Peixe Rei do Delta (Hypomesus transpacificus)

Nome Científico: Hypomesus transpacificus (McAllister, 1963)
Ordem: Osmeriformes — Família: Osmeridae
Nome popular: Peixe Rei, Delta smelt
Distribuição: América do Norte, EUA
Etimologia: Hypomesus, derivado do grego, onde hypo significa “sob”, “abaixo” ou “inferior”, e mesos significa “meio” ou “metade”. Isso pode referir-se à posição de certas características anatômicas ou à sua posição na coluna d’água.
transpacificus, do latim trans, que significa “através de”, “além de” ou “do outro lado”, e pacificus, referindo-se ao Oceano Pacífico. Isso alude à distribuição geográfica do gênero, que inclui espécies de ambos os lados do Pacífico norte.
Status de Conservação (IUCN Red List): Criticamente Ameaçado (2026)
Descrição
O Peixe Rei do Delta, ou Delta Smelt, geralmente ocorre em temperaturas inferiores a 25°C e prefere temperaturas em torno de 20°C. Funciona como uma espécie indicadora da saúde geral do ecossistema do Delta.
Está ameaçado de extinção devido a alterações antropogênicas em seu ecossistema, incluindo urbanização, espécies não nativas, desvios de água, contaminantes e a conversão de habitats de maré complexos em canais com diques, aliado a seu ciclo de vida de um ano e à fecundidade relativamente baixa.
Está listado como espécie ameaçada a nível federal, ao abrigo da Lei das Espécies Ameaçadas de 1973 dos EUA.
Embora o peixe esteja quase extinto na natureza, populações remanescentes permanecem em um programa de reprodução em cativeiro na UC Davis e em um criadouro de peixes operado pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA perto da Barragem de Shasta.
- Tamanho Adulto: 6 a 10 cm (comum 6 cm)
- Expectativa de Vida: 1 ano em seu ambiente natural

Distribuição e Habitat
Região do Delta do Sacramento-San Joaquin, na Califórnia central, EUA.
Países: Endêmico dos Estados Unidos.
Habitat: Habita principalmente a zona de água levemente salobra do estuário, exceto durante a época de desova, quando migra rio acima para a água doce por volta de março a maio.
- pH: 6.0 a 8.0
- Dureza: –
- Temperatura: 18°C a 25°C
Criação em Aquário
Devido a leis federais, a sua manutenção em aquário é focada principalmente na conservação e pesquisa científica, como no Fish Conservation and Culture Laboratory da UC Davis e no Aquarium of the Pacific, que buscam preservar a espécie devido à sua fragilidade e declínio populacional.
Comportamento e Compatibilidade: —
- Área de Natação: –
- Quantidade mínima: –
- Nível de dificuldade: –
Alimentação
A dieta consiste basicamente em zooplâncton.

Reprodução
Espécie semélpara, se reproduzindo apenas uma única vez durante toda a vida, dedicando toda a sua energia a esse evento, que geralmente é seguido pela morte.
Sua desova ocorre na primavera, normalmente em água doce com os peixes espalhando ovos em águas abertas próximo ao substrato. Os rios Sacramento e San Joaquin transportam as larvas do peixe rio abaixo até a zona de água salobra, normalmente localizada na Baía de Suisun.
Os jovens se alimentam e crescem na zona de mistura antes de iniciarem sua migração de desova rio acima no final do outono ou início do inverno.
- Maturidade Sexual: Próximo de 12 meses
- Cuidado Parental: Não ocorre
Dimorfismo Sexual: As fêmeas tendem a ser ligeiramente maiores e com o corpo mais robusto do que os machos, especialmente durante a época de desova, devido ao desenvolvimento dos ovos.
Os machos costumam ser mais delgados. Diferenças morfológicas sutis nas nadadeiras ou no formato do corpo podem existir, mas são difíceis de distinguir a olho nu fora do período reprodutivo.
Referências
- Saruwatari, T., J.A. López and T.W. Pietsch, 1997. A revision of the ormerid genus Hypomesus Gill (Teleostei: Salmoniformes), with a description of a new species from the southern Kuril Islands. Species Diversity
- Hugg, D.O., 1996. MAPFISH georeferenced mapping database. Freshwater and estuarine fishes of North America. Life Science Software. Dennis O. and Steven Hugg, 1278 Turkey Point Road, Edgewater, Maryland, USA.
- Page, L.M. and B.M. Burr, 1991. A field guide to freshwater fishes of North America north of Mexico. Houghton Mifflin Company, Boston.
- Dodson, J.J., J. Laroche and F. Lecomte, 2009. Contrasting evolutionary pathways of anadromy in euleostean fishes. Amer. Fish. Soc. Symp.
Publicado em Maio/2026