixe Arco-íris: Peixes coloridos provenientes da Oceania. São peixes de cardume e devem ser mantidos em maior número possível. São peixes um pouco mais caros que os citados acima, mas muito bonitos, ativos e relativamente fáceis de manter. Recomendado: Melanotaenia splendida, M. boesemani, M. lacustris, Telmatherina ladigesi, Melanotaenia praecox.

 

peixes-iniciantes04Labirintídeos: Estão entre os mais populares peixes de todo mundo, bastante rústicos. São peixes que retiram oxigênio da atmosfera, podendo viver em água pouco oxigenada. São peixes de fácil reprodução. Certamente o mais conhecido é o Betta, Paraíso e Colisa. Recomendado: Betta splendens, Colisa sp., Macropodus opercularis, Trichogaster trichopterus, Helostoma temmincki, Trichopsis vittatus.

 

peixes-iniciantes05Tetras: Tetras são peixes gregários que devem ser mantidos em maior número possível. São originários da América do Sul em sua maioria, mas podem ser encontrados na África e Ásia. Boa parte vive em água desmineralizada, onde o pH costuma ser ácido. Embora existam alguns Tetras mais sensíveis, em sua maioria são peixes resistentes e bastante ativos. Recomendado: Gymnocorymbus ternetzi, Hemigrammus erythrozonus, Hyphessobrycon callistus, H. flammeus, Hyphessobrycon eques, Moenkhausia pittier, etc.

 

Peixes NÃO recomendados para principiantes

Acima temos uma lista de primeiros peixes recomendado a principiantes. Abaixo veremos uma pequena lista de peixes não recomendado para principiantes. Observe que não existe peixe impossível de se manter, mas sim peixes exigentes em diversos quesitos como: alimentação, tipo de água, compatibilidade, entre outros.

Estes peixes de certa forma não são indicados a principiantes, porque exigem um pouco mais de experiência e cuidados.

peixes-iniciantes06Piranhas: A maioria dos aquaristas que mantém piranhas em aquário, não é porque aprecia o peixe pela sua beleza em si, mas pelo seu lendário hábito voraz de se alimentar. Piranhas passam facilmente de 30 cm e vivem em numeroso cardume, podendo se estressar ou ficar muito tímida se mantida sozinha. Por se tratar de um peixe de grande porte, e que deve ser mantido em cardume, necessita de um aquário grande. Algo pouco usual entre iniciantes com raras exceções. A alimentação também é delicada, correndo o risco de canibalização entre elas, caso não tenha alimento abundante disponível.

Gnathonemus-petersiiMormirídeos: Família que abrange o peixe-elefante entre outros. São peixes extremamente frágeis e que se alimentam durante a noite e são bem difíceis de manter em aquário, exigindo parâmetros específicos de água.

 
.

 

peixes-iniciantes08Enguias ou Moreias: A grande maioria passa facilmente de 50 cm. São peixes que apresentam alguma fragilidade e que demandam de atenção do aquarista em diversos quesitos como alimentação diferenciada, além de serem bem suscetíveis a parasitas internos.

 

 

peixes-iniciantes07Peixes de água salobra: peixes de água salobra exigem certa quantidade de sais na água, não sendo compatível com a maioria das espécies mais comuns encontradas nas lojas. Mesmo os peixes menores exigem um bom espaço por serem bastante ativos. Além da difícil adaptação em aquário, exigem alimentação diferenciada. Os mais comuns a se manter são os Monodactylus sp., Toxotes sp. , Scatophagus e alguns Puffers.

Sobre Edson Rechi 644 Artigos

Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*