Nome Popular: Mato Grosso — Inglês: Serpa tetra, Jewel tetra
Ordem: Characiformes — Família: Characidae
Distribuição: América do Sul, Bacia Amazônica, Bacia do Paraguai, Bacia do Paraná e Guaporé. É uma espécie amplamente distribuída desde o Amazonas até o Paraná Médio, incluindo a região de San Pedro (Buenos Aires), Paraguai, Bolívia e a zona do Pantanal no Mato Grosso (Brasil).
Ocorre em águas calmas, com bastante vegetação emergente, onde gostam de se esconder.
Tamanho adulto: 4 cm (comum 3 cm)
Estimativa de vida: 5 anos
pH: 5.0 a 7.6
Dureza: 10 a 25
Temperatura: 20°C a 30°C
Tamanho do aquário: 60X30x30 (54L) – preferem aquário com bastante plantas formando zonas sombrias. A decoração do aquário não é crítica para a espécie, mas se mostram mais coloridos quando mantidos em aquário densamente plantado e substrato macio e escuro. Pode-se adicionar raízes e folhas secas (opcional).
Comportamento: Espécie gregária e pacífica, mas que pode mordiscar peixes de nadadeiras longas ou natação lenta. Este comportamento fica mais acentuado quando são mantidos em pouco espaço ou em pequeno grupo. Deve ser criado em pelo menos 6 ou mais indivíduos. Quando mantidos em bom espaço e numeroso cardume costumam importunar somente indivíduos da mesma espécie, disputando a hierarquia do grupo e a atenção de fêmeas.
Alimentação: Onívoro. Alimenta-se de vermes, crustáceos, insetos e secundariamente plantas. Em cativeiro aceitará prontamente alimentos secos e vivos.
Reprodução: Ovíparo. Nas primeiras horas do dia o macho conduzirá a fêmea liberar os ovos que serão fecundados e sua maioria irá para o fundo. Eclodem em até três dias e larvas estarão nadando livremente em até 48h. Pais não exibem cuidado parental.
Dimorfismo Sexual: O macho possui a nadadeira dorsal negra, já a fêmea não possui pigmentação na parte inferior. Quanto ao corpo, o macho tem forma retilínea e a fêmea, forma roliça.
Outras informações:
É um dos Tetras mais populares e coloridos, sendo bastante comum no aquarismo. Comumente chamado de Tetra Sangue, apresenta inúmeras semelhanças com outras espécies do gênero Hyphessobrycon, muitas vezes dificultando sua identificação correta.
A grande maioria dos peixes disponíveis no comércio de aquarismo provém de criação em cativeiro e são mais adaptáveis do que espécimes coletados, embora ambos são bastante rústicos e tolerantes a diversos parâmetros e condições de água.
Possui uma mancha negra em forma de vírgula logo depois do opérculo: em peixes mais claros esta mancha pode ser menor ou até inexistente, sendo que com a idade também tende a diminuir de tamanho. A nadadeira dorsal é alta e negra, bordeada de branco, podendo ter um tom um pouco avermelhado. As nadadeiras restantes são vermelhas, sendo que a anal possui também camadas de negro e branco.
Referências
- Lima, F.C.T., L.R. Malabarba, P.A. Buckup, J.F. Pezzi da Silva, R.P. Vari, A. Harold, R. Benine, O.T. Oyakawa, C.S. Pavanelli, N.A. Menezes, C.A.S. Lucena, M.C.S.L. Malabarba, Z.M.S. Lucena, R.E. Reis, F. Langeani, C. Moreira et al. …, 2003. Genera Incertae Sedis in Characidae. p. 106-168. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil.
- Robins, C.R., R.M. Bailey, C.E. Bond, J.R. Brooker, E.A. Lachner, R.N. Lea and W.B. Scott, 1991. World fishes important to North Americans. Exclusive of species from the continental waters of the United States and Canada. Am. Fish. Soc. Spec. Publ. (21):243 p.
- Britski, H.A., K.Z. de S> de Silimon and B.S. Lopes, 2007. Peixes do Pantanal: manual de identificaçäo, 2 ed. re. ampl. Brasília, DF: Embrapa Informaçäo Tecnológica, 227 p.
Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Junho/2015
Colaboradores (collaboration): –
Pessoal, eu gostaria de usar o Mato Grosso em aquário de água semi-ácida, contudo, a dureza da água que ele gosta, é maior do que a maioria do aquário (eu adoro espécies diferentes, e isso é um problema).
A dureza que pretendo manter ficaria na faixa de 6 a 8. Alguém tem o bichinho nessa faixa? O que acham?
Pode manter tranquilamente. Quanto está o Ph?
Boa noite.. sou iniciante e tenho 5 MT 3 acaras bandeira e 1 kinguio num aquario de 40 lts. Pelo que estou lendo acho que tem muitos peixes. Ainda tinha 1 telescópio que acabou morrendo. Os Mt ficam mordiscando os outros peixes. Devo diminuir a quantidade de peixes. Parabéns pelo conteúdo.
Tire os bandeiras e o kinguio. Aquário muito pequeno para eles, além dos MT ficarem mordiscando como notou na prática. Tente retirar os peixes citados, aumente o cardume da MT e coloque umas corydoras. Ficará bacana.
boa tarde! quanto tempo e peixe mato grosso leva para atingir sua idade adulta? por que os meu não ficam o tempo todo com a coloração vermelha?n eles só ficam a noite quando ligo a luz do aquário.
Olá, parabéns pelo site!
Qual a diferença do Mato Grosso e do Mato Grosso Veu?
Há uma diferença de preço absurda entre eles.
Quando diz cardume de Mato Grosso, pode misturar as duas espécies e contar como sendo um cardume único?
Obrigado
Praticamente nenhuma, apenas as nadadeiras do Mato grosso véu são mais longas… daí seu nome comum.
Boa noite!! mas poderia misturas os dois tipos ? comum e véu? tenho essa duvida pelo fato delas mordiscarem as nadadeiras longas. Abraço
Vão se mordiscar de qualquer forma, mas entre eles sabem se virar. Pode misturar.
Ta certo amigo, eu estava com essa duvida! Agradeço a informação e parabéns pelo site, pego muita informação aqui. Abraço
Estou com 4 no meu aquário, e eles só nadam no fundo. É normal?
É normal sim, Thais! Tenho 5 e também só ficam no fundo.
Primeiro, quero parabenizar e elogiar a página. Para mim, uma das mais completas do Brasil, quanto a informações técnicas sobre aquarismo. Segundo, queira tirar um dúvida sobre essa espécie, em especial a variante VÉU. Aparentemente é um peixe de água ácida, apesar da variação grande de pH. Eu poderia colocar essa espécie com outros peixes de águas neutras/levemente alcalina (não ultrapassando 7.2 de pH)? Tipo queria colocar um cardume desse de uns 5 a 6 indivíduos, junto com peixes espada
Olá Vinicius, obrigado pelo elogio. Quanto a sua dúvida, Mato Grosso é bem rustico e tolerante quanto aos parâmetros da água. Pode inserir em pH levemente alcalino que toleram tranquilamente.
Amigo, outra dúvida. No seu artigo, a dureza está entre 10 a 25, mais o artigo é específico do Mato Grosso e não para o Mato Grosso Véu. Só que em várias páginas que consultei está descrito, que para esse, a dureza da água é mole. Para que os meus mato grossos véu tenha uma boa saúde, devo manter uma água mole ou de média a dura? Ou ele é resistente para viver de água mole a dura?
Vinicius, o véu é apenas uma variedade do Mato Grosso. É o mesmo peixe e possui as mesmas exigências. Quanto a dureza, preferem água mais “macia”.
Parabens pela pagina, varias informaçoes uteis de diversos peixes.
Olá. Parabéns pelo conteúdo
Estou com 4 Mato Grosso no meu aquario e eles já mataram 2 neons. Vi que é uma espécie pacífica, o que pode estar acontecendo?
Olá, qual o tamanho de seu aquário? Que peixes tem?
Boa tarde,
Posso ter 6 mato grosso e 10 tetras neon em um aquário de 72 litros?
Atenciosamente
Tranquilamente!!
Queria saber se eles tem fama de saltadores, pois meu aquário não tem tampa
Não costumam pular fora do aquário, mas é sempre um risco.
Olá Edson gostaria de elogiar a página pois é bem esclarecedora em tudo , parabéns ! Agora vamos a minha dúvida tenho um aquário 54 litros , possuo seis coridoras , um papilochromis , uma colisa azul , três limpa vidros e quatro mato grosso , seguindo os comentários ai acima comprei os mato grosso achando que iria povoar o alto para o meio do aquário só que os danados só ficam no fundo ou seja minha fauna é toda ela fundo de aquário , posso colocar mais alguma coisa ???
MT ficam no fundo mesmo. Se quer peixes que habitem a parte superior recomendo as borboletas. Dá para inserir umas quatro a cinco.
Obrigado pelas informações , vc é nota mil , um grande abraço e até a próxima dúvida
Olá, possuo um aquário com peixes entre molinesia, guppys, platy, néon, paulistinha, mocinha e mato grosso. De uns dias pra cá vim observando que meus néons estão com as caudas mordidas (molinesia, platy, guppys) observei que não eram eles. Vejo os paulistinhas perseguindo os néons mas não cheguei a ver os ataques, as mocinhas vi poucas vezes também. Alguma ideia de quem pode ser? Ou se preciso separar alguma espécie que mencionei acima?
Primeiramente possui fauna incompatível. Neon de água ácida e os poecilídeos de água alcalina. Provavelmente quem pode estar mordiscando é a mocinha ou os paulistinhas, se não for nenhum tipo de doença.
Olá tenho 6 peixes Mato Grosso e 1 kinguio,notei que os mato grosso pica a calda do kinguio as vzs,1 mato grosso sumiu,minha duvida é,como ele sumiu o kinguio comeu ou os peixes Mato Grosso podem se atacar???
Kinguio não é compatível com mato-grosso justamente pelo fato deste último agredi-lo. Quanto ao sumiço é bem provável que tenha morrido e os demais peixes comido o cadáver.
Gostaria de saber se ter 7 Matogrosso num aquário de 50L, a tendência é de q eles irão importunar o apistograma agassizi? A fauna é só essa msm
Apistogrammas sabem se virar, a tendência é dar certo.
Estou com 10 mato grosso porem eles ja comeram 4 dos meus 9 neons que eu tinha, meu aquário tem 72 litros e só tenho os 10 mato grosso agora estou com 5 neons 2 limpa vidro e 1 comedor de alga. Pode me dar alguma dica?
Eles devem ter comido porque os neons possivelmente morreram ou estavam doentes. Não é normal Mato grosso predar outro peixe, no máximo dão umas mordiscadas.
´possuo um aquario de 70 litros com plantas , ph 6,8 e temp 26 graus posso por 7 mato grosso junto com 7 neons , 5 limpa vidro e 5 corydoras albinas ?
Tranquilamente!
Boa tarde , adquiri recentemente um aquário de 50L , tenho 4 mato grosso e um ramirezi por enquanto , ph em 6.2 , ramizrezi so fica escondido atrás das plantas artificiais , é normal dele ? o que você me recomenda , pode ser algo com o ramirezi ? e posso colocar uns 6 neons ainda com eles ?obrigado e parabéns pelo site !
Se inseriu o Ramirezi recentemente, ele pode estar se adaptando ao novo aquário.
Mato Grosso se adapta com carpa?
Não, quando as carpas crescem podem comer eles.
Maravilhosa página. Parabéns! Sou iniciante no aquarismo e tem me ajudado muito. Uma dúvida, Matogrosso pode ser criado junto com Colisa, pois tenho 8 Matogrosso e 2 Colisa e vi essa última perseguindo e mordiscando o MT. 3 apareceram mortos, com a cauda beliscada. São incompatíveis os 2?
Normalmente se dão bem. Qual as dimensões do aquário?
Seu mato grosso estão morrendo por outra razão e as colisas só estão comendo o corpo. Tente rever o porque estão morrendo.