Kinguios: Perguntas & Respostas

 

Por Rosana Ferreira & Solange Nalenvajko (Agosto/2016)

kinguio00

Quando iniciamos, seja no aquarismo em si ou em uma modalidade de aquarismo diferente daquela a que estamos habituados ou mesmo na manutenção de peixes que nunca tivemos antes, as dificuldades e dúvidas sempre surgem. Com kinguios não é diferente. Na maioria das vezes as questões são simples como a escolha do aquário, do filtro, população e composição da fauna, alimentação, reprodução e comportamento, entre outras. Partindo deste ponto, selecionamos as perguntas e dúvidas mais comuns de quem está iniciando com a espécie, procurando responde-las de maneira simples e concisa. Para aqueles que já convivem com os gordos há algum tempo, há sempre a possibilidade de que este pequeno apanhado de informações não traga novidade alguma, e isto não deixa de ser bom. Para os que estão começando, esperamos sinceramente que este seja apenas o ponto de partida de uma agradável e prazerosa caminhada no conhecimento deste peixinho milenar.

1. Quem sou eu?

Todas as variantes de kinguios (Carassius auratus) que conhecemos hoje descendem de uma carpa selvagem originária da China e conhecida como carpa Gibel ou crucian carp. Cada variante é decorrente de mutações genéticas fixadas através de cruzamentos seletivos ao longo do tempo, técnicas que ganharam bastante impulso no Japão a partir de 1950.

Os primeiros registros sobre a espécie ocorreram entre as dinastias Chun (265-419 dC) e Tang (618-907 dC) na China.  Os primeiros exemplares chegaram ao Japão (Sakai) a partir de 1502, ao continente europeu a partir de 1611 (através de Portugal) e finalmente ao continente americano a partir de 1850.

2. Tenho dois kinguios, um telescópio, um cometa e um cálico!

Solange. Certo, então você tem cinco kinguios. Telescópio, cometa, oranda, cabeça de leão, celestial, pom pom, bolha, etc, etc, são todos variantes da mesma espécie (kinguio). Já cálico não se refere a uma variante, mas sim a uma coloração.

3. Qual o pH ideal?

Rosana. Kinguios se desenvolvem melhor em um intervalo de pH entre  7.2 e 7.5. Fora deste pH o peixe terá uma expectativa de vida menor por causa de estresse fisiológico, sendo mais vulnerável a doenças e tendo, portanto, seu organismo prejudicado.

kinguio05

4. Posso colocar outros peixes junto com kinguios?

Rosana. Apenas o dojô (Misgurnus anguillicaudatus). Kinguios são lentos e outros peixes podem ataca-los, bem como a suas longas caudas. Peixes menores são facilmente presas deles e, em alguns casos, a “refeição” pode ficar presa em sua garganta, impedindo-o de comer e provocando a morte. Muitas pessoas gostam de colocar cascudos em seus aquários para que façam a limpeza de limo e algas, mas com o tempo eles podem atacar os kinguios e muitos desses ataques são fatais, pois eles comem o muco que protege a pele e até mesmo o tecido.

Outros companheiros não recomendados são os peixes cardumeiros de natação rápida como os matogrossos (Hyphessobrycon eques), que acabam beliscando as caudas dos kinguios e criando ferimentos que propiciam infecções por fungos e bactérias.

Finalmente, carpas (Cyprinus carpio) são peixes compatíveis em parâmetros mas que não devem ser criadas em aquários. São peixes de grande porte e, portanto, adequadas para lagos somente. É preciso ter em mente que apesar do corpo grande, os kinguios são muito pacíficos e não reagem a ataques de outros peixes.

Solange. Já mantive (e por circunstâncias muito específicas ainda mantenho dois) kinguios com coridoras sem que nunca houvesse um único problema, até ano passado. Não entendi exatamente o que houve, mas o fato é que uma fêmea cometa engoliu um coridora e ficou com ele entalado na boca. O grande problema – caso também dos otos – é que coridoras têm o primeiro raio da nadadeira dorsal e peitorais rígidos que “cravam” na boca do predador não permitindo que ele engula ou solte a presa, o que pode levar ambos à morte. Se quiser sossego para você e segurança para os peixes, prefira um aquário mono-espécie.

5. Qual o tamanho ideal do aquário?

Rosana.  Kinguios necessitam de aquários grandes, pois são peixes de água fria. Isso quer dizer que seu metabolismo requer uma quantidade maior de oxigênio dissolvido na água do que os peixes tropicais. A fórmula usada para calcular a população de kinguios de modo que vivam confortavelmente é a seguinte:  cem litros para o primeiro kinguio e mais quarenta litros para cada um que adicionar.  É preciso se lembrar de que os peixes que você compra na loja irão crescer e caso o aquário venha a sofrer uma superlotação a qualidade da água decairá, criando condições para o surgimento de doenças ou até mesmo a morte dos peixes por conta de altos índices de amônia, nitritos e nitratos.

Solange. Pense sempre em animais adultos, que podem atingir um tamanho entre quinze e trinta centímetros, conforme a variante. É preciso proporcionar espaço tanto para a natação como para um crescimento saudável.  Das várias indicações que existem gosto muito de uma que é a que adoto, indico a outros aquaristas e que é a mesma da Rosana: cem litros para o primeiro kinguio e quarenta litros a mais para cada kinguio subsequente. Para espécies como cometa ou comum, que possuem natação ágil e rápida, torna-se importante também priorizar o comprimento do aquário.

kinguio03

6. Qual o melhor filtro para um aquário de kinguios?

Rosana.  Kinguios necessitam de uma boa filtragem, pois produzem muita matéria orgânica. O ideal é que seja de dez vezes o volume do aquário. Canisters e sumps são recomendados pelo grande número de mídias que comportam, facilitando assim a manutenção da qualidade da água.

Perlon deve ser colocado como linha de frente a fim de evitar que os resíduos maiores alcancem as mídias e entupam seus poros. Seguidamente, o carvão para a filtragem química (adsorção de substâncias nocivas, mas que não inclui amônia e nitratos) e por último as mídias biológicas ( anéis de cerâmica ou esferas de vidro sinterizado). Nesta última é onde as bactérias específicas formarão colônias sendo que tais colônias são as responsáveis pelo processamento de toda carga de matéria orgânica secretada pelos peixes, processo esse conhecido como Ciclo do Nitrogênio. O sucesso desse ciclo está intimamente relacionado com a boa qualidade da água.

Sendo os kinguios, peixes que produzem grande quantidade de dejetos, uma boa filtragem é de grande importância para seu bem estar.

Solange. Algo que vejo com frequência e não aconselho é o uso de filtros hang on. O limitante deles é a quantidade de mídia biológica que comportam, pouca para dar contar de manter um aquário de kinguios com amônia e nitrito zerados. Prefira investir bem para investir uma vez só. Atenção também na hora de comprar mídias biológicas. Algumas (como as de vidro sinterizado) são muito mais eficientes que outras.

7. Com qual freqüência deve-se fazer TPA e qual o volume que deve ser trocado?

Rosana.  Normalmente deve ser feita semanalmente e não mais do que 30% do volume total (mais do que isso, corre-se o risco de descartar muito da biologia que fica em suspensão), lembrando sempre que a água nova precisa ter o mesmo pH e temperatura da água do aquário. Obrigatório também é o uso de um condicionador ou anticloro, sendo que o condicionador neutraliza também metais pesados eventualmente presentes na água de reposição. Testes para pH, amônia, nitrito e nitrato devem ser usados para  definir a freqüência das TPAs e fora isso, devem ser efetuados pelo menos uma vez na semana pois assim, caso haja alguma alteração, os peixes ficarão pouco tempo sob sua ação.  Recomenda-se que a TPA seja acompanhada de sifonagem, a fim de garantir a remoção do excesso de dejetos e outros detritos. Muito cuidado com os utensílios a serem usados na TPA (principalmente baldes), para que não contenham resíduos de produtos de limpeza ou outros produtos tóxicos. Recomendável que haja utensílios separados exclusivamente para uso no aquário.

8. Qual o melhor substrato para aquário de kinguios?

Rosana.  Devem-se evitar pedregulhos que caibam em suas bocas, já que kinguios são peixes pastadores, ou seja, reviram o fundo em busca de comida.  Facilmente podem engolir pequenos pedregulhos, causando ferimentos e engasgamentos. Areia grossa é uma boa opção, já que não causa ferimentos na boca dos peixes e não é leve o suficiente para se manter em suspensão com a “pastagem”, o que turvaria a água. Muito cuidado também com rochas usadas na decoração. Evite rochas pontiagudas que podem machucar os peixes, principalmente em época de desova.

Solange. Outra vantagem de substratos mais finos como areia é que todos os detritos permanecem sobre ela, facilitando a retirada via sifonagem. Cascalho, por ser bem maior, permite que fezes, restos de ração, folhas em decomposição, entrem entre as pedrinhas e se acumulem no aquário. A sifonagem é mais imperfeita e sempre haverá uma constante de matéria orgânica presente para ser decomposta e que se transformará em amônia, nitrito e nitrato.

Outro substrato bastante usado é o basalto. Nunca utilizei porque acho pontiagudo e tenho receio que cause ferimento na boca dos kinguios. Por outro lado, também nunca li qualquer relato sobre isto, desabonando seu uso. Evite as famosas “pedrinhas coloridas”.

kinguio06

9. Qual a melhor ração para alimentar meus kinguios?

Rosana.  Prefira rações próprias para a espécie e que afundam. Rações em flocos podem ser dadas, desde que umedecidas antes para que afundem. Isso é necessário para evitar problemas de bexiga natatória (provocados muitas vezes por ingestão de ar junto com alimentos flutuantes), tão comuns na espécie.  Um item que identifica uma ração de boa qualidade é o extrato etéreo, ele não deve ser superior a 6%. Há ótimas rações importadas em forma de grânulos, sticks, crisps e pérolas que oferecem nutrição equilibrada. Variações devem ser feitas, para assegurar que recebam sempre todos os nutrientes. Kinguios que recebem sempre a mesma ração por longo tempo acabam por apresentar carência de algum elemento. Rações para Kois também podem ser fornecidas, desde que o tamanho dos grãos/sticks seja adequado.

Evite rações destinadas a outras espécies ou de baixa qualidade, pois estas normalmente não são bem digeridas pelo organismo provocando maior quantidade de fezes, levando a doenças de fundo fisiológico e finalmente comprometendo a qualidade da água. Kinguios são peixes onívoros (ou seja, alimentam-se de vegetais e pequenos animais aquáticos), mas devido a particularidades de seu aparelho digestório, têm maior propensão a uma dieta herbívora.

10. Como posso variar a dieta?

Rosana.  Ervilhas frescas cozidas devem ser oferecidas duas a três vezes na semana, para prevenir problemas de bexiga natatória. As ervilhas a serem oferecidas devem ser as congeladas, vendidas em saquinhos, a fim de evitar produtos com conservantes.  Separe uma pequena quantidade, cozinhe em água fervente por cinco minutos, deixe esfriar, retire a casca, amasse ou corte em pequenos pedaços e ofereça, duas por kinguio no máximo, pois tem efeito laxante.

Proteína extra pode ser oferecida uma vez na semana através de alimentos como blood worms, artêmias e dáfnias, desde que seja comprovada sua boa procedência, a fim de evitar que introduzamos patógenos, principalmente parasitas intestinais em nossos aquários. Tenébrios, gamarus e insetos maiores devem ser evitados por conta do tamanho e da quantidade excessiva de gordura que possuem.

Evite também rações de engorda. São muito carregadas de gordura, ocasionando uma doença conhecida como “fígado gordo”, levando o peixe a morte.

Rações específicas para realçar a coloração costumam ser mais pesadas do que as demais e devem, portanto, ser fornecidas em menor quantidade. Espinafre cozido, algas (marinhas ou outras) devem ser fornecidos em forma de ração (Spirulina), misturados a ela ou como petisco. Rações que contenham alho em sua fórmula ou adição de extrato de alho na ração devem ser utilizados, já que alho aumenta a imunidade e combate parasitas intestinais.

Solange. Outros alimentos de origem vegetal que podem ser oferecidos são pepino, agrião, alface (crus), couve flor, brócolis (cozidos). Alguns têm aceitação melhor que outros, depende do paladar de seus kinguios. Plantas como elódea e lentilha d’água também são opções.

De origem animal, larvas de besouro do amendoim também podem ser incluídas, mas com parcimônia, já que são ricas em gordura. Finalmente, há também os patês feitos em casa, cujas receitas são conseguidas facilmente na internet.

11. Qual a quantidade de ração que deve ser fornecida e quantas vezes por dia?

Rosana. Existe uma regrinha que podemos utilizar a fim de não errar na quantidade: dar o suficiente para ser consumido em cinco minutos.  Peixes não têm saciedade, portanto o dono é quem precisa controlar o quanto comem, sob pena de sobrecarregar a filtragem, comprometer a qualidade da água e provocar doenças.  A comida pode ser distribuída duas a três vezes ao dia.

12. Qual a melhor temperatura  para os kinguios?

Rosana.  O ideal fica entre 18°C e 26°C. Tão importante quanto a temperatura é evitar oscilações muito bruscas, pois isso compromete a imunidade dos peixes deixando-os vulneráveis a doenças. Quando a temperatura se aproxima dos 30°C é preciso aumentar a oxigenação. Não toleram águas muito quentes.

Solange. Quanto mais alta a temperatura menor a quantidade de oxigênio dissolvido na água, por isso a necessidade de aumentar a aeração. Temperaturas elevadas aceleram o metabolismo, aumentam o apetite e contribuem para a diminuição da expectativa de vida. Temperaturas baixas desaceleram o metabolismo, levando o peixe à inapetência e letargia.

kinguio02

13. Kinguios precisam de aquecimento no inverno?

Rosana.  O aquecedor com termostato se faz necessário quando em regiões de oscilação de temperatura muito bruscas entre o dia e a noite ou locais onde o inverno apresenta temperaturas abaixo dos 15°C.

Solange. Considere este equipamento como um item de segurança que beneficiará seus peixes. Mantê-los em um intervalo de temperatura confortável significa inclusive a prevenção de certas doenças oportunistas como o íctio.

14. Um de meus kinguios está sendo perseguido por vários outros, por quê?

Rosana.  Trata-se do ritual de acasalamento. A fêmea é perseguida por vários machos, a fim de efetuar a postura dos ovos. Eles a pressionam com seus corpos, a fim de fazer com que expulse os ovos, que são imediatamente fecundados.

Solange. Kinguios também não apresentam nenhum cuidado parental. Comerão tanto os ovos como as larvas que encontrarem no aquário.

15. Como posso identificar machos e fêmeas?

Rosana.  Só na época da reprodução é possível identificar com segurança.  Machos possuem seus corpos mais delgados no abdômen, nadadeiras peitorais grossas e ásperas e alguns apresentam pequenas protuberâncias brancas  sobre o opérculo ( a região que recobre as brânquias) , conhecidas como “órgãos de pérola” e indicam que o macho está sexualmente maduro. No entanto, os indivíduos de algumas variantes não os apresentam. Além disso, o orifício anal é abaulado (para dentro).

As fêmeas são mais roliças, possuem nadadeiras peitorais delicadas e finas e o orifício anal para fora, formando um pequeno biquinho.

Solange. E o mais evidente: machos perseguem, fêmeas são perseguidas.

16. Qual a época de reprodução dos kinguios?

Rosana.  Fim no inverno/início da primavera estendendo-se por todo o verão, mas não é raro que ocorra desova por todo o ano se as condições estiverem ideais (alimentação, qualidade da água e boa imunidade).

16a. Como posso conseguir uma ninhada?

Rosana.  Plantas de raízes longas, flutuantes, podem ser colocadas no aquário no momento da desova. A fêmea desovará nessas raízes e logo após a desova a planta deverá ser retirada e colocada em outro aquário para a eclosão dos ovos em três dias, aproximadamente. Ovos fungados (adquirem uma cor branca leitosa) devem ser retirados. Uma TPA deve ser feita após a desova, pois muita matéria orgânica é dispensada na água e pode alterar parâmetros.

Solange. Caso não encontre ou não queira usar plantas flutuantes, uma boa opção é confeccionar uma bruxinha, estratégia bastante usada em desovas de killifishes.

16b. Os ovos eclodiram, como alimentar as larvas?

Rosana.  Nos três primeiros dias não é preciso alimentá-los, pois se alimentam da reserva protéica do saco vitelino em seus ventres. Decorrido esse período, o melhor é alimentá-los com infusórios contidos na então chamada água verde. Para fazê-la, pegue um pouco de água do aquário e coloque pedaços de folha de alface em um pote de vidro, deixe ao sol por algumas horas, mas não deixe que a água fique demasiadamente quente. A água irá ficando turva e após o terceiro dia se tornará cristalina. Coloque um foco de luz pequeno em um ponto do pote e verá uma concentração de pontos brilhantes se formarem. Com uma seringa, colete a água nesse ponto e ofereça aos alevinos.  Musgo de Java também pode ser colocado no “berçário” para que os alevinos se alimentem da rica microfauna presente em seus ramos.

Após dez dias já podem ser alimentados com gema de ovo cozida e aos vinte e cinco dias podem receber ração triturada ou ainda ração em pó específica para alevinos. Náuplios de artêmia também podem ser oferecidos. Devem ser alimentados no mínimo quatro vezes ao dia.

Atenção com a qualidade da água, pois a alimentação freqüente contribui para degradá-la. TPA diária com sifonagem é recomendada. Para isso use uma mangueirinha de compressor com um pedaço de meia calça velha preso na ponta, evitando assim que algum alevino seja sugado.

Solange. Segundo Rodrigo Mabilia, é importante observar que as necessidades alimentares são diferentes segundo a fase de vida do peixe. Para kinguios adultos e juvenis a faixa ideal de proteína bruta (PB) é de 30%, enquanto que para larvas chega a 53%.

17. O que é bexiga natatória?

Rosana.  É uma bolsa epitelial, responsável pela flutuação do peixe. É muito vascularizada, de modo que os gases podem se difundir para dentro ou para fora dela de acordo com a necessidade. Essa bolsa epitelial possui uma comunicação com o esôfago através de uma estrutura designada canal pneumático, permitindo que ocorram ajustes de flutuação pela saída ou entrada de ar através do trato digestivo.

No entanto, esse mecanismo ocasiona alguns problemas, principalmente nas variantes cujo formato do corpo é mais globoso, já que por causa disso os órgãos ficam mais comprimidos no abdômen.

18. Como diagnosticar problemas de bexiga natatória?

Rosana.  O peixe fica o tempo todo boiando, normalmente de barriga para cima, não consegue nadar e chega ao fundo com muita dificuldade. Também pode ser ao contrário, ficar no fundo sem conseguir subir à superfície.  A anatomia é apontada como causa mais comum de distúrbios da bexiga natatória nos kinguios, uma vez que o canal pneumático se entope por ação dos alimentos devido ao fato de os órgãos estarem comprimidos.  Por isso é sempre bom umedecer os alimentos secos, para que se expandam antes de serem consumidos, evitando assim impactos no canal pneumático. Ervilhas também previnem esse processo.

Há processos inflamatórios e infecciosos que podem levar a esse distúrbio ou ainda, quedas bruscas de temperatura, fazendo com que o órgão se paralise, perdendo o peixe a capacidade de controlar sua flutuação.

kinguio04

19. Como socorrer meu kinguio com problema de bexiga natatória?

Rosana.  Primeiro, prepare um aquário hospital com coluna d’água baixa, não ultrapassando três vezes a altura do peixe na posição normal. Dilua em recipiente separado uma colher de sopa rasa de sal grosso ou sal amargo para cada vinte litros e adicione à água do hospital. Use um compressor e pedra porosa e cuide para que não haja oscilações bruscas de temperatura. Coloque o peixe e não o alimente por três dias e, decorrido esse período, alimente-o com ervilhas frescas cozidas, apenas uma ou duas no máximo. Faça TPAs diárias de 30% a fim de controlar a amônia e reponha a quantidade de sal perdida com a TPA. O tempo de recuperação é variável, dependendo unicamente do peixe. Alguns necessitam de apenas algumas horas de tratamento já outros precisam de dias.

Solange. Apenas um alerta. Há vários vídeos mostrando uma técnica de perfuração da bexiga natatória para extração do ar contido nela, o que permitiria ao peixe voltar a nadar normalmente. Se você não tem conhecimento sobre a anatomia do peixe e segurança absoluta do que faz, não faça. O benefício pretendido talvez nem seja alcançado, com prejuízo ainda maior para o animal.

20. Meu kinguio está mudando de cor, isto é normal?

Solange. Normal, não se preocupe. É bastante comum basicamente em kinguios jovens. O exemplo clássico é aquele telescópio que você trouxe da loja pretinho igual a um veludo e, depois de alguns meses em seu aquário, fica completamente alaranjado.

Rosana. A alimentação também pode influir nesse processo. Rações para realçar coloração ou a base de artêmias/camarão podem fazer manifestar os tons laranja e avermelhados em kinguios de outras cores e cuja linhagem não seja pura, conforme exemplo citado pela Solange.

21. E plantas dão para colocar no aquário?

Solange. Este parece ser o eterno ponto polêmico. Eu posso dizer que é possível sim porque tenho aquários montados desta forma desde 2010. Há algumas coisas a se considerar para fazer esta composição. A primeira é que nem todas as plantas são adequadas, algumas serão consideradas como almoço mesmo. A segunda é não esquecer que kinguios são curiosos, portanto, vão sim “desplantar” aquelas que não estiverem bem enraizadas, beliscar para verificar se podem servir ou não como refeição e às vezes simplesmente picar uma determinada planta em pedaços P-M-G sem nenhum motivo aparente. Tudo isto acontece.

Como mencionado em um artigo do Rafael G. Moulin, o segredo para manter plantas em aquário de kinguios é boa alimentação (lembrando que kinguios são onívoros com tendência herbívora), plantas adequadas e, invariavelmente, uma dose de paciência. Nem sempre as plantas mantidas em um aquário serão mantidas em outro com o mesmo sucesso, a muito de tentativa e erro neste processo. E apenas para constar, uma situação em que ocorre grande dano às plantas são as desovas, seja pela reprodução em si, seja pelo fato dos kinguios tentarem (com sucesso) retirar os ovos aderidos a elas.

Rosana. Eu realmente nunca consegui conciliar planta com a espécie, embora tenha feito de tudo para tornar isso possível.  As únicas que consegui manter foram as Anubias e as Sagittarias.

Resumindo, os segredos para manter kinguios saudáveis são simples: alimentação em quantidade adequada e de boa qualidade, água de boa qualidade e respeito para com as necessidades da espécie.  Dedicação é tudo e com certeza eles agradecerão com a exuberância de suas cores, longevidade e desenvolvimento de belas características.

Sobre Rosana Ferreira 10 Artigos
Natural de Rio Claro-SP, iniciou no aquarismo ainda criança, ajudando o irmão mais velho a cuidar de seu aquário. Aos 15 anos, montou seu primeiro aquário sozinha, sem muito sucesso. Teimosa, a partir de então, manteve aquários de várias espécies, especialmente poecílios e anabantídeos. Depois de pequena pausa do hobby, retornou em 2001 com aquário mono espécie de kinguio, espécie pela qual se apaixonou e mantém até o presente. Bióloga por formação, hoje se dedica a pintura de quadros a óleo em tela.

203 Comentário

  1. Eu adquiri faz uns 2 meses 2 kinguios Red Cap. Acontece que 1 deles comçou a perder a cor vermelha da cabeça e está ficando todo branco. Isso é normal? A princípio pensei que fosse um fungo, mas fora o fato da cabeça ter desbotado ele está normal, comendo e brincando com o outro comapnheiro(a) normalmente. A cor da cabeça que o identifica como RED CAP volta ou deixou de ser um RED CAP?

     
    • Olá Yoichi, é normal que kinguios juvenis mudem de cor. Normalmente o processo é rápido e pode estar relacionado com a genética. Quase sempre a coloração não volta ao que era, pode ocorrer ainda outra mudança antes de adquira sua coloração definitiva. Continue observando, se ele continuar saudável e se alimentando como relata, não há problema algum.

       
    • olá menina… red caps são orandas que tem o wen vermelho, se mudou de cor acho improvável que retorne, imagino que esteja amarelo claro, rosado ou mesmo branco. e que deve estar lindo!! Relaxa mudança de coloração as vezes acontece… Agora vou te falar… que sorte, heim? comprou um red cap e acabou levando um oranda branco

       
    • Meus parabéns nunca tinha visto tantas informações úteis de uma só vez : Estou montado um laguinho de caixa d’água no meu jardim , já tenho carpas e Kinguios no meu tanque de 800 litros e esse ano vou tentar criar Kinguios já que eles começaram a desova e eu estou com mais tempo. Vou seguir a sua orientação Muito obrigado.

       
      • Obrigada! Fico feliz que tenha encontrado as informações que necessita! Desejo muito sucesso em sua criação, os gordos são apaixonantes! 🙂

         
      • Olá, Luciana
        Os kinguios pérola são os que crescem em menor taxa, porém, podem chegar ao tamanho de uma bola de tênis.
        A verdade é que, se eles tiverem água e alimentação de boa qualidade, crescerão muito bem, independente da variedade.

         
  2. O qie pode ter sido , perdi 4 kinguios sintomas ( n tinha força para nadar , a correnteza que levava ele pra lá e cá , n se alimentava direito , foi morrendo aos poucos e todos os 4 foram assim )

     
    • Ola Sidnei, Não da para ter certeza apenas com a descrição que fez, mas me parece problema de bexiga natatória. É comum nos kinguios e geralmente está ligado a alimentação inadequada. Em muitos desses casos, é possível reverter, no entanto, há outros provocados por alterações anatômicas, onde o peixe pode chegar a óbito. É preciso ver as condições do aquário e tipo de alimentação para dar um diagnóstico seguro. Ab

       
      • Boa tarde. Possuo uma fonte que pensei em transformá-la num lago para peixes
        É grande no tamanho, deve ter uns 5m por 1,5m só que tem apenas 15cm de profundidade.
        Existe alguma espécie que vive com essa profundidade?

         
        • Olá, Wagner
          O maior problema dessa profundidade é que a água mudará de temperatura muito bruscamente, tanto no inverno quanto no verão, esfriando ou esquentando demais respectivamente, tornando inapropriada para que qualquer espécie seja mantida com saúde. Seria apropriada se tivesse pelo menos 40 cm de profundidade.

           
  3. Tenho um aquário sextavado com capacidade de 30 litros,é um aquário pequeno. Qual especie ou espécies de peixe (água doce) seriam indicados para esse tipo de aquário, de preferência resistentes pois já errei ao adquirir kinguios pois necessitam de aquários maiores.

     
    • Oi Stellla! Exato, kinguios necessitam de aquários maiores. Um aquário de 30 litros realmente é pequeno, você pode optar por 2 bettas fêmeas, ou ainda um único macho. Outra opção seria uns 4 Tanicts e 4 coridoras, que ajudam a manter o substrato limpo. Outra opção seria um cardume de paulistinhas (5 ou 6). Coloque plantas naturais como Cabomba, Elodea, Valisnéria, fica muito bonito, Não se esqueça também que é preciso um termostato para que os peixes não sofram agora no inverno. Espero ter ajudado! 🙂

       
  4. Tenho 1 peixe Kinguio, 2 peixes cascudos e um aquário de 30 litros. Depois que troquei da ração Alcon Colour em flocos para Alcon Goldfish Colour granulada os peixes cascudos começaram a comer o kinguio depois de 3 semanas com a nova ração. As vezes alimentava os peixes com a ração em flocos.
    O que aconteceu? Tem algo a ver com a ração? Esse comportamento é normal do cascudo?

     
    • Monica, conforme informado no artigo acima, seu aquário não comporta kinguios. Aquários para kinguios devem ter no mínimo 100 litros, para manter 2 exemplares no máximo (eles são peixes que devem ser mantidos em companhia de outros exemplares da mesma espécie devido sua natureza). Eles são peixes de água fria, por isso requerem maior taxa de oxigênio na água e seu metabolismo produz grande quantidade de dejeto, por isso, também acompanha a necessidade de um filtro bem robusto. Cascudos são campeões em ataques a kinguios, já que seu muco é atrativo para eles, não tem nada a ver com a ração, foi coincidência. Os ataques realmente começam do nada. Então, recomendo que, caso queira ficar com kinguio, além de providenciar um aquário adequado, que doe os cascudos. Outra dica, procure melhores marcas de ração, como Tetra, Sera, Tropical,que são mais equilibradas, fazendo com que os peixes produzam menos desejos e sejam melhor nutridos, sendo que os cascudos devem receber ração de fundo e o kinguio, uma ração específica para ele.

       
  5. Eu tenho um telecospio que ele ta parado la emcima de barriga para baixo, daqui a pouco ele volta a nadar.Ele as vezes nada ate o fundo so que depois pra subir eele fica parado na vertical.Qual poderia ser o problema dele?

     
    • Oi Paola, não sei se entendi o problema, ele nada desequilibrado, é isso ? kinguios frequentemente tem problemas na bexiga natatória, porque nela se acumulam gases. Isso acontece na maioria das vezes por causa da ração. Se esse for mesmo o problema, deixe sem comer por 2 dias, depois, alimente com ervilhas frescas cozidas (aqueles que vedem no mercado, congeladas de saquinho). Cozinhe elas por uns 5 minutos, tire a pele, dê uma amassadinha e ofereça, mas não muito. Faça isso por alguns dias, ele deve voltar ao normal. Depois que ele melhorar, ofereça rações para kinguios nas marcas Tetra, Sera, JBL ou Tropical, intercale bastante entre elas. Continue com as ervilhas 3 vezes por semana.

       
      • Oi tenho uma dúvida,tenho um telescópio que apresenta umas manchinhas brancas nas nadadeiras peitorais de uma maneira mais grosseira, na cabeça e guerras,mais leve, já me diagnosticaram como íctio, outro como fungos nas nadadeiras e desconhecia os pontos nas guerras, oq vc acha q pode ser, no corpo não vejo sinal de pintas brancas , umas pouco abaixo da guerras mas bem clarinhas, ele está se alimentando, a noite se movimenta mais pelo aquário do que durante o dia, estou aflita sem saber oq fazer, se tenho q fazer algo. Me ajudem

         
        • Olá, Raíssa! Pela sua descrição parece os órgãos de pérola, que são estruturas que aparecem nos machos quando eles estão prontos para a reprodução. Mas preciso de uma foto para ter certeza, por favor, cadastre-se no nosso grupo no facebook e faça um post com uma foto nítida mostrando essas manchinhas. Fico no aguardo!
          Link do grupo:https://www.facebook.com/groups/aquarismopaulista/

           
  6. Tenho 3 telescopios filhotes num aquario de 70 litros. Vi q precisarei um aquário maior. Mas nesse momento o q me preocupa é que estão mais preguiçosos. As vezes ficam parados no fundo e outras na coluna d’agua.
    Fiz TPA ha 4 dias, e hj depois de ler q bolhas e peixe ofegante e parado podo ser excesso de amônia, fiz TPA novamente. Ai me veio uma questão; será que 4 corais mortos no aqúario e q está provocando essa situação? Na dúvida os retirei.
    Não tenho plantas naturais e uso um filtro desses com uma fibra branca e carvão ativado, no tpa de hj os troquei tbm.
    Ps.: Ainda não tenho o kit de medir a amônia, irei providenciar.
    Desde já, obrigada

     
    • Boa noite, Janaina! Quantos centímetros tem os filhotes aproximadamente? Dependendo do tamanho deles, o pico de amônia é provocado pelo fato de que o filtro não esteja dando contra da quantidade de amônia produzida por eles. Se os corais mortos já são antigos, creio que não são eles os causadores.

       
  7. Olha tenho 3 kinguios e 3 carpas em uma caixa de agua de 350L, olhei que dois dos meus kinguios possou esse wen esse chapelzinho que os orandas tem. So que nos meus sao bem menores, eles podem ser considerados orandas ? Um e o red cap eu sei que ele e um oranda, mas os outros doid nao comprei sendo oranda e possoi um pouco desse wen. Gostaria de manda uma foto ou um video deles. Outra duvida oque e como si trata aquelas veias vermelhas que as vezes aparecem na cauda dos kinguios ? Geralmente em kinguios brancos.

     
    • Olá Matheus! Pode ser que seus orandas sejam ainda jovens. O wen demora para crescer uns 2 anos, há kinguios em que ele não fica muito grande, depende muito da genética ou então, são mestiços orandas, podendo ou não desenvolver um pouco de wen. Mas pode me mandar uma foto deles! Quanto as veias vermelhas, elas podem ser causadas por amônia ou nitrito elevados (falta de TPA ou filtragem ineficiente), temperatura muito alta ou ainda, uma infecção bacteriana. Verifique os parâmetros da caixa para ver se estão todos corretos. Com o tempo , as carpas precisarão ir para um lago, porque se mantidas por muito tempo em pequenos espaços, atrofiam e frequentemente morrem.

       
  8. Olá. Tenho dois peixes telescópio bem jovens em um aquário pequeno, que será trocado em breve para melhor comportá-los. Um deles parece que ficou doente, pois só fica no fundo do aquário escondido e retraído, sem nadar e sem comer, respirando aparentemente com dificuldade. Notei um leve esbranquiçado nos olhos também. O outro peixinho está normal e serelepe. Fiz teste de cloro, amônia, ph, nitritos e nitratos e estão em níveis normais. A temperatura fica entre 26 e 28 graus. O que pode ser? Se eu precisar tratar com remédios devo separá-los ou é seguro colocar para os dois no aquário principal?

    Desde já agradeço.

     
    • Olá Fausto! Se possível coloque uma foto, esses sintomas são comuns a muitas doenças. Quando diz que os parâmetros estão normais significam que amônia e nitrito estão zerados e o pH em torno de 7.2 a 7.4? Por enquanto, aumente a aeração do aquário já que 29°C particularmente é muito quente para eles.

       
      • Oi Rosana. Sim, fiz o teste e os níveis estavam zerados e o PH adequado. Cloro zero também. Fiz de tudo para baixar a temperatura com ventiladores, mas aqui está muito quente e nada conseguiu fazer ficar abaixo de 26º. Infelizmente ele morreu ontem. A outra continua bem fisicamente. Fim de semana vamos providenciar o aquário maior e substituir o filtro de placa que estava sendo usado por um tipo canister mais eficiente. Vamos substituir também as pedrinhas do fundo do aquário por areia, pois além de dificultar a limpeza fico pensando na possibilidade de ele ter engolido uma pedrinha pequena e isso ter ficado preso nele, ou machucado por dentro, não sei. De qualquer modo obrigado pela resposta e espero que isso possa ajudar quem estiver lendo os comentários.

         
        • Bom dia, Fausto ! Realmente, é uma possibilidade ter engolido alguma pedrinha pequena, uma vez que eles fuçam o substrato o tempo todo atrás de comida. Muito bom adquirir um canister, que é muito mais eficiente do que placas biológicas de fundo. Quanto ao substrato, use cascalho de rio n°2, que é mais pesado que a areia e eles não engolem, areia grossa também fica bom. Parabéns por todas as substituições que está fazendo, certamente os peixes agradecerão! Lamento que tenha perdido um dos kinguios, infelizmente, essa é a parte desagradável do nosso hobby. Desejo uma boa sorte na montagem do novo aquário e estamos aqui sempre que precisar!

           
  9. Tenho um aquário com 54 litros, de água doce,tinha dois cometas, um telescópio, dois orandas, dois limpa fundos e um limpa vidros,um dos cometas picou e comeu durante a noite o rabo do telescópio, o q acabou por o matar, separei o cometa e também acabou por morrer sempre se deram bem agora um dos orandas anda a picar o rabo do outro oranda e do cometa, será normal ou devo isolar o oranda?

     
    • Isabel, boa tarde! Veja que kinguios são peixes pacíficos, ainda mais com os de sua própria espécie. Se um comportamento assim atípico se manifesta, é sinal de estresse, causado pelo fato de o aquário ser extremamente pequeno para todos esses peixes o que deixa a água de qualidade duvidosa. Se reler o artigo, verá as especificações de espaço para a espécie e os cuidados. O que precisa ser feito é preparar um aquário maior para comportar os que ficaram confortavelmente. É preciso ter em mente que eles crescem e muito, não ficam no mesmo tamanho de quanto compramos na loja. Tomando essa providência, tenho certeza de que a harmonia será restabelecida. Para seis kinguios, é preciso um aquário de pelo menos 280 litros, com filtro cuja vazão seja de 7 a 10 vezes o volume do aquário, pois eles produzem muita sujeira.

       
  10. o meu cometa vermelho, tem dois altos brancos a crescer na cabeça, sera que me poderia ajudar, eu ja procurei de tudo e nao consigo encontrar, obrigada

     
    • Silvia, boa noite ! Só com uma foto seria possível avaliar corretamente. Se possível visite nosso grupo no facebook e inicie uma postagem com uma foto do peixe.

       
  11. bom dia solange
    realmente os cascudos atacam os kinguios mas eu tenho um lago que mede 1mt40cm de largura por 60cm de altura de 300 litros de agua
    tenho 4 carpas e 5 kinguios e dois fritors muito bom pois apesar de tomar sol o tempo todo a agua esta sempre cristalina e sempre estou testando o ph da agua
    so gostaria de tirar uma duvida o cascusdo ele e importante para tira lodos ou nao pois meus peixes estao sofrendo ataques do cascudo
    eu posso tirar ele do lago
    desde de ja grato carlos

     
  12. Boa tarde, Carlos.
    Este lodo faz parte sim da alimentação de cascudos, motivo pelo qual são incluídos entre os animais “faxineiros” do aquário.
    Mas se ele começou a atacar os peixes a melhor coisa que faz é retira-lo do lago antes que cause mais problemas à saúde dos kinguios e carpas. Dificilmente o cascudo irá deixar este comportamento agora.

     
  13. Olá, desde já quero agradecer pelo belo trabalho nas informações sobre aquarismo. Adquirir um aquário de 240l, e gostaria de sugestões sobre marcas de filtros no modelo canister, para a filtragem do aquário. Vai ser um aquário de Kinguios mono espécie.

     
    • Não costumo indicar marcas, mas o melhor custo benefício é o Canister Atman. Adquira um com vazão de 1200L/H que dará conta. Existem outras boas opções como Hagen e Eheim, mas estes o valor é mais elevado.

       
  14. Olá, tenho um kinguio a um bom tempo, sempre o mentive junto de uma carpa, sempre conviveram bem, mas de uma semana pra ca o kingui apresentou umas manchas pretas no final da calda e das nadadeiras, nao me preocupei, aparetemente tinham “caido” essas pontas , mas hoje pela manha a calda ja estava muito menor e flagrei a carpa comendo a calda do kinguio. Como devo proceder ? oque pode ser as manchas pretas ? me ajude, obrigada

     
    • Sabrina, as manchas pretas são tecido cicatrizado, ou seja, tecido novo que veio. Com o tempo tende a adquirir a cor original do peixe. fica assim evidente que a carpa já vem atacando o kinguio há mais tempo. No caso, convém separar o kinguio em outro aquário até que a cauda volte a crescer completamente, já que o tecido ferido funciona como um chamariz, para que ela volte a atacar o mesmo local. Atente também que carpas ficam muito grandes e depois de certo tamanho devem ir para um lago, caso contrário, tendem a sofrer atrofia e morrem. Para ajudar na cicatrização e evitar infecções por fungos e bactérias, recomendo utilizar o Melafix, que você pode encontrar como fazer em casa em vídeos do youtube ou então adquirir o produto RCFlora Fix, que contém o mesmo princípio ativo.

       
  15. Não conheço muito sobre peixes de aquário sei que um dos meus dois peixinhos e um kinguio telescópio e ele esta com algum problema desconhecido por mim ele esta ficando de barriga para cima e esta com a barriga inchada o que seria isso? Me ajudem por favor

     
    • Olá, Samuel
      Preciso saber se o peixe está de barriga pra cima no fundo ou se está boiando na superfície. Se estiver boiando, certamente é problema de bexiga natatória e aí, sugiro que siga as dicas do artigo acima referente a esse problema. Caso ele esteja no fundo, com a barriga inchada, provavelmente é uma infecção bacteriana e sugiro que trate o quanto antes com Alcon Bacter em aquário hospital (pode ser um organizador de 50L), somente com compressor e pedra porosa, fazendo TPAs diárias de 40% para controlar a amônia e repondo o equivalente do medicamento pedido nessa troca. No mais, siga as instruções da bula.

       
    • Djefelson, cada fêmea tem um tempo. Você precisa dar condições a ela para produzir ovos. Essas condições consistem em um aquário com parâmetros em dia (amônia e nitritos zerados, pH em torno de 7.2 a 7.4), água limpa, alimentação com rações de boa qualidade e espaço (respeitando que cada kinguio precisa de pelo menos 70 litros). Você vai saber quando ela estiver pronta porque os machos irão persegui-la.

       
  16. Meu kinguio Redcap está ficando com a calda avermelhada e ele é todo branco, oque pode ter motivado essa mudança? No aquário tem um cometa junto.

     
    • Oi Daniele
      Há algumas possibilidades : 1) Pode ser que a amônia ou o nitrito estejam elevados – é preciso efetuar os testes para essas substâncias a fim de verificar, se estiverem acima de zero, basta efetuar uma TPA de 30%. Veja também se sua filtragem está bem dimensionada para o tamanho e população do aquário. 2) Temperatura elevada – quando a temperatura está alta para eles, os vasos sanguíneos se dilatam e como ele é branco, tornam-se mais visíveis, nesse caso, aumente a oxigenação do aquário utilizando um compressor com pedra porosa. 3) Infecção bacteriana – se nenhuma das possibilidades acima por viável, provavelmente é uma infecção bacteriana, nesse caso, convém separá-lo em aquário hospital e efetuar tratamento com o Alcon Bacter seguindo as instruções da bula.

       
  17. Uns de meus peixes está com a barriga bem volumosa, mas percebo fezes brancas no aquario… e não escuras como de costuma.. pode ser parasitas?
    Se sim como tratar?
    Meu aquário tem 400lts e sump..
    Possuo carpas e kinguios aproximadamente de uns 15 cm uns 2 lebistes, 1 pangassius, 2 cascudos, e uns 6 pqulistinhas..

     
    • OI Mariane
      Fezes brancas indicam a presença de protozoários intestinais. A barriga volumosa pode ser causada por essa infestação mas fique de olho, principalmente se aparecer escamas levantadas. Para tratamento, procure o Azoo Anti-Endoparasites, você vai encontrar no Mercado Livre. Use conforme especificado nas instruções.

       
  18. Oi Rosana!

    Meu único Kinguio está há dias no fundo do aquário, se movimenta bem pouco, não alimenta , troquei a ração Tetra de flocos por uma granulada Poytara pra ver se havia uma reação. Mas nada…

     
  19. Boa tarde, é normal que os kinguios fique o tempo todo abrindo e fechando a boca? Meu aquario é de 200 litros e tem dois canister um de 1000 litros hora e outro de 1300 litros hora, porem eles fica o tempo todo abrindo e fechando a boca sobe a superfície e desce a todo momento.

     
  20. Oi Janaína. Sua filtragem é excelente, esse comportamento pode ser devido a algum elemento tóxico na água, superpopulação ou ainda início de problemas na bexiga natatória, ocasionado pela ração que está usando. Faça os testes para os parâmetros (amônia, nitrito e pH) e se possível, abra uma postagem no nosso grupo do facebook para avaliarmos com detalhe o que possa estar ocorrendo.

     
  21. Olá, vendo vários matérias e vídeos estou planejando comprar 1 peixe Kinguio.
    Possuo um aquário de 72 litros com termostato e um filtro hang on de 600 l/h.

    É possível manter 1 kinguio de forma saudável em um aquário desse tamanho?

    Também vi diversas opiniões sobre montar o aquário sem substratos e enfeites, para não ocupar espaço e evitar o acúmulo de sujeira, facilitando inclusive a sifonagem.
    Há algum prejuízo para os peixes em se mantar o aquário sem substrato?

     
  22. Olá, Gabriel

    Não é recomendável manter um kinguio sozinho, já que é um peixe que gosta de socializar com outros da mesma espécie, então, teria que ter no mínimo 2. E nesse caso, o volume do seu aquário é um pouco pequeno, seria melhor um de 100 litros. Para esse de 72, o filtro tem uma vazão razoável, o porém é que filtros hang on oferecem pouco espaço para abrigar as cerâmicas e com kinguios, você precisa de uma boa filtragem biológica já que eles produzem muita sujeira, seria melhor um canister. Aquários montados sem substrato são conhecidos como Bare Bottom e sim, podem ser montados sem problema algum, porque facilitam a manutenção e evitam o acúmulo de sujeira como mencionou. Para quebrar o “vazio”, você poderá colocar alguns pequenos vasos com plantas naturais como a Anubia, que os kinguios não conseguem comer.

     
  23. Olá, primeiramente gostaria de parabenizar pelas excelentes dicas e conselhos que vocês fornecem aqui! Parabéns.
    Gostaria de saber quais os tipo de peixes de “faxina” vocês recomendaria para um aquário de 192L com 10 kinguios e 3 carpas, que não afete a harmonia do aquário.

     
  24. Leandro, muito obrigada! Veja que seu aquário está superlotado, portanto, sugiro não colocar mais peixes. Carpas não devem ser mantidas em aquários desse porte, pois correm o risco de sofrer atrofia. São peixes de grande porte e que precisam de muito mais espaço para seu desenvolvimento sadio. Você tem um total de 13 peixes em 192 litros, o que dá para cada um 14,7 litros, é muito pouco para peixes que produzem uma carga muito grande de matéria orgânica. Sugiro que propicie um aquário maior, pelo menos 500 litros e doe as carpas. Se ainda não faz, faça testes para amônia e nitrito (que são tóxicos) pois correm o risco de estarem elevados. Em um aquário maior você poderia colocar dojos ou coridoras bronze.

     
  25. Obrigado Rosana. Concordo com você na questão da super lotação. Na verdade eu vou mudar essa fauna, pois estou comprando esse aquário e ele já está com esses peixes! Quero fazer uma fauna menor e com Discos.
    Quais especies você recomenda eu colocar com eles e quantos peixes seria recomendável para um aquário de 192L?

     
  26. Oi Leandro! Ok, na verdade, não é recomendado aquário menor que 200 litros para manutenção de discos, mas creio que 4 exemplares estaria bem para seu aquário, já que eles podem atingir 15 a 20 cm de diâmetro. Os discos são peixes de cardume, mas são lentos da hora da comida, então, os companheiros de aquário não podem ser também, muito ativos da hora da alimentação. Coloque com coridoras, neons ou ciclídeos anões, eles formam uma fauna equilibrada. Cuidado com os cascudos, nem todos podem ser colocados com os discos, é previso optar pelas espécies essencialmente herbívoras para que não venham a atacá-los em algum momento. No mais, a qualidade da água é tudo, visto que são peixes bem sensíveis com parâmetros e temperatura. Boa sorte da nova montagem e qualquer dúvida, abra um post no grupo do Aquarismo Paulista do facebook 🙂

     
  27. Olá tenho um kinguios preto
    Notei que ele está estranho
    Não sei como explicar o ânus dele digamos está saltado pra fora
    Alguém sabe me dizer o que tem de errado com ele ou e normal estou com ele a 1 ano
    Obrigada

     
  28. Olá, tenho um kinguio comum, e infelizmente apareceu um tumor entre o corpo e a cauda na parte de cima. Dias depois a guelra esquerda apresentou uma descoloração e posteriormente uma “pele” esbranquiçada se soltou. No lugar ficou um buraco de uns 0,5 cm. Essa semana vi uns pontinhos brancos na cara dele. Ele nada e se alimenta naturalmente. Aumentei a temperatura para 25ºC e estou diariamente colocando uma mistura de óleo de malaleuca na quantidade recomendada por aquaristas, com 2 TPA’s semanais de 20% aproximadamente. Quero saber se com esse tratamento é possível essa ferida se fechar e o tumor desaparecer. O que você fala pode comentar também sobre o uso de alho e açafrão (cúrcuma) no patê que faço com vegetais. Desde já agradeço a atenção.

     
    • Oi Renato! Gostaria que me enviasse uma foto do peixe, para que eu pudesse avaliar melhor essas lesões. Para isso, peço que se cadastre e abra um post no nosso grupo do facebbok: https://www.facebook.com/groups/aquarismopaulista/?ref=bookmarks. Fico no aguardo. Com relação ao uso de alho eu aconselho, pois é muito bom para incrementar a imunidade dos peixes, desde que seja adicionado cru, para que tenha suas propriedades conservadas. Quanto ao uso da cúrcuma, desconheço seu uso em patês.

       
      • Olá achei super esse seu site, muito atenciosa… parabéns
        Minha dúvida é a seguinte
        Tenho 4 kinguios ele parecem bem, NÃO estão parecendo exausto,com respiração acelerada,porém eles estão lentos,ficando quase imóvel, no meio do aquário, NAO FICAM NO FUNDO NEM NA ALTURA BUSCANDO AR, será que estão apenas descansando?
        Obg desde já…

         
        • Olá, Simone! Obrigada pelo feedback! 🙂
          As vezes os kinguios apresentam esse comportamento de ficar “pairando” na coluna d’água. Normalmente quando fazem isso por algum tempo apenas estão somente relaxando. Se ficam assim grande parte do dia, pode ter alguma coisa errada. Por segurança, verifique os parâmetros de pH, amônia e nitrito para certificar-se de que está tudo certo. ok !

           
  29. Olá , tenho um aquário de 160 litros , com 3 kinguios ainda pequenos, o filtro é um canister, porém a água está sempre turva, não consegui que ela ficasse cristalina ainda, meu aquário ciclos, coloquei dois primeiro e o terceiro agora a uma semana… oq pode ser a água turva? Tenho feito a tpa certinha

     
  30. Oi Simone! Se eu entendi direito, seu aquário está recém ciclado e recebeu os primeiros habitantes. Nesse caso, pode ser que a biologia do filtro esteja se adaptando a carga de matéria orgânica que eles produzem, então, se a causa for essa, logo deve desaparecer. Outra possibilidade, é que esteja fornecendo muita comida, experimente diminuir um pouco na quantidade.

     
    • Obrigada pela resposta, já diminui… agora estou notando que meu Oranda esta muito quieto no fundo, hoje não comeu, já no contrário o meu telescópio está muito agitado, nadando de um lado pro outro, mas está se alimentando normal. Preocupada com meus gordinhos, já me apeguei

       
  31. Dou ração para os kinguios 2 vezes ao dia,coloco até eles pararem de comer,estou certo ou tenho uma quantidade certa para dar para eles?obg.

     
    • Oi Flávia! O recomendado é fornecer uma quantidade de ração que seja consumida em até 5 minutos. Dessa forma, você evita que restos de ração fiquem acumulados nos lugares de menor circulação e consequentemente, contribuam para deteriorar a qualidade da água. No entanto, existem algumas variedades de kinguio que são mais lentas na hora da alimentação, nesse caso, precisaria de um tempo um pouco maior.

       
  32. Olá Rosana, tenho um aquário de 75 l, aproximadamente…. tenho um kingyo e uma carpa que convivem juntos há mais de um ano.
    Neste período a carpa cresceu e tem aproximadamente 10cm de comprimento.Porém a carpa começou a atacar o kingyo, comendo todo o rabo. Separei os peixe…. Por que isto acotenceu? O kingyo irá se recuperar? O aquário ficou pequeno para a carpa? O que devo fazer? Obrigada

     
    • Olá Cristina. Sim, o aquário ficou pequeno demais. Essa litragem é indicada para um kinguio somente e carpas não devem ser criadas em aquários a partir de certo tamanho, já que crescem muito e necessitam de grande espaço para se desenvolverem adequadamente. O ataque ao kinguio ocorre pelo estresse do pouco espaço em que está mantida. Recomendo que doe a carpa ou negocie na loja e adquira um aquário maior, de pelo menos 100 litros, com boa filtragem para manter 2 kinguios adequadamente, já que necessitam de pelo menos um indivíduo de sua espécie como companhia. E sim, ele irá se recuperar, a cauda cresce novamente, no entanto, é preciso vigiar para ver se não há crescimento de fungo ou bactéria no tecido atacado.

       
      • Obrigada Rosana… Estou providenciando um novo lar para a carpa…Provavelmente um laguinho… Quanto ao kingyo… Por enquanto deixei numa vasilha com uma bombinha de oxigênio e coloquei uma gota de azul metileno…
        Fiquei um pouco preocupada pois ele fica mais tempo parado…. Mas hoje ao dar a comida… Ele subiu para se alimentar… 😀

         
        • Essa situação com o kinguio não pode durar muito. Eles são peixes que necessitam de boa filtragem. Sem filtro, a amônia (resultado da decomposição da urina e fezes do peixe) se acumula na água e ela vai matá-lo por ser tóxica, queimando suas guelras. Recomendo que faça trocas de água de 50% todos os dias, usando condicionador, para que o peixe não seja prejudicado em sua saúde, até conseguir um aquário adequado para ele.

           
  33. Ola, Tenho Um uma Kinguio cheia de ovinhos, que estar sendo atacada, no aquario tenho dois acaras, mais um kinguio e 2 carpas 2 dojo, ela estar com um pequeno machucado, separei ela, mais nao to entendendo o que aconteceu? só ficou assim depois que começou a colocar ovinhos!!

     
    • Roberta, os machos perseguem as fêmeas para estimulá-las a colocar os ovos. Só que as vezes, essa perseguição pode machucar. Fora isso, os outros peixes correm atrás para devorar os ovos. Fez bem em separar, mas recomendo que deixe os kinguios somente com o dojo. Acarás são peixes que apreciam água de pH mais ácido e carpas podem vir a atacar os kinguios mesmo fora dessa época de reprodução.

       
  34. tenho um casal de kinguios. Um telescopio e um bolha ja foram averiguados de serem de sexo oposto e que estao em otimas condiçoes no aquario. Porem. Ao reproduzir somente nascem ao maximo 3 filhotes. Oque posso fazer? Afinal. No aquario de desova encontrasse ph balanceado.fumgicidas.temperatura regulada e etc. Isso pode ser generica. Oq posso fazer? O casal se encontra em um aquario de 450l. Nao entendo isso

     
    • Olá, João Otavio, pelo o que vi, está faltando retirar os ovos e colocar em outro aquário/recipiente para que eclodam lá. Se isso não for feito, os próprios pais e os demais habitantes do aquário devoram todos os ovos. Há uma maneira prática de garantir que a maioria da postura seja salva, que é confeccionando as chamadas “bruxinhas”. Essas nada mais são do que fios de lá de cor clara, presos em bolas de isopor (se quiser você pode procurar por vídeos no YouTube que mostram como fazê-las, há vários). Separe o casal em outro aquário, levando parte da água do aquário principal, coloque as bruxinhas e espere a desova. Quando esta ocorrer, os ovos ficarão aderidos aos fios de lá. É só esperar terminar, voltar o casal ao aquário principal e deixar as bruxinhas com os ovos nesse aquário para que eclodam. Uma aeração fraquinha com compressor e pedra porosa deve ser colocada. Os ovos que não foram fecundados ficarão brancos, esses devem ser retirados, uma vez que são atacados por fungos.

       
    • Olá, João Otavio! Tinha lhe respondido mais cedo, mas creio que houve algum problema e ela não foi postada. Creio que o que falta é separar os ovos, porque o restante dos peixes e os próprios pais comem os ovos assim que a postura é feita. Para evitar isso, recomenda-se a confecção das chamadas “bruxinhas”, que nada mais são do que fios de lã presos a uma boa de isopor. No YouTube há vários vídeos explicando como fazê-las, é muito fácil. Melhor separar o casal em outro aquário, utilizando a água do aquário em que estão, e colocar as bruxinhas. Depois que a desova terminar, devolva o casal ao aquário principal e deixe a bruxinha com os ovos no aquário onde ocorreu a desova, para que possam eclodir. É recomendado deixar uma fraca aeração neste aquário fornecida por compressor e pedra porosa. Os ovos não fecundados tomarão a cor branca e deve ser retirados, pois infestam-se de fungos.

       
  35. Ola!
    Estou com um problema e estou longe de resolver. meus 03 kinguios adquiriram um habito de ficarem parados num canto do aquario e repentinamente saem nadando balançando a cabeça e arremessando-se contra o cascalho e param logo em seguida.
    Iniciei um tratamento no aquario com sal grosso (3g/litro) e elevei a temperatura para 30/32 graus, a quantidade de sal foi adicionada ao prazo de 03 dias e o aumento da temperatura a 01 dia afim de amenizar o contrate no ambiente.
    Voce poderia me ajudar porque não vejo nada além da mudança de comportamento dos peixes?
    Desde ja agradeço.

     
  36. Jose Carlos, boa noite!
    Em primeiro lugar, desça a temperatura. Ao contrário de peixes tropicais a temperatura tão elevada faz os kinguios piorarem. Seu metabolismo é negativamente afetado nesta condição, retardando ou impedindo sua recuperação. Esse comportamento demonstra que há algum fator de contaminação na água. Pode ser algum produto que tenha sido dispersado no ambiente (aerossóis, perfumes, tinta, baldes ou outros utensílios utilizados na TPA com restos de produtos de limpeza…ou ainda, algum parâmetro como amônia/nitrito/nitrato que estejam elevados, isso envenena os peixes. Recomendo que faça testes para essas substâncias que mencionei, a fim de descartá-las como possível causa e veja a questão dos contaminantes. Recomendo uma boa TPA, sem o sal e temperatura máxima de 25°C.

     
  37. Boa noite tenho um kingui e apresentou
    A doença da primavera e vejo que está sempre aumentando já fiz algum tratamento mas nao vi resultado .
    O que posso fazer?

     
    • Olá, a doença da primavera é viral, portanto, não há muito o que fazer a não ser esperar que seu ciclo termine, esse período compreende mais ou menos 15 a 21 dias. O ideal seria nesse período, aumentar a temperatura da água para 25°C gradativamente e fortalecer o sistema imune dos peixes oferecendo rações a base de alho e spirulina. Precisa verificar se é mesmo a doença da primavera que está acometendo os peixes ou alguma outra infecção. Se quiser, você pode abrir um post no grupo Aquarismo Paulista e postar uma boa foto para avaliarmos.

       
  38. Notei hoje que meu kinguio esta parado no fundo, mas parado mesmo sem “cavar” as pedrinhas, de um jeito que não é o normal deles. O PH da água está por volta de 7. A temperatura ok! Ontem completei a água, como faço sempre, tratando-a com o cloro. O que posso fazer to achando que ele vai morrer!

     
    • Oi Joyce. Completar apenas não é suficiente. É preciso trocar parte da água (TPA)semanalmente, em torno de 30%. O pH está bom, mas é preciso fazer testes para verificar como andam os parâmetros, tais como: amônia e nitrito, se algum deles não estiver zerado, pode estar envenenando o peixe. Com essa onda de calor, também é preciso tomar cuidado com a temperatura, se estiver acima de 27°C, providencie aeração reforçada com compressor e pedra porosa. Faça uma TPA conforme mencionado acima e veja se ele melhora. Sugiro que se cadastre no nosso grupo do facebbook e abra um post para que possamos acompanhar a situação. Link do grupo: https://www.facebook.com/groups/aquarismopaulista/

       
  39. Olá, tudo bom? Tenho dois kinguios telescópio e as fezes deles ficam boiando no aquário, é normal isso? Tenho eles a pouco tempo então não sei se isso é normal. A ração que eu comprei é a Poyatara Kinguio Dia a Dia. Obrigada

     
    • Oi Gabriela, tudo bem! O fato de as fezes boiarem indicam que os peixes estão engolindo muito ar durante a alimentação. Isso, pode causar com o tempo, problemas de flutuação, interferindo na bexiga natatória. Recomendo dar preferência as rações que afundam ou ainda, umedecer a ração antes de oferecer, para que o excesso de ar seja amenizado. Procure também variar entre as rações específicas para kinguios de outras boas marcas, como Sera, Tropical e Tetra.

       
  40. Oi Joyce. Completar apenas não é suficiente. É preciso trocar parte da água (TPA)semanalmente, em torno de 30%. O pH está bom, mas é preciso fazer testes para verificar como andam os parâmetros, tais como: amônia e nitrito, se algum deles não estiver zerado, pode estar envenenando o peixe. Com essa onda de calor, também é preciso tomar cuidado com a temperatura, se estiver acima de 27°C, providencie aeração reforçada com compressor e pedra porosa. Faça uma TPA conforme mencionado acima e veja se ele melhora. Sugiro que se cadastre no nosso grupo do facebbook e abra um post para que possamos acompanhar a situação. Link do grupo: https://www.facebook.com/groups/aquarismopaulista/

     
  41. Olá, boa tarde… Tenho duas carpas, dois telescópio e três kinguios em um aquário de 200 litros. Acontece que um dos telescópio perdeu a cauda,separei ele, fiz um aquário hospital pra ele, está se alimentando, porém minha dúvida agora é por quanto tempo tenho que manter ele separado, a cauda crescerá novamente?? Fazem 9 dias de tratamento… Obrigado

     
    • Oi Sueli! Precisa saber como ele está perdendo a cauda. O aquário é pequeno para essa população e carpas podem atacar kinguios. Para essa litragem o ideal seria manter 4 kinguios (telescópios também são kinguios e podem ser contados como tal). Sim, a cauda crescerá novamente e é prudente mantê-lo separado até que isso aconteça, para garantir que o processo se complete. Com qual medicamento está tratando?

       
  42. oi . tenho um aquario de 200l . tenho dois kinguios telescopios que comprei essa semana e eles não saem do fundo do aquario, se alimentam e voltam pro canto , tenho um red cap e dois cometa que apareceram com parte do rabo cortado , o que pode estar acontecendo? tem dois cascudos tambem

     
  43. Bom dia, Cleunice! Pode ser que os cascudos estejam atacando os kinguios. Isso não é raro de acontecer, visto que o muco dos kinguios é atrativo para eles e uma vez que iniciam esse tipo de ataque, não deixam mais de o fazer. Nesse caso, os cascudos devem ser removidos do aquário. Provavelmente, os ataques acontecem a noite, que é quando os cascudos estão mais ativos, portanto vale a pena uma vigia para confirmar tal situação. No mais, faça os testes para amônia, nitrito e pH e veja se os dois primeiros estão zerados, caso contrário, faça uma TPA, o pH está entre 7,2 e 7.5.

     
  44. Boa tarde, Renato! Sim, isso é perfeitamente normal principalmente nos kinguios jovens (até 2 anos). A mudança de cor é determinada geneticamente e pode ocorrer varias vezes até que a coloração se fixe.

     
  45. Bom dia. Tenho um longo telescópio preto, e percebi que a calda e as nadadeiras estão tipo grudadas, não estão abertas como é o normal…e os olhos meios esbranquiçado…será que está doente?

     
  46. Olá boa noite.
    Meu kinguio está com a barriga inchada,e fica no fundo do aquário.
    Quando eu o seguro para que fique na posição correta ele solta muito ar e bolhas pela boca.como se tivesse arrotando.Pode ser bexiga natatória?
    Aqui em minha cidade não há veterinários especializados em peixes.
    Obrigada

     
    • Olá, Lucia
      Sim, pode ser também uma doença mais grave. Se as escamas estiverem arrepiadas, é indicativo de Hidropsia, uma infecção bacteriana grave, precisando de tratamento com antibiótico. Recomendo que se registre e abra um post com foto do peixe em nosso grupo do facebook para que possamos ajudá-la de modo mais efetivo. Eis o link do grupo: https://www.facebook.com/groups/aquarismopaulista/

       
  47. Primeiramente, quero parabenizar pelo ótimo artigo. Melhor site que já encontrei. Parabéns. Bom, possuo quatro peixes em meu aquário. Sendo 3 Kinguios ( 2 telescópio e um Red Cap), e um Dojô. Há dois dias tenho percebido que a cabeça do meu Red Cap está “roída”, com alguns ferimentos. Pensei que fosse devido a rocha que tenho no aquário, mas hoje pela manhã, vi o Red Cap acoado no fundo do aquário, e o Dojô atacando/mordendo a cabeça do Kinguio. Na mesma hora separei o Dojô do aquário principal. Nunca tinha visto tal atitude de um peixe Dojô. E agora, como proceder no tratamento das feridas do Kinguio?

     
    • Muito obrigada pelo reconhecimento aos nosso site, Sandokan! Então vamos lá! Não é muito comum, mas dojôs podem vir a atacar. Para esse caso, recomendo tratamento com Melafix, que além de bactericida e fungicida, é também cicatrizante. Você pode fazer em casa facilmente, conforme explicado desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BJrvuaNV3lM. Ele pode também ser encontrado em lojas de aquarismo sob o nome RC Flora Fix. A dose recomendada é de 5 ml para cada 40 litros, sendo que a dose deve ser colocada diariamente por um período de 7 dias consecutivos. O tratamento pode ser feito no aquário principal sem problemas, somente tomando o cuidado de retirar o carvão ativado do filtro. Se preferir separar o kinguio em aquário hospital, seria bom para economizar medicamento e nesse caso, mantenha boa aeração e TPAs diárias de 30% para controlar a amônia, lembrando então se acrescentar o equivalente perdido com a TPA + dose diária.

       
  48. Oi. Boa Noite…Tenho um Kinguio Perola que recentemente perdeu os 2 Olhos e parte das Escamas no aquário Comunitário que tenho 2 Carpas e 2 Cascudo. Sei que Bem Provavel ser os Cascudos Por Histórias e Alguns Relatos que já Vi Mas Também Não descarto a Ipotese De Ser as Carpas Tambem Pois as Mesmas andavam Mexendo Com o Kinguio.
    Já troquei o Kinguio de Aquário e ele Esta Sozinho Porém Não Sei Como Fazer Pois Ele Comi Na Superfície Da Água e Agora ele Só se Mantém No Fundo e Num Canto só Sem Sentido Pra onde Ir Mas Não Queria Perder Ele e Gostaria de Saber Se Existem Rações De Fundo Para Kinguios Já Coloquei Abobrinha Para Pode ver se Ele Vai Comer Mais Queria uma Outra Opção Como Ração….E Também Queria Saber se seria Uma Boa Idéia Colocar outro Kinguio Com ele No Aquário para Compania Pois Seria Da Mesma Espécie….. Obrigado!!!

     
    • Olá, Rodolfo. Você está certo em dizer que existe grande possibilidade de ele ter sido atacado pelos cascudos, mas também sabemos que carpas podem fazer o mesmo, principalmente com kinguios de nado lento como os pérolas, a única variedade de kinguio que é recomendada a ser criada com carpas é o cometa. Recomendo que você adquira o medicamento Melafix, ele é natural e pode ser utilizado no aquário sem afetar a parte biológica do filtro, se preferir, você mesmo pode fazer em casa a baixo custo conforme explica esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BJrvuaNV3lM. A dose a ser usada é de 5 ml a cada 40 litros, colocando a dose diariamente por 7 dias consecutivos. Se não tiver filtragem no aquário, faça TPAs regulares de 30% para controlar a amônia e reponha o equivalente perdido do medicamento em caso contrário, não é necessário. Quanto a rações que afundam, você pode adquirir a Goldpearls da JBL ou a Granugreen da Sera, que são excelentes e afundam. Você pode também retirar o ar da ração, conforme ensinado nesse outro vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=K0OxYwJbFK4. Quanto a um companheiro, creio que seria bom, eles apreciam companhia de sua espécie, mas inicialmente, veja se os ferimentos não serão atrativos para o outro. Boa sorte!

       
    • Oi Lucas! Sim, pode ocorrer cruzamento entre indivíduos de todas as variedades de kinguio, pois todos são da mesma espécie Carassius auratus.

       
        • Lucas, vai depender muito da alimentação, espaço e qualidade da água. Partindo de que tudo isso seja suprido, por volta de 1 ano e meio ele deve estar em seu tamanho adulto, mas continuará crescendo em ritmo mais lento ao longo da vida.

           
  49. Boa tarde!

    Não sei se podem me ajudar, tenho um kinguio e acredito que ele esteja com um tumor, pois começou a nascer um calombo na lateral dele e tem aumentado. O calombo é branco. Me instruiram a comprar um aquario hospital e tratar com um bactericida. Acham certo? Sabem o que devo fazer? é parasita, virus ou bacteria?

     
    • Boa noite, Gabriela
      Difícil ter certeza do que se trata sem uma foto. Por favor, abra um post em nosso grupo no facebook com uma foto para que possamos orientar corretamente.

       
  50. Olá tem um oranda meu que têm surgido umas manchas pretas, na verdade perdeu parte da boca e ficou com contorno preto e agora surgiu uma mancha preta perto do olho e uma
    Na bochecha, parece uma ferida altinha com cor preta. Tenho um lago de 2000 litros com 18 kinguios entre cometa, oranda, ranchu, riukin, panda.. e 3 algaiter. Enfim vcs tem algum grupo de WhatsApp pois não tenho Facebook. Meu lago já é maduro e nunca tem amonia e etc… sempre bem controlado, água muito transparente. Dei um Banho de sal quando notei o problema na boca e aí surgiu na bochecha. Coloquei um bactericida tb em aquário hospital.

     
    • Boa tarde, Vanessa! Essas áreas negras podem ser ferimentos que estão em cicatrização. Pode ser que ele esteja sendo atacado por outro peixe ou aves que eventualmente visitem o lago, mas para avaliar melhor, precisaríamos de uma foto ou vídeo do kinguio. Não temos grupo no WhatsApp, mas você pode acessar o site da SBK (Sociedade Brasileira de Kinguios)em http://www.sbkinguios.com e postar o ocorrido.

       
  51. Boa noite pessoal! Descobri que meus kinguios estavam sendo atacados pelos alga eaters que tinha no meu lago. Pois só tenho os kinguios e os alga eaters. Aí vi o ataque. Inclusive a oranda laranja que estava com verme âncora acredito que estava assim pois foi atacada por eles, tinha um buraco na bochecha. Enfim tenho uma oranda blue bem grande que era matriz, e ela está com a cabeça machucada acredito também devido aos ataques já que é mais lenta pra nadar. Estou pingando própolis pra ajudar na cicatrizacao e separei ela em uma cesta dentro do próprio lago com água corrente do lago que tem 1000 litros. Separei pois devido o machucado (que aparece até um vermelhinho, os outros kinguios beliscam. Tenho 17 kinguios. A qualidade da água é ótima e nunca da Amonia, nitrito etc pois minha filtragem é excelente 2000 litros hora, tenho mídias no filtro, carvão ativado, cascalho… enfim
    depois do oranda laranja com verme âncora joguei dimilin na água, 0,5 grama. Portanto tenho certeza que é um Machucado e não bactéria. Como posso tratar pra cicatrizar mais rápido?

     
    • Boa noite, Vanessa! Vejo que tomou as providências necessárias com relação ao alga eaters. Para acelerar a cicatrização da oranda recomendo separá-la em um aquário e tratar com Melafix. É um medicamento natural, excelente cicatrizante, bactericida e fungicida. Você pode fazê-lo em casa, conforme o vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=BJrvuaNV3lM, é muito fácil e barato de fazer. Caso contrário, poderá adquiri-lo em algumas lojas de aquarismo sob o nome RC FloraFix. Recomendo! Só proceder conforme as instruções. Caso opte pela versão caseira, a dose a ser utilizada é de 5 ml a cada 40 litros de água, por 7 dias consecutivos, dosando diariamente, pois seu efeito é cumulativo. Faça TPAs diárias de 20 a 30% para controlar a amônia, repondo o equivalente perdido do medicamento.

       
  52. Boa tarde!
    Estou alimentado com aquelas rações granulada para peixes de tanque, comprada em sacos grandes, é uma boa ideia?
    Qual outra ração indicada para kinguius…

     
    • Boa tarde, Alex! Qualquer ração sem origem conhecida (a granel e sem marca) pode ter qualidade duvidosa (com muita gordura). Geralmente são utilizadas para peixes de corte, e neste caso, o enfoque é totalmente diferente daquele que queremos para peixes ornamentais de aquário. Procure as opções disponíveis no mercado, apropriadas para kinguio e de boas marcas como Sera, JBL, Tropical e Tetra ou ainda, rações caseiras cujas receitas balanceadas você encontra nesta página: http://www.sbkinguios.com. Boa sorte!

       
  53. Olá pessoal! Qual melhor comedor de algas, pra limpeza das pedras em um lago de kinguios? Já tive alga eaters porem tive que retirá-los pois após um tempo atacavam meus kinguios. Existe algum comedor de alga dócil que não ataque ou não goste de se alimentar do muco dos outros peixes?

     
    • Vanessa, quem tem experiência com esses comedores de algas recomenda alimentá-los de forma adequada, com rações próprias para eles não deixando somente a mercê das algas que crescem no aquário. É recomendado alimentar com alimentos secos a base de Spirulina, além de abundante material vegetal como ervilhas descascadas, abobrinha, espinafre e frutas picadas. Espero que essa informação ajude!

       
  54. Ola bom dia
    Meu peixe kinguio amanheceu com uma bola branca (parecido com um tumor). Ele esta se alimentando e nadando super bem. Alguem sabe dizer como tratar???

     
    • Oi Gabriela, se tiver aspecto de couve flor (enrugadinha), é o que se conhece por papilomatose e são tumores benignos, que comprometem somente a estética, mas o peixe pode levar uma vida normal. Algumas pessoas levam a veterinários de animais exóticos para extrair por cirurgia, mas na maioria das vezes, acaba voltando. Nesse caso, não há um tratamento a ser feito. O ideal era ter uma foto para termos certeza, para isso, sugiro que se cadastre em nosso grupo https://www.facebook.com/groups/aquarismopaulista/ e faça uma postagem com foto do peixe.

       
  55. Boa tarde, qdo pequena tive um aquario de lebiste hoje estou comprando um aquario de 312 e a principio gostaria de voltar a criar lebiste porem á um empasse entre eu e meu marido porque eu gosto de peixes coloridos e ele de peixes grandes então pensei nos kinguios pois pelo que venho estudando tem varias especies.
    Pode me dar outra sugestão e qtos posso ter no aquario?

     
    • Boa tarde, Deise! Realmente há muitas variedades de kinguio que podem conviver entre si. Há os que podem ficar bem grandes (em torno de 20 a 25 cm) que são os orandas, ryukins, telescópios, kinguios cauda-de-véu, ranchus e cabeça-de-leão. Os que crescem menos são os pérolas e os fantails de corpo arredondado. Evite as variedades como bolha e o celestial, pois são muito sensíveis e se machucam facilmente. Se optar pelo telescópio, tenha especial atenção com a decoração com relação a superfícies salientes, já que podem ferir seus olhos protuberantes. De um modo geral, para kinguios evite decoração com rochas e plantas artificiais pontiagudas. Para seu aquário de 312 litros, recomendo colocar até 6 kinguios, não esquecendo de providenciar uma filtragem de 10x o volume do aquário, porque eles produzem muita matéria orgânica.

       
    • Boa tarde, Ana Marina
      Você deve estar falando de algumas variedades de kinguio, provavelmente do oranda ou do cabeça de leão que apresentam crescimento de uma estrutura de pele em redor de suas faces e cabeças. Quanto mais velhos, mais essa estrutura cresce e eles ficam mesmo “bochechudos”. Há outras variedades sem esse crescimento que conservam suas faces mais finas. Espero que eu tenha conseguido satisfazer sua curiosidade.

       
  56. Boa tarde. Tenho kinguio já faz um bom tempo, e essa é a primeira vez que tenho o problema que vou relatar. Começou com 1 peixe apenas, ele ficava parado no fundo e com a nadadeira superior recolhida, depois de um tempo, um segundo começou com o mesmo comportamento. Eu já procurei respostas em vários lugares e só acho respostas muito superficiais, alguém já teve um problema como esse e conseguiu resolver? Agradeço se alguém conseguir me ajudar.

    Obrigado desde já

     
    • Boa tarde, Felipe! Isso pode significar muita coisa, desde parâmetros errados até o início de alguma doença. Comece verificando os parâmetros como amônia, nitrito (devem estar zerados) e pH (deve ficar entre 7,2 a 7,5). Se tudo isso estiver ok, verifique se não há outros peixes que possam estar estressando os kinguios, caso os tiver. Se ainda assim estiver tudo certo, sugiro que abra um post no nosso grupo do facebook com fotos nítidas dos peixes, para que possamos ajudar melhor. Link do grupo:https://www.facebook.com/groups/aquarismopaulista/
      Ficamos no aguardo!

       
  57. Bom dia
    Tenho um aquário de 36 litros com 4 peixes japonês e um cascudo.
    Tenho notado a água muito turva e os peixes só ficam perto da saída de água do filtro como quisessem respirar.
    Já coloquei albcon cristal mas não adianta.
    O que deve ser?

     
    • Boa tarde, Rosângela
      O problema está que seu aquário é muito pequeno para esses peixes. O recomendado é que se destine um volume mínimo de 50 litros para cada exemplar, ou seja, para manter os 4 de maneira adequada, é necessário um aquário de pelo menos 200 litros com uma boa filtragem, uma vez que são peixes que produzem muita matéria orgânica (não possuem estômago, por isso comem bastante e consequentemente produzem muito dejeto).Eles ficam da saída do filtro porque a água não está de boa qualidade e provavelmente falta oxigênio. A água turva indica que a filtragem está deficiente, com certeza devido aos motivos já mencionados. Nesse caso, o Labcon Cristal não ajudará. Como cuidado de rotina, é preciso fazer testes de amônia, nitrito e pH para saber se a água está adequada para que eles fiquem saudáveis. Então, há muita coisa a ser corrigida para mantê-los da melhor forma. Recomendo a leitura deste site que ensina como devemos mantê-los: http://www.sbkinguios.com. Cuidado também com o cascudo, pois é muito comum que de uma hora para outra ataquem o muco dos kinguios, ferindo-os seriamente.

       
    • Só um adendo ao primeiro comentário, uma providência que pode ser tomada imediatamente é uma TPA (Troca parcial de água) de 30% do volume do aquário e o monitoramento da qualidade da água com os testes mencionados acima até que consiga um aquário maior. Amônia e nitrito devem ficar zerados, pois são tóxicos aos peixes e empobrecem a oxigenação da água. Não se esqueça de tratar a água nova com anti cloro antes de colocar no aquário.

       
  58. Olá Boa tarde! Tenho uma dúvida….. fiz um teste de desova dos meus kinguios… uma ornada e um pérola! Porém… os ovos saíram na cor laranja! Minha pergunta é se deu certo a fecundação?

     
    • Boa tarde, Eduardo! Você pode identificar facilmente os ovos que não foram fecundados, pois eles ficam fungados (brancos) e é recomendado removê-los, já que são fonte de alimento para os fungos.

       
  59. Oi…meu kinguio coloquei em um aquário separado dos outros para tratar da hidropisia…está um pouco melhor e evacuando…o problema é que perdeu a cauda e a barbatana ficou preta…será que crescerá novamente?

     
    • Oi Josiane! Sim, tudo voltará a crescer se o tecido estiver normal, sem infecções. A cor negra da barbatana pode ser devido a processo de cicatrização. Para que tudo corra bem, é necessário prestar muita atenção a qualidade da água, devendo ficar com os parâmetros zerados (amônia e nitrito) e pH entre 7,0 a 7,5.

       
    • Boa noite, André!
      Isso faz parte do ritual de reprodução. Os machos mordiscam o ventre das fêmeas ou dão empurrões contra elas para estimular a postura dos ovos. No entanto, se está machucando separe por uns dias, até que os hormônios voltem ao nível normal.

       
  60. Olá boa noite,
    Estava pensando em comprar substrato de areia Snow White Ocean, ele serve para o Kinguios?
    Tenho um aquário de 1M com altura de 50cm, queria deixar uns 4cm de areias, quantos kg preciso?

    Obrigada

     
    • Olá, Adriana!
      Nunca utilizei esse substrato, então não saberia dar uma opinião válida a respeito dele. O que sei é que se trata de um substrato alcalino a base de dolomita, deixando o pH em torno de 7,5, o que seria bom para os kinguios. No entanto, tenha cuidado para que outros itens de decoração não sejam igualmente alcalinizantes, para que o pH não se torne alcalino excessivamente. Lembremos que o pH ideal para kinguios é por volta de 7,2, podendo variar entre 7,0-7,5. Para calcular a quantidade de substrato que deverá usar, basta multiplicar comprimento x largura x altura de substrato pretendida dividida por 1000.

       
    • Uma outra coisa a ser lembrada, é que o substrato precisa ser de granulometria bem pequena, de forma que os kinguios possam cuspi-lo com facilidade quando abocanham o substrato na busca por alimento, caso contrário, poderão ficar com ele entalado na boca, podendo levar até mesmo a morte.

       
  61. Olá, Eu tinha 7 kinguios, 1 cascudo e 2 bandeiras no aquário. 1 bandeira matou o outro bandeira e 1 kinguio ai tirei ele do aquário, e depois 1 kinguio acabou morrendo do nada,a noite ele estava normal e quando foi na manhã do dia seguinte ele estava boiando bem franco. Umas duas semanas se passaram e do nada os outros kinguios começaram a se esconder e fica super agitados com a claridade, tanto do aquário quando da luz da casa. o cascudo sempre foi normal esta em lugar mais escuro, mais os kinguios sempre estavam de um lado pro outo do aquário com a luz ligada, agora até pra comer eles vão bem rápidos e corre pra parte mais escura do aquário. O que será que esta acontecendo?

     
    • Olá, Rose! Então vamos lá! Primeiramente, não se deve misturar kinguios com bandeiras, pois além do comportamento, os parâmetros de água são diferentes. Os bandeiras são territorialistas e os kinguios não tem noção disso. Esse kinguio que morreu de um dia para o outro provavelmente morreu atacado pelo cascudo. Isso já é um fato bastante conhecido entre aquaristas, visto que o cascudo desenvolve um gosto particular por se alimentar do muco de outros peixes, principalmente se não é alimentado com rações específicas para peixes de fundo e legumes. Depois que começa essa “predação” não tem mais como evitar. Essa reação com a luz pode estar sendo desencadeada como resposta ao estresse imposto pelo cascudo em seus ataques noturnos (ele não ataca durante o dia, por isso você não vê). Isso é muito danoso para os kinguios, uma vez que acaba por comprometer a imunidade, tornando-os susceptíveis a doenças. Recomendo doar o cascudo ou colocá-lo em outro aquário com outra fauna o quanto antes. Dê também uma atenção ao pH, que para os kinguios é melhor de 7.2 a 7.5 e garanta que a amônia e o nitrito estejam zerados.

       
    • Boa tarde, Sirlei
      Para aferir a amônia e o nitrito você pode adquirir os da Alcon. Já para pH recomendo o teste da Sera, ele é bem mais caro mas garante uma medição muito confiável.

       
  62. Bom dia tenho 2 orandas red cap quando adquiri tinha mais ou menos 4cm agora estão enormes o problema é que o wen está cobrindo os olhos de um deles já o outro criou uma espécie de chifre é não para de crescer será que é uma doença?

     
  63. Tenho dois kinguios em um aquário pequeno (que logo será trocado) o primeiro peixe nunca teve problema quando estava sozinho mas desde que adicionei o segundo ambos n estão se dando bem, o peixe mais velho e por consequência maior nao para de perseguir o menor, não deixando nem mesmo que este se alimente direito. O que posso fazer para evitar está situação enquanto não consigo trocar o aquário por um mais adequado?

     
    • Oi Larissa, de fato, os kinguios não devem ser mantidos sozinhos, pois são peixes gregários que precisam da companhia de outros de sua espécie para ficarem bem. O que acho que está acontecendo no seu caso, é que o perseguidor é um macho e o outro, uma fêmea. Digo isso porque é assim que ocorre o ritual de acasalamento deles. Essa perseguição ocorre durante o dia todo ou tem hora que cessa? Se possível, faça um vídeo disso e poste no nosso grupo: https://www.facebook.com/groups/aquarismopaulista
      Assim, com o vídeo, teremos certeza do que se trata!

       
  64. Comprei um boyu de 240 litros que veio com um filtro de 960l /hora e o outro problema, o espaço destinado as mídias, não comportam o volume de carvão e cerâmica indicados para a litragem. Perguntas: Devo trocar de filtro? Existem mídias com mais capacidade de filtragem e que consequentemente caberão no espaço que tenho destinado a elas? Muito obrigado se puderem me ajudar. São 3 kinguios ornamentais.

     
    • Olá, David! Se for possível, troque de filtro. Para essa litragem eu recomendaria um canister. O ideal é que a filtragem tenha uma vasão de 10x o volume do aquário no caso de kinguios. Caso não seja possível (não conheço como os aquários da Boyu são feitos), você pode optar pela mídia Siporax Mini, que é feita especialmente para uso em filtros compactos e é de alta eficiência. A embalagem de 270 g seria a ideal para seu aquário, segundo o fabricante. Com uma boa filtragem, você poderia colocar mais um exemplar.

       
  65. Oi tenho uma aquário de 100 litros tenho quatro kinguios pequenos mais notei que nos últimos dias meus kinguios estão com as feses de cor escuras é as veses ficam boiando na superfície é tenho um red kep que está com umas veias vermelha na calda.

     
  66. Tenho dois Kinguios Telescópios, Um Brincalhaozin de mais ou menos 3 meses e um Mais senhorzinho, Quase um Matriz,O mais velhinho tem a boca maior e ele de vez em quando engole uns cascalhos e depois Cospe d e volta, Isso é normal eu coloquei umas pedras tipo castelo e uns cascalhos de Rio no meio cascalho de Rio Número 1 e o mesmo está sendo engolido pelo Mais velhinho, E agora o que eu faço retiro o cascalho ou encaro como coisa normal deles? ME ajudem estou muito Preocupado sou novo no Aquarismo

     
    • Olá, Douglas! É normal dos kinguios revolver o substrato a procura de comida e nesse processo, eles acabam engolindo e devolvendo-o. Porém, temos que ter cuidado com pedras maiores porque podem acabar entaladas na boca ou faringe, causando ferimentos ou até mesmo a morte. O ideal é a areia grossa ou cascalho número 1 (que é bem pequeno) para eles revolverem e expelir sem problema nenhum. O meu conselho é que tire esses cascalhos maiores que possuem potencial de ficarem presos na boca dos peixes, no mais, sem problemas.

       
  67. Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho.

    Tenho um aquário de 40 litros, com o seguintes peixes: 01 kinguio telescópio nego (03cm), 01 kinguio kinguio telescopio red cap (04 cm), 01 casuco (07 cm), 2 dojô (04 a 07 cm – sendo um menor que outro) e um pangassius (05 cm).

    Tenho este aquário há 02 meses e hoje todos convivem tranquilamente.

    Tenho alimentado os peixes com legumes e verduras de 01 a 02 x por semana (pepino, alface, cenoura cozida), deixando o alimento por 06 horas no aquário e depois retirando. Tenho alimentado também com as rações GoldFishe Bottom Fish, ambas Nutricon, 01 vez ao dia, preferencialmente a noite/fim de tarde.

    Sei que esses peixes crescem muito, principalmente o pangassius, e por isso já estou avaliando a troca do aquário. Saberiam me informar quando tempo (em meses aproximadamente) esses peixes levariam para chegar ao seu tamanho final?

    Assim, estou pensando em adquirir um aquário de 1,20×0,50×0,50, no total de 300 litros de água. Seria este tamanho viável para os peixes que tenho?

    Caso não seja, seria possível investir neste aquário agora e alterá-lo daqui há alguns anos, quando os peixes estiverem maiores?

     
  68. Oi tenho 6 kinguios e um deles telescópio estava a dias prostrada sem querer comer. hoje percebi que perdeu parte da boca, não estava assim antes e os outros estão muito agitados. esse continua sem querer comer e agora se isola dos outros indo p a suerfície. os demais continuam agitados e revirando o fundo do aquario nadando rapido de um lado para o outro. o que pode ser?

     
    • Bom dia, Valéria! Separe imediatamente essa que está ferida e trate com um medicamento a base de Melaleuca (Melafix e similares) encontrados em lojas de aquarismo. O fato de não comer indica uma condição grave! Quanto aos demais, se estão todos correndo atrás de algum especificamente, trata-se de desova. Os machos perseguem insistentemente as fêmeas nesse período, dando pancadas em suas barrigas para fazê-las liberar os ovos, se há apenas uma fêmea e vários machos, pode ocasionar a morte dessa fêmea, por isso deve separar por um tempo. Sugiro que se registre em nosso grupo no facebook e faça uma postagem com foto da kinguio ferida, para avaliarmos e ajudar melhor. Informe também os parâmetros do aquário, tais como volume, quantos peixes e quais, resultados de testes de amônia, nitrito e pH e sistema de filtragem.

       
  69. Tenho um aquário de 40 litros, com 1 kinguio telescópio 3 cm, 1 pra da rede de 4 com, um cascudo de 7 cm, 2 dono de 5 cm.

    Sei que vou precisar de um soro de uns 250 litros pra esses peixes. Mas a minha dúvida é, quanto tempo eles demoram pra crescer? Ou seja daqui daqui tempo mais ou menos vou ter que trocar o aquário?

     
    • Boa tarde, Maíra! Está difícil entender o que foi relatado após o kinguio telescópio de 3 cm (acredito ser o corretor).O seu aquário é extremamente pequeno para kinguios e sugiro que providencie o quanto antes um aquário adequado, tendo em vista que cada exemplar necessita de pelo menos 50 litros por exemplar. Você precisa pensar no peixe adulto quando monta um aquário, mesmo porque alguns equipamentos não são tão baratos. Kinguios crescem rapidamente e continuam a crescer ao longo de toda sua vida, ainda que mais lentamente e podem ter sua musculatura atrofiada se mantidos em ambientes muito pequenos. Quando chegam as lojas, estão normalmente com 6 meses de vida e dobram de tamanho nos 6 meses seguintes, se mantidos adequadamente. Além disso, é preciso uma boa filtragem, porque são peixes que produzem muita sujeira e necessitam de bastante oxigenação. Sugiro uma visita a este site onde há bastante informação confiável sobre os kinguios: http://www.sbkinguios.com.

       
  70. Olá meu kinguio está uma semana com a boca aberta e agora está magro ele nao consegue comer parece estar intalado com alguma coisa o que posso fazer???? Me ajuda por favor nao queria perder meu peixinho.

     
    • Olá, Uma semana é muito tempo para um kinguio ficar sem comer. Mas vamos lá, se seu substrato consiste de pedrinhas que caibam na boca dele, é muito provável que ao revirar o substrato em busca de comida, alguma tenha ficado entalada na garganta dele. Peque o kinguio na mão e dê uma olhada se há alguma coisa visível, se for o caso, com uma pinça e cuidado você pode retirar o pedregulho em si e imagino que o problema termine aí. Se não encontrar nada visível é complicado, é sinal de que está em uma porção mais funda e não será possível alcançar. Sugiro postar o ocorrido no nosso grupo do face https://www.facebook.com/groups/aquarismopaulista, com foto para avaliarmos mais detalhadamente. Há algum outro sinal no corpo, além da boca aberta e magreza?

       
      • Oi Julia, bom dia! Não recomendo! Os tetras tem o hábito de mordiscar a nadadeira dos kinguios causando estresse e doença. Os kinguios são peixes lentos e pacíficos e não devem ser colocados por exemplo, em aquários comunitários. Optando por manter kinguios, mantenha apenas eles, ok?

         
    • Olá!!!
      Bom dia, então eu tenho uma dúvida a fazer sobre o meu Kinguio.
      Então eu comprei um aquário de 32L e já faz uma semana que eu comprei, mas eu fui a um pet shop e o especialista que tinha lá de peixes me falou que eu tinha que deixar a bomba ligada e falou para mim esperar um mês até colocar o meu Kinguio lá no aquário e já estou no aguardo a uma semana, mas ele falou que o processo pode acelerar somente com o acelerador, mas está muito caro, então estou em aguardo.
      Mas enfim a minha dívida mesmo é que tipo de peixes posso colocar junto com um Kinguio-telescopio pois eu ainda quero colocar mais peixes em meu aquário não só mais um tipo de peixe, pelo menos no máximo que eu possa colocar 2 ou 3 espécies de peixes junto ao meu Kinguio-telescopio.
      Pois então eu queria que vc me ajuda se com isso, pois pesquisei pela internet e apareceu somente a espécie de dojô (Misgurnus anguillicaudatus), mas eu queria colocar mais. Vc pode me ajudar com isto!

      Agradecida.

       
      • Julia, o aquário de 32 litros é extramamente pequeno para o kinguio. Eles precisam de aquários grandes e devem viver com pelos menos mais um de sua espécie. Você teria que comprar um aquário de pelo menos 120 litros para dois deles, pois são peixes de água fria e necessitam de no mínimo 60 litros por exemplar, lembrando ainda que eles ficam muito grandes. Kinguios não devem ser colocados com outras espécies, eles não são peixes para aquários comunitários.
        O
        A explicação que deram está correta, precisa esperar a ciclagem acontecer. Sugiro que estude sobre isso para entender os cuidados necessários. Para esse tamanho de aquário sugiro peixes de pequeno porte, que possam viver em cardume, mas kinguio jamais!
        Estude sobre os cuidados para as espécies. Ter peixes é muito mais do que apenas colocá-los em um aquário e dar comida, há outros cuidados importantes para manter a água em boas condições e a saúde dos peixes. ok? No Aquarismo Paulista mesmo há muitas informações!

         
  71. Boa noite…tenho em meu aquario um kinguio chocolate,quando retornei do trabalho me deparei com ele enroscado entre uma pedra e o vidro,quando tirei,percebi que estava exausto e provavelmente sem oxigenio,segurei ele em pé proximo a superficie e a pedra porosa,logo ele voltou ao normal,porem,reparei que susas nadadeiras e barbatanas estao desfiadas,com certeza isso ocorreu durante o esforço de se libertar,oque devo fazer para que volte ao normal suas nadadeiras?afetpu sua forma de nadar e isso me preocupa…

     
    • Bom dia, Thiago!
      Recomendo que adquira algum produto a base de Melaleuca como o Melafix ou o FloraFix. Se não estiver ao seu alcance, você mesmo pode fazer em casa com baixíssimo custo, conforme ensina esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BJrvuaNV3lM
      O produto é ótimo cicatrizante, fungicida e bactericida. Use por 7 dias consecutivos, na dose de 5 ml para cada 40 litros, colocando nova dose diariamente e pode ser usado no principal sem problemas. Em breve as nadadeiras se regenerarão.
      No mais, remova a pedra de lugar para evitar esses espaços reduzidos para que não volte a acontecer.

       
  72. Tenho um kinguio gde com uns 10 cm em um aquário bem gde, comprei 4 pequenos e eles ficam mordendo o gde e machucando ele, não sei oq fazer.
    Pode me ajudar?

     
  73. Tenho alguns kinguio no aquario e hj percebi q estao perseguindo um deles a ponto de comer a calda …..pq isso ….será q querem reproduzir

     
  74. Boa tarde, adquiri um kinguio comum nessa última semana, ele era muito agitado e nadava de um lado pro outro na loja, assim que chegamos em casa ocorreu um período de estresse, em que descobrimos que o aquário estava vazando o que só seria resolvido no dia seguinte ao trocar o aquário na loja, nesse meio tempo colocamos o kinguio em uma bacia com o filtro, não sabia sobre a compatibilidade de espécies até entao e tinha colocado alguns neons junto, no dia seguinte todos haviam desaparecido (foram comidos). Quando trocamos o aquario na loja, reolvi pegar mais dois kinguios, um telescopio e um red cap, mas ao colocarmos no aquario junto ao anterior, ele começou a atacar os dois até que ficou insustentável e separamos o primeiro kinguio dos dois novos. Com isso, o meu namorado levou o primeiro pra casa dele pois ele tinha outros aquarios pra colocar enquanto providenciavamos um novo, nesse meio tempo descobrimos que é femea, pois ela desovou, essa desova se estendeu por 3 dias, os ovos estavam esbranquiçados (não sei se é normal) e não foram fecundados, a primeira e a segunda desovas ocorreram dentro de uma incubadora que permaneceu no aquário pelos dois primeiros dias e assim que a terceira ocorreu foi retirada a incubadora. Os ovos foram comidos. Agora, ela está com dificuldade de nadar, não está utilizando a cauda e fica muito parada no fundo do aquário, um fio branco saiu dela durante a desova e hoje, o que poderia ser isso? Ela não está comendo a ração flocada. Tem cura? O que eu posso fazer?

     
    • Boa tarde, Eduarda! Os machos perseguem as fêmeas para forçá-las a desovar. Realmente, se quiser salvar a desova, é preciso separá-los após seu término e colocar em outro recipiente para que eclodam. O aquário foi remontado depois do acidente, correto? Isso pode ter afetado a biologia do filtro, você chegou a fazer testes para amônia e nitrito? Isso é importante porque pode afetar a saúde deles, por isso podem ficar sem comer e apáticos. No mais, gostaria que se cadastrasse em nosso grupo do facebook e fizesse uma postagem com foto da fêmea, para poder avaliar melhor o que pode ter ocorrido. https://www.facebook.com/groups/aquarismopaulista. Fico no aguardo!

       
  75. Boa noite,

    sobre a ração não ter mais que 6% do extrato etéreo, como é feito esse cálculo?
    Pq vi em uma ração: Extrato Etéreo g/Kg (Mín.) 45, isso significa que não é boa?

    vc poderia recomendar alguma marca e tipo de ração para kinguio?

     
  76. Tenho kinguios e o macho está correndo atrás da fêmea para o processo de acasalamento, porém eu não tenho outro aquário que possa colocar os dois e também não tenho plantas para que a fêmea possa desovar nas plantas.
    Como faço??
    Estava pensando em separar o macho até a fêmea passar desse período de acasalamento, porém não sei se é perigoso a fêmea ficar sem desovar.
    Se eu deixar a fêmea separada do macho corre o risco dela morrer por não desovar??
    Esse processo de acasalamento ocorre por quanto tempo?? Aqui no meu aquário já tem uma semana, as vezes o macho para de correr atrás da fêmea e depois volta. É normal??

     
    • Olá, Fran
      Você pode deixar a fêmea separada sem problema nenhum. O que pode ocorrer é ela desovar mesmo sem a presença de um macho se ela estiver com os ovários muito cheios ou então, você pode deixar como está porque os ovos são comidos por eles a medida que a postura é feita, apenas vigie para que ele não acabe por machucá-la, se isso ocorrer, separe. Estamos na época da reprodução que normalmente dura até que a temperatura diminua com a chegada do outono, porém, há casos em que a desova ocorre durante o ano todo se o inverno for mais brando.

       
  77. Oi. Boa noite, estou meio nervosa, acho que meu kinguio não vai mais sobreviver. Ela tem 4 anos. Mudou para um aquário com canister 1000 oceantech . 200 litros com 4 peixes no total . E nesse mês começou a escurecer a barriga e as nadadeiras, e sempre com boquinha respirando rápido. Mediquei com fungicida bactericida aqualife ictio e nada resolveu . Ficou toda manchada e começou a parar . Não sei o que fazer.

     
  78. Bom Dia, tambem sou de Rio Claro, kkk
    Meu problema é o seguinte
    No meu aquario de 100 litros tenho outros 3 kinguios, mas é so eu comprar um telescopio que mão dura mais que 1 dia ele morre. Vc sabe o q pode estar acontecendo?

     
    • Oi Luiz! Que legal! É bom encontrar um conterrâneo aqui no AP!
      Estranho isso que me conta! Mas o telescópio morre sem sinal de nada? O corpo não tem nenhuma ferida ou qualquer outra coisa?
      Um aquário de 100 litros é pequeno para 3 kinguios, principalmente se já estão adultos! Você tem feito os testes de amônia, nitrito e pH?
      Para estudarmos bem essa situação, cadastre-se no nosso grupo do face, abra um post lá e coloque o máximo de informações possíveis sobre o aquário. Olha o link para ir até lá!
      https://www.facebook.com/groups/aquarismopaulista

      Fico no aguardo!

       
    • Oi, Rafaela
      Sim, pode! Apenas atente que não é recomendado colocar kinguios exóticos (bolha, celestial, pompom, etc…) com kinguios de corpo alongado (Comum, Cometa), pois esses últimos nadam muito mais rapidamente e deixariam os demais em desvantagem na hora da alimentação. Prefira manter kinguios de subtipos parecidos.

       
  79. Olá bom dia gostaria de saber se é normal depois que os filhotes dos peixes kinguios nascem eles só ficarem direto no fundo do aquario parecendo que estão mortos?

     
    • Bom dia, João! Nos primeiros 3 dias depois de nascidos eles costumam ficar aderidos no vidro ou plantas consumindo o saco vitelino com o qual nascem. Depois disso, começam a nadar livremente, se não se mexem muito há algo a ser verificado.

       
  80. Boa noite, tenho um Kinguio a quase 3 anos e sempre foi saudável com cores vibrantes, porém quando comprei ele perguntei sobre o costume que ele tinha de colocar as pedrinhas do aquário na boca e sempre foi dito que era normal que não havia riscos dele engolir as pedrinhas mas estou com muito medo que com o passar dos anos ele pode ter engolido já que ele está bem maior, ele consegue nadar normalmente mas afunda e fica a maior parte do tempo no fundo e sobre apenas para respirar e nada pra comer, e fica afundando novamente como se tivesse com dificuldades de nadar e permanecer nadando, ao observá-lo ele sobe até a superfície solta uma bolha e afunda e fica no cantinho que ele cair. Alguém poderia me ajudar ? Tenho um carinho enorme por ele pois já faz um tempo que está comigo e estou cojitando levar a um veterinário.

     
    • Olá, Gilson! Como está o kinguio? Levou a um veterinário?
      Problemas de vesícula gasosa podem ser causados por muitos fatores, desde a alimentação até mal formação. É um problema que acaba por tornar-se crônico. Procure alimentar seu kinguio com ervilhas frescas cozidas, evite flocos e varie bem entre as rações específicas para kinguios.
      Com relação as pedrinhas, é sim perigoso que o kinguio acabe com uma delas entalada na faringe, podendo ocasionar a morte. Quando possível, troque o substrato por cascalho de rio n°1, para evitar que isso aconteça.

       

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*