Papagaio Verdadeiro (Hoplarchus psittacus)

Hoplarchus-psittacus3

Hoplarchus psittacus (Heckel, 1840)

Nome Popular: Papagaio verdadeiro, Ciclídeo Papagaio — Inglês: Parrot Cichlid

Família: Cichlidae (Ciclídeos)

Origem: América do Sul; bacia Amazônica

Tamanho Adulto: 40 cm (Comum 30 cm)

Expectativa de Vida: 10 anos 

Temperamento: variável, territorialista

Aquário Mínimo: 150 cm X 50 cm X 50 cm (375 L)

Temperatura: 26°C a 30°C

pH: 6.0 a 7.o – Dureza: 1 a 8

Hoplarchus-psittacus

Visão Geral

Bela espécie de coloração verde metálica que varia bastante conforme o ambiente, em locais mais escuros têm a coloração esverdeada mais pronunciada com manchas características da especia ao longo do corpo mais aparentes. Em ambientes mais claros, tendem a apresentar uma coloração mais clara e uniforme.

Tem distribuição na bacia amazônica, nos rios Negro, Preto da Uva, Urubu e Jamari, assim como na alto da bacia do Orinoco. Habita rios e alagados, onde tem alimentação carnívora de pequenos peixes, insetos, crustáceos e vermes.

Em aquários, por muitas vezes têm dificuldade para aceitar alimentação seca, de modo que muitos aquaristas precisam alimentar ao menos inicialmente com alimentos vivos. Os alimentos que podem ser oferecidos são minhocas, vermes da laranja e pequenos peixes. Quando acostumados à ração, procure oferecer ração para carnívoros, de boa qualidade.

Aquário & Comportamento

É um peixe grande e territorial, alcançando facilmente os 30 cm. Deve ser preparado um aquário de tamanho compatível. Quando colocado junto com peixes da mesma espécie podem ocorrer agressões, mas em aquário grande o suficiente para se esconderem não costuma ocorrer grandes problemas. Pode sofrer agressões de outros ciclídeos de grande porte, já que são menos agressivos do que um apaiari, por exemplo.

Reprodução & Dimorfismo Sexual

Ovíparo. Os ovos são depositados em superfícies planas previamente limpas pelo casal. Após a eclosão o casal cuidará da prole até que os alevinos tenham alguns centímetros.

O dimorfismo sexual é pouco evidente. Os machos tem a parte posterior mais arredontada, com a testa bem pronunciada, porém este dismorfismo não é completamente assegurado.

Alimentação

Carnívoro, a maioria dos espécimes aceitará ração, porém alguns podem ter dificuldade em se alimentar de alimentos não vivos. Alimentos vivos comuns em aquários são pequenos peixes, larvas de inseto, crustáceos e minhocas.

Etimologia: Hoplarchus (grego), hoplon = arma + archos (grego) = ânus; psittacus em referência a um gênero de aves da família dos papagaios (família Psittacidae).

Hoplarchus-psittacus2

Referências

1. http://www.fishbase.org/summary/47066
2. https://en.aqua-fish.net/fish/parrot-cichlid
3. http://www.aquariumdomain.com/viewSpeciesFreshwater.php?id=80

Ficha por (Entered by): Alvaro Yojo — Julho/2016

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*